Arquivo da categoria: mascote

Mascotes modernos

Leia o post original por Rica Perrone

O ótimo ilustrador Eddie Souza fez uma releitura dos mascotes dos times brasileiros.  E olha que maneiro ficou! O do Bahia tem um detalhe genial!  Curtiu? Eu também! Boa, Eddie! https://www.eddiesouza.com.br/ abs, RicaPerrone

Tatu-bola foi bem bolado. Só falta a bola “Amazônia”

Leia o post original por Mion

O tatu-bola como mascote foi a escolha certa. Agora precisa de um nome mais decente e simpático.

Tem tudo haver a escolha do Tatu-bola como mascote da Copa do Mundo de 2014: Além de carregar a bola no nome,  é um animal típico brasileiro, corre perigo de extinção e quando se sente ameaçado por algum predador se defende adquirindo o formato esférico de uma bola, tem íntima ligação com o futebol. É um bichinho simpático e vai agradar principalmente as crianças. Desde o começo sempre fui favorável ao tatu-bola. Em março deste ano participei de um abaixo-assinado apoiando o nosso tatu e escrevi um comentário incentivando a escolha como mascote. Como nada  é perfeito, a FIFA inventou três nomes no mínimo grotescos: Amijubi (além de não significar nada é difícil de memorizar e de falar), Fuleco (parece apelido de bebum daqueles botecos de quinta) e Zuzeco ( uma boa ideia de nome para um boneco de plástico made in China). Não dá! Nem merece comentário, corre risco do  tatu-bola declinar e  ”abrir mão” da homenagem. Vão ter que dar um jeito e escolher outra opção. A FIFA deve contratar uma empresa especializada e não estrague o que estava indo tão bem.

Também escrevi um comentário neste blog dando opinião favorável ao nome da bola da Copa: Amazônia. Esse é o maior patrimônio natural brasileiro e é repeitado e admirado pelo mundo. Acho legal a ideia da “gorduchinha” do Osmar Santos, porém não tem o mesmo apelo mundial. A Copa é um evento para o planeta, nada mais justo homenagear a maior reserva natural da Terra. Assim a opinião do blog é nominar a bola como “Amazônia” acompanhada do mascote Tatu-bola, com um nome decente e simpático.