Arquivo da categoria: Porto Alegre

Grêmio passa a régua

Leia o post original por Antero Greco

Viradas memoráveis existem, mas são raras. Por isso, entram para a história, se tornam lendas.

O Barcelona precisava de um desses episódios extraordinários, para anular a vantagem de 3 a 0 obtida pelo Grêmio, uma semana atrás, em Guayaquil. Ficou no 1 a 0, na noite desta quarta-feira, em Porto Alegre, e se despediu da Libertadores com fronte erguida. E só.

Não há como negar que o tricolor gaúcho entrou em campo com a classificação sob os braços. Muita gente dizia, mais por superstição do que por convicção, que não se podia cantar vitória antes da hora, que há o imponderável, que não existe mais bobo no futebol, etc e tal.

Conversa fiada. O Grêmio foi gigante como visitante, aproveitou as oportunidades que surgiram, e tratou de administrar o tempo como mandante. Foi o que fez, do início ao fim do segundo jogo pelas semifinais da competição continental.

Pode não ter sido uma apresentação brilhante – e, de fato, não ficou um pouco aquém do imaginado. Porém, dentro do desejado, da margem de erro admissível para seguir adiante.

Na primeira etapa, sobretudo, pareceu um tanto dispersivo, sem pressa. Ainda assim, atraiu o adversário, criou algumas situações interessantes e depois se acomodou. Daí, tomou pequeno susto com o gol de Jonatan Alvez.

Nada que abalasse a confiança nem provocasse correria desnecessária. O ritmo banho-maria prosseguiu na segunda fase, com um lance esporádico aqui, uma arrancada dos equatorianos ali, e vida que segue. Conforme o roteiro previsto, de acordo com o figurino de quem cumpriu com louvor a tarefa uma semana antes.

O Grêmio passou a régua na conta das semifinais. Agora, tem o empolgado Lanús como última pedra no caminho do tri da Libertadores. Precisa do jogo perfeito na Arena. E, se vencer bem, atuar com paciência e sabedoria na Argentina.

Mas isso é para daqui a alguns dias. A hora é de saborear a classificação.

Corinthians com sorte de campeão.

Leia o post original por Nilson Cesar

Corinthians está 5 pontos a frente do Atlético MG. Esta semana tem jogos importantíssimos. Joga contra o Internacional em Porto Alegre na quarta e no domingo recebe o Santos em sua Arena. O time do Corinthians não vem mostrando futebol encantador, mas se mantém a frente. Se o Corinthians somar 6 pontos esta semana acho que dificilmente perderá o campeonato brasileiro este ano. O Atlético MG é o adversário direto pelo título. Acho que o título está entre os dois. Quero ressaltar a vitória excelente do São Paulo em Porto Alegre. Santos decepcionou e perdeu em Campinas para a Ponte Preta. Vamos ter um campeão em uma disputa muito legal.Palmeiras continua devendo e o Flamengo fazendo um segundo turno sensacional.

Porto Alegre e os momentos históricos da Copa do Mundo

Leia o post original por Pedro Ernesto

A nossa Capital viveu dias inesquecíveis. Nunca mais veremos o Caminho do Gol com milhares de estrangeiros fazendo uma festa que Porto Alegre. Milhares de holandeses e australianos descendo a Borges de Medeiros rumo ao Beira Rio, milhares de argentinos inundando o Parque Marinha do Brasil, isso nunca mais se repetirá.

Quem viu, viu. Quem não viu, não verá jamais. Foram dias históricos, lindos, maravilhosos. Porto Alegre foi mostrada para o mundo. Isso não tem preço. Uma mídia que seria impagável, não fosse o grande processo que envolve uma Copa do Mundo.

Claro que no meio disso resultaram alguns incidentes. Não poderia ser diferente. Os marginais e espertalhões estão sempre na volta dos grandes acontecimentos. Mas isso não tira o brilho monumental dos dias vividos na nossa cidade. Ainda tem mais. Tem o jogo das oitavas de final.

Mateus Bruxel /Agência RBS

Mateus Bruxel /Agência RBS

Messi
Não foi só ele que jogou pela Argentina. Claro que Messi foi o melhor de todos. Marcou dois gols e deu show. Mas Di Maria jogou muito. O time todo foi melhor que nos jogos anteriores. A dificuldade que encontrou esteve na qualidade do time da Nigéria. Rápida, ágil, a seleção africana deu muito trabalho aos argentinos. O avante Musa, que joga no CSKA, da Rússia, fez dois lindos gols e, como Messi, foi destaque da partida.

