Arquivo da categoria: Copa São Paulo

Essa Copinha é uma ABERRAÇÃO!

Leia o post original por Craque Neto

Se não me engano o ano era 1983, eu entrava em campo pelo Guarani para disputar minha primeira e única Copa São Paulo de Juniores. Lembro que eram uns 20 times,  apenas os melhores e maiores clubes estavam na disputa. Só tinha moleque bom de bola e a competição era intensa. Passados quase 35 anos no que se transformou esse torneio, hein? Pra mim, com toda a sinceridade, uma ABERRAÇÃO! Gostaria de saber que campeonato no mundo reúne 128 times em 32 grupos e mais de 2 mil jogadores? Só pode ser piada de mau gosto! O mais politicamente correto vai dizer que […]

O post Essa Copinha é uma ABERRAÇÃO! apareceu primeiro em Craque Neto 10.

Opinião: Corinthians e Tite têm nova chance para cuidarem bem da base

Leia o post original por Perrone

O elenco finalista da Copa São Paulo diante do Flamengo nesta segunda dá a Corinthians e Tite uma nova chance de mostrar que sabem fazer bom uso das categorias de base do clube. Jogadores com potencial não faltam. Maycon, Léo Príncipe, Matheus Pereira, Gabriel Vasconcelos e Leo Jabá estão entre eles.

Cabe ao treinador não só subir os moleques que considera melhores, mas aproveitar os jovens gradualmente, se dedicando à formação deles, não pensando apenas na temporada de 2016.

Por sua vez, a diretoria precisa revisar e renovar contratos, aumentar multas rescisórias e recomprar direitos econômicos que estão nas mãos de empresários.

Desperdiçar talentos que brotam no “terrão” é pecado mortal que o Corinthians vem cometendo. Nos últimos cinco anos foram quatro finais de Copinha (contando a de 2016) e só um jogador com status de titular no elenco principal atualmente: Malcom.  Arana luta por uma vaga e Yago talvez tenha uma chance com a saída de Gil. É muito pouco.

 

3 títulos em 6 semanas! E agora?

Leia o post original por Neto

Corintianos comemoram o gol do título contra o Botafogo/SP

Corintianos comemoram o gol do título da Copinha contra o Botafogo/SP

Na manhã deste domingo o Corinthians bateu o Botafogo de Ribeirão Preto por 1 a 0 e conquistou mais um título da Copa São Paulo de Juniores. Com 9 taças o Timão é o recordista absoluto do torneio. Curiosamente esse é o terceiro triunfo da equipe sub-20 corintiana nas últimas seis semanas. Isso mesmo! No início de dezembro a molecada faturou o Paulistão da categoria superando o Grêmio Osasco. No final do mesmo mês, de forma invicta, o time do técnico Osmar Loss foi campeão do Brasileirão em cima do Atlético/PR. Agora a pergunta que não quer calar é: e agora?

Se o Timãozinho de fato é tão bom assim, como mostram os resultados, porque ninguém está sendo aproveitado efetivamente no time principal. Isso chega a ser estranho. Se não me engano só o Tocantins e mais um ou dois treinam entre os profissionais. O restante sequer sabe o que é isso. Será que os técnicos Loss e Mano não se relacionavam? Será que isso acontece com o Tite? Qual a razão só para o Malcom ser utilizado nos últimos anos? Antes disso só a turma do Dentinho e Willian e olhe lá! Muito esquisito.

Se esses meninos faturaram três canecos em menos de dois meses, o Tite tem obrigação de ver com carinho o trabalho que é executado no Sub-2o. Até para não fazer a diretoria gastar horrores com contratações. Muitas delas desastrosas como a do Pato. E mais: acho absurdo qualquer clube comprar “passe” de zagueiro, lateral ou volante. Isso a base precisa formar! Estou cansado de esquema.

Depois de mais essa conquista vamos ver como o Corinthians vai agir.

Vamos usar a molecada ou não???

