Arquivo da categoria: escanteio

Entenda o porque do “escanteio curto”

Leia o post original por Rica Perrone

Talvez  você não tenha notado, mas o futebol moderno tem algumas características que mesmo não gostando devemos nos perguntar os motivos.  O escanteio curto é uma delas. Gera gozação, a gente brinca e vai contra. Também acho “chato”. Mas ele é estatisticamente a melhor escolha, sabia? Um cruzamento na área, hoje, é uma perda de …

“Então devolve, filho”

Leia o post original por Rica Perrone

Um dia o seu filho chega da escola e diz que um colega dele atirou uma pedra nele. Você vai a escola, reclama, a diretora diz que viu, que é um absurdo e nada faz com o agressor. Na outra semana seu filho chega machucado e diz que tomou um soco.  Você volta na Escola, …

Torcedor vibra com escanteio e cobrança de falta: pobreza!

Leia o post original por Mion

O “agarra,agarra” dentro área em busca da cabeçada, é a principal jogada de gol do pobre futebol brasileiro.

A fragilidade técnica do futebol brasileiro reflete até no comportamento do torcedor brasileiro. Qualquer escanteio ou cobrança de falta que proporcione o “chuveirinho” à área são comemorados como se fossem lances maravilhosos. O torcedor sabe que na maioria das vezes só assim conseguirá marcar gol. A torcida acomodou-se com a falta de articulação de jogadas, tabelas, passes criativos e dribles que desconcertam os setores de marcação. Não falo daquele drible para o lado, ou firula onde o atacante não sai do lugar apenas dança com a bola.

O futebol brasileiro está limitado em roubar a bola do adversário, sair correndo para o contra-ataque e tentar cavar uma falta. Na intermediária adversária é só encostar e o pessoal cai. Falta marcada, os zagueiros de 1m90 (verdadeiros gladiadores) avançam até a área contrária e “chuveirinho” neles. Se o defensor adversário leva vantagem, a bola vai para a linha fundo. Ufa!  Escanteio é motivo de nova comemoração: a torcida grita, bate palmas, pula e tudo mais: conseguimos mais uma chance de gol. Está pobre demais o futebol e pior ainda, o comportamento complacente do torcedor diante de tanta limitação.

Por isso boa parte da mídia e da torcida acha o futebol espanhol chato. Para muitos brasileiros, futebol é correria, contra-ataque, chuveirinho na área e escanteios. Enquanto a Espanha com o seu futebol talentoso de toques e lances criativos ganhou a Copa de 2010 e recentemente tornou-se bicampeã da Eurocopa, o Brasil é 11º colocado no ranking da FIFA. O futebol espanhol realmente é chato…  para os brasileiros invejosos e que se contentam com pouca coisa.