Justiça
Os movimentos populares de Belo Horizonte conseguiram liminar que proíbe a polícia de cercar os manifestantes. O juiz Ronaldo Claret de Moraes sustenta que não há dúvida que é direito dos brasileiros manifestarem publicamente sua desconformidade com a Copa, desde que o façam politicamente.

Em tese, o juiz tem razão mas, na prática, ele poderia levar em conta que a quase totalidade dos manifestantes promovem quebradeiras trazendo prejuízos materiais e físicos para muitas pessoas. A polícia tinha achado uma maneira de conter essas práticas. Com esta decisão, liberou geral.

 Demmmaaaiissss
Até agora, Porto Alegre recebeu quatro jogos. Um melhor do que o outro. Na quarta-feira foi um jogaço. O que seria, teoricamente, o pior, entre Argélia e Coreia do Sul, foi espetacular. Falta apenas uma partida. Espero que seja a Alemanha.

Seria mais uma grande seleção. No começo da tarde ficaremos sabendo. Nossa cidade está mesmo de parabéns. Apesar de muita gente se colocar contra a Copa, ela tem sido muito carinhosa com os gaúchos.

 De menos 
Luis Suárez é o verdadeiro craque mordedor. Um jogador fabuloso, goleador da Liga Inglesa, pretendido pelo Barcelona, mas com o péssimo costume de morder seus adversários. Pode ser punido severamente pela Fifa. O Uruguai teve prazo até ontem para mandar sua defesa. Será que tem defesa?

Futuro da Copa do Mundo na Capital está nas mãos da Assembleia

Leia o post original por Pedro Ernesto

Ficou para a Assembleia Legislativa o futuro da Copa do Mundo. Com o impasse sobre os gastos com as estruturas temporárias indefinido, o governo do Estado resolveu criar um projeto de isenção fiscal para empresas que queiram investir nesses equipamentos em troca de um desconto no ICMS.

A Fifa está preocupada. Tanto que ontem, o secretário geral Jérôme Valcke esteve novamente em Porto Alegre para conferir em que pé andava a situação. A entidade tem medo que, como o governo tem minoria na Assembleia, o  projeto de lei não seja aprovado.

Então, a Copa do Mundo em Porto Alegre está nas mãos da Assembleia. Espero que os deputados tenham consciência do prejuízo que será se a Fifa resolver tirar o Mundial daqui.

Fabrício

Apesar da expulsão na terça-feira, o lateral-esquerdo do Inter vive um grande momento. Ontem, ele de uma  entrevista à repórter do Diário Gaúcho Amanda Munhoz e admitiu que errou. Mais, disse que está na hora de mudar. De amadurecer.

Até o ano passado, sem ganhar sequência de jogo, até por conta das suspensões por cartões, Fabrício não vinha rendendo. Mas este ano já acumula boas atuações e é, ao lado de Rafael Moura, goleador da equipe, com quatro gols. Se colocar mesmo a cabeça no lugar, só tem a crescer.

Boa notícia

Não que Busatto não sirva para ser goleiro do Grêmio. Mas Marcelo Grohe dá mais segurança e tem muito mais experiência. E, ontem, o titular do Tricolor voltou a treinar. Após duas partidas sem jogar, por conta de um entorse no tornozelo esquerdo, Grohe pode voltar já amanhã, contra o Novo Hamburgo.

É um bom teste para saber se está completamente recuperado. Afinal, na terça-feira, o Grêmio volta a jogar pela Libertadores, que é o que realmente interessa. Tudo bem que é na Arena, mas o Nacional-Col é um bom time e é melhor ter um jogador experiente no gol.

É demais!

Apesar das ameaças de protestos, tudo correu bem na visita de Dilma Rousseff ao remodelado Beira-Rio. A mandatária tabelou com D’Alessandro e ainda ouviu brincadeiras dos envolvidos, para devolver a bola antes que o argentino reclamasse. Esse é o clima que a Copa do Mundo deve ter. Torço para que no Mundial tudo siga nesse clima. Quero um país melhor, assim como aqueles que têm ido às ruas. Mas também quero que o Brasil faça uma boa Copa para que todos possam ganhar.