Leia o post original por Neto

Atacante Gabriel de Jesus é a grande jóia da base do Palmeiras

Atacante Gabriel de Jesus (centro) é a grande jóia da base do Palmeiras

Nessa época do ano todo mundo só fala da Copa São Paulo de Juniores, que se antes era um torneio competitivo e valorizado, hoje é de fato um mero mercadão da bola. Agora Corinthians, São Paulo e Palmeiras estão nas semifinais. E a pergunta que não quer calar é a seguinte: de toda essa molecada quantos serão usados pelo time principal? Se seguir a prática das últimas edições isso dificilmente deverá acontecer. Na temporada passada o campeão Santos utilizou o artilheiro Stéfano Yuri pouquíssimas vezes. Depois o menino sumiu. Já o Timão, o outro finalista, só incorporou o Malcom ao elenco profissional. Muito pouco.

Vejam o caso desse Palmeirinhas de 2015. Se classificou batendo o Vitória nas quartas com gol do centroavante Gabriel de Jesus. Sim, aquele mesmo que o São Paulo tentou contratar. Aquele mesmo que tem só 17 anos e vem arrebentando na base há muito tempo. Poxa vida! Ele tem que subir! Tenho certeza que se derem confiança para esse garoto ele dá show em caras como Cristaldo e Mouche que vieram por uma fortuna.

Já o Timãozinho tem uma dupla de Matheus (Cassini e Vasconcelos) que vale a pena ser observada com carinho. Tem outros valores também como o Tocantins, que já está até no time de cima. Não é a toa que o time do técnico Osmar Loss conquista quase tudo o que disputa. Mas e aí? O Tite vai aproveitar ou a direção vai ter que continuar gastando milhões pra trazer volante e zagueiro? Piada vai! O Tricolor também tem João Paulo, Felype Hebert, Lucas Paes, entre outros. E aí Muricy? Vale a pena ou não?

O que os clubes tem que parar é de fazer negociatas com a molecada. Tem que aproveitar os bons jogadores para economizar em contratações. A matemática é simples. Uma pena que no futebol as coisas funcionem tão diferente.

Salários atrasados enfraqueceram Corinthians na briga por Dudu

Leia o post original por Perrone

A ultrapassagem do São Paulo no Corinthians em relação à contratação de Dudu tem a ver com salários atrasados no Parque São Jorge. Isso porque Mário Gobbi quer evitar gastos agora para tentar quitar as dívidas com os jogadores. Assim, ele planejou pagar a primeira parcela da compra de Dudu ao Dínamo de Kiev só em maio. O São Paulo levou vantagem porque começaria a pagar imediatamente.

Gobbi priorizou a quitação das dívidas com o elenco. Decidiu contratar só quem o treinador considerar essencial e postergar ao máximo o pagamento.

Fiel a esse pensamento, o dirigente só topou o leilão com o São Paulo por Dudu porque Tite indicou o jogador antes mesmo de assinar contrato para voltar ao time. No momento em que analisava o elenco com o gerente Edu Gaspar, o técnico falou da importância de contar com o atacante.

Para satisfazer ao treinador sem gastar dinheiro (ou crédito) que poderia amenizar os salários atrasados, o Corinthians fez uma proposta de 3,6 milhões de euros por 60% dos direitos econômicos do atacante, com o primeiro pagamento só no quinto mês do ano, como mostrou o UOL Esporte. Já a diretoria tricolor ofereceu 3 milhões de euros por 50% com a primeira parcela à vista. Os ucranianos gostaram mais do que ouviram dos são-paulinos, apesar de Dudu manifestar preferência pelo Corinthians.

Como entregar o cargo em ferreiro sem dever salários para os jogadores virou uma questão de honra para Gobbi, a filosofia de só contratar o extremamente necessário e sem mexer no bolso agora não vale só com Dudu. Mas para levar seu plano até o final, no entanto, o presidente terá que resistir à pressão para reforçar o elenco feita pelo grupo de Andrés Sanchez e Roberto de Andrade, candidato da situação à presidência. Cobrança que também parte da torcida.

Essa Copinha não está com nada!

Leia o post original por Neto

Corinthians e Guaicurus/MS são dois dos 104 times da "Copona SP"

Corinthians e Guaicurus/MS são dois dos 104 times da “Copona SP”

Entra ano e sai ano e minha opinião sobre o novo formato da Copa São Paulo de Juniores é a mesma: torneio inchado feito para ser balcão de negócios de empresários de futebol. Afinal não é normal exigir competitividade e critério técnico em um campeonato formado com 104 equipes. Isso pra falar a verdade chega a ser uma vergonha! Incrível como a Federação Paulista, que é quem organiza o evento, aceita passivamente esse tipo de coisa.

Só na fase inicial, serão realizadas 156 partidas, espalhadas por 26 grupos. Isso para se conhecer as 32 equipes que seguirão na briga pela taça. Não pode isso. Tem clubes que mal tem time principal, como teria um elencode juniores? Para vai! O atual campeão, o Santos, vai encarar na primeira fase o Babaçu do Maranhão. Que time é esse? Nunca ouvi falar! Existe algum tipo de critério pra participar? Ou é só chegar um empresário inventando um nome e o time entra na disputa? Se for isso é simplesmente ridículo.

Como sou de uma época mais saudosa, quando de fato o interesse da Copinha era revelar jogadores para o time de cima, fico indignado com tal atitude dos dirigentes da FPF. Aliás, acho o fim da picada todo mundo aceitar isso quieto e valorizar esse torneio como o melhor do País na categoria. Jamais! Já passou o tempo em que a Copa São Paulo tinha algum significado. Uma pena.

Vereador Aurélio Miguel é pivô de nova crise política no São Paulo

Leia o post original por Perrone

O vereador Aurélio Miguel (PR) é o protagonista de uma nova crise política no São Paulo. Conselheiros do grupo de Juvenal Juvêncio se movimentam para impedir que o ex-judoca ganhe um cargo vitalício no Conselho Deliberativo. A alegação é de que ele não deve ter direito ao posto enquanto enfrentar acusações de corrupção por sua atividade na Câmara Municipal.

Carlos Miguel Aidar está recebendo indicações de todos partidos políticos para preencher as dez vagas de conselheiro vitalício abertas no clube. O plano é levar ao ao Conselho Deliberativo uma chapa pluripartidária, evitando disputa no órgão. Só que o grupo Pró São Paulo não indicou apenas um candidato. Enviou dois nomes para o presidente: Miguel de Souza (mais votado na convenção interna) e Aurélio Miguel (segundo colocado). Agora, Aidar vai escolher um deles. Porém, antes mesmo da definição, o presidente sofre pressão para deixar o ex-atleta de fora por causa das acusações.

Os desafetos de Aurélio já iniciaram um movimento para tentar impedir que a lista apresentada por Aidar tenha o apoio mínimo de 55 conselheiros necessário para que a chapa seja levada à votação, isso se Aurélio estiver na relação. Outra estratégia dos descontentes é se abster de votar.

O ex-judoca já foi candidato à presidência do clube pela oposição, mas não última eleição para o Conselho Deliberativo não se candidatou. Segundo José Roberto Canassa, um dos líderes do Grupo Pró São Paulo, na ocasião, Aurélio, preferiu não tentar a vaga para evitar que as acusações enfrentadas por ele fossem usadas na campanha e prejudicassem sua chapa.

Mesmo o sócio que não é conselheiro, como Aurélio, pode ser nomeado membro vitalício do órgão. Os eleitos só são substituídos após morrerem. “Não existe nenhum impedimento para que ele seja candidato. O Aurélio não teve nenhuma condenação e se acusações bastassem para inviabilizar a indicação, outras pessoas no clube não poderiam ser indicadas. Existem fofocas sobre gente que está lá e que teria tirado vantagem do clube. Se fosse assim, elas também não poderiam fazer parte do Conselho”, disse Canassa sem citar nomes.

O blog não conseguiu entrar em contato com Aurélio, que sempre negou ter cometido irregularidades. Por sua vez, Aidar afirmou que ainda não definiu a lista. Está estudando os nomes e deve bater o martelo na semana que vem.

A polêmica pode fazer o presidente do Conselho Deliberativo, Carlos Augusto de Barros e Silva, pedir um parecer do Conselho Consultivo sobre a situação de Aurélio no caso de sua indicação ser aprovada pelo presidente.

A votação dos novos conselheiros vitalícios deve ser marcada para 15 de dezembro.

Deu a lógica! O Santos venceu a Copinha. O talento foi superior ao jogo tático. O Peixe tem a melhor categoria de base do planeta! Na Vila mais famosa do mundo nasce um craque por hora; Mas é preciso saber negociá-los, pois a preço de banana não dá, né?

Leia o post original por Milton Neves

1653505_585070491568829_1754540224_nunnamedO Santos ganhou do Corinthians com propriedade.

O Timão pode ser o time da raça e da entrega, como sempre foi, mas o Santos é o time do Pelé, do Neymar, da técnica, ousadia e alegria.

O Peixe dominou o jogo. Com a bola nos pés, toques bonitos e finalizações precisas.

E não é que o placar ainda foi magro?

Fica até complicado escolher o melhor jogador do time, temos tantos “Neymares”…

A vitória do Santos por 2 a 1 sobre o Corinthians, neste sábado, foi importante!

Que o Santos profissional se inspire na alegria e ousadia destes garotos!

OPINE!!!

Revolta de cartola e numerada mista aumentam riscos na Copinha

Leia o post original por Perrone

É forte o cheiro de confusão na final da Copa São Paulo entre Corinthians e Santos, neste sábado. A rivalidade entre os finalistas já seria um ingrediente natural para preocupar os responsáveis pela segurança. Mas o risco aumenta com a revolta em público de dirigentes do Santos e a venda de cadeiras numeradas para as duas torcidas, sem divisão.

Em nota enviada à Federação Paulista e publicada no site do clube, o presidente em exercício do Santos, Odílio Rodrigues, diz que o ato da FPF de dar mais ingressos ao Corinthians, tratado como mandante, gera repercussões. E que, assim, o rival deve ser responsabilizado legalmente por eventuais conflitos. Tal declaração pode pilhar ainda mais torcedores santistas. Situação mais grave para os que vão dividir as cadeiras numeradas com corintianos. Nesse cenário, dificilmente a decisão passará em branco em termos de segurança.

Vale registrar que, apesar da queixa do Santos de receber 2.780 ingressos a menos do que adversário, por volta das 11h desta sexta ainda havia bilhetes à venda, sem fila, para os santistas no Pacaembu. E aglomeração entre corintianos que sonhavam conseguir um ingresso de numerada.

O que salva no Santos é a “molecada”, porque o profissional empatou com o Audax na bacia das almas! Xiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii! Timão, freguês do Peixe, na final da Copa SP!

Leia o post original por Milton Neves

 

charge_santos

 

placar_21_01 (3)

Audax 1 x  1 Santos

O que aconteceu com o Peixe ?

Aquele time que era exemplo em 2011, campeão da Libertadores da América, finalista do Mundial de Clubes e ainda revelou o pequeno gênio Neymar.

Após a pífia campanha no Brasileirão e uma estreia sem graça no Paulistão, salvo pelo Gabigol , empatou com recém-promovido Audax, na “bacia das almas”.

A equipe da Vila Belmiro levou uma sova do time osasquense e empatou com o jovem Jubal, em uma bola parada.

Para o time do presidente Vampeta marcou Caion.

Mas o que salvou foi a molecada treinada por Pepinho.

O alvinegro bateu o Galo por 3 a 0 e chegou a mais uma final de Copa São Paulo.

Sem dúvida, uma das melhores divisões de base do Brasil.

Corinthians 2 x 1 Fluminense

Então os dois últimos campeões se enfrentarão na final da Copa São Paulo!

Corinthians , em 2012 e Santos, em 2013.

Uma vez fizeram a final da competição, em 1984 e advinha o que deu?

Claro que foi o Peixe.

Então, o Timão é freguês da equipe da Vila Belmiro.

Quem vencerá a final da Copa São Paulo: Santos ou Corinthians? O que vai acontecer com o Peixe no Campeonato Paulista? O Santos será campeão da Copa São Paulo?