Entre tapas e beijos. A Fifa cutuca de novo o Brasil, mas dentro de horas voltará atrás dizendo que foi mal interpretada

Leia o post original por Quartarollo

“Não será um Mundial fácil de organizar. Não há Mundiais fáceis de organizar, como disse Blatter (presidente da Fifa), que não se equivocou quando disse que algumas coisas poderiam ter sido feitas com antecedência. Não podemos dizer que esta é … Continuar lendo

“Não podemos nos queixar da sorte”

Leia o post original por Lisiane Lisboa

Não podemos nos queixar da sorte. O sorteio feito na Costa do Sauípe foi muito bondoso para nossa capital. Vamos ver em ação a França, a Holanda, a Argentina e, depois, um jogo pelas oitavas de final onde deverá chegar por aqui Alemanha ou Portugal. Convenhamos que os pessimistas, aqueles que sem saber nada de Copa do Mundo e afirmavam que só seleções muquiranas passariam por nós, devem estar desapontados.

É a turma do contra. Os que são contra tudo que signifique coisas boas. Os caranguejos, como diz o Tulio Milmann para caracterizar os que buscam rebaixar tudo que acontece entre nós. Vamos ver grandes times, vamos receber milhares de turistas, todos vão ganhar muito dinheiro. E Porto Alegre e o Rio Grande do Sul serão fartamente divulgados por este mundão afora. O que poderíamos querer mais?

Adversários

Felipão falou com muita propriedade quando lhe colocaram que a segunda fase seria muito complicada. O treinador lembrou que a hora é de pensar na primeira fase, a de grupos.

A Croácia é uma seleção formada por jogadores que atuam em grandes times europeus, o México cansa de nos ganhar, só mesmo Camarões é que não parece ser uma força suficiente para endurecer um jogo contra a Seleção Brasileira. Numa Copa, todo cuidado é pouco. E respeitar o adversário é sempre o primeiro e fundamental caminho para alcançar vitórias.

Empate

Para chegar a vice do Campeonato Brasileiro, basta o Grêmio empatar com a Portuguesa, no Canindé, neste final de semana. Este empate significa um prêmio de R$ 6 milhões que o clube gaúcho receberá da CBF, caso consiga ficar entre os dois primeiros.

Nesta época de vacas magras, de salários atrasados, essa grana vem muito bem. Mas a Lusa deve vir motivada pelas promessas do novo presidente, que diz aos jogadores que pagará os salários atrasados. E o time ainda luta para não cair. Logo, não vai ser um jogo fácil para o Tricolor gaúcho.

Ponte Preta

O time de Campinas está muito mais preocupado com a final da Copa Sul-Americana do que com o jogo contra o Internacional.

Tanto que se anuncia um time sub 20 para enfrentar os colorados. Mas ainda assim, é preciso ter cautela, ter espírito de sacrifício, encarar o jogo como uma decisão.

Um desastre nesta última partida seria o caos. Claro que ainda será necessária uma combinação de resultados improváveis, mas se o Inter puder resolver com suas forças, que o faça. E com essa vantagem de enfrentar um time descaracterizado.

Salários atrasados no Grêmio

Leia o post original por Lisiane Lisboa

A declaração de Barcos, ontem pela manhã, deflagrou um processo que já se imaginava possível: o Grêmio teria dificuldades para cumprir a folha de pagamento do clube. Foram gastos cerca de R$ 30 milhões para montar um time para disputar a Libertadores. Além disso, as receitas da Arena foram menores que os gastos, ou seja, o Tricolor nada recebeu.

Em setembro, o balanço anunciou um déficit de mais de R$ 70 milhões, que poderia chegar a R$ 100 milhões no final do ano. Fábio Koff conseguiu uma boa negociação com a OAS e diminuiu em R$ 30 milhões esse prejuízo. Mas ainda é um número muito grande. Tudo isso acaba trazendo dificuldade para o cumprimento dos compromissos financeiros, entre eles a folha de jogadores e funcionários.

Grohe

Muita gente se pergunta por que o Grêmio contratou o Dida, que veio ganhando de três a quatro vezes mais do que aquele que era o titular do Grêmio e cujas atuações agradavam torcedores, dirigentes e imprensa.

É claro que Dida teve um grande ano, mas é mais claro ainda que com a sua contratação o Tricolor fez um investimento onde não precisava. Agora, pode estar dispensando o veterano goleiro e promovendo o retorno de Grohe como titular.

Discussões

São muitas as discussões entre os jogadores do Inter em um momento decisivo para o clube. Claro que se pode compreender que os nervos estão a flor da pela porque a situação é de constrangimento com a possibilidade de rebaixamento.

Mas os profissionais colorados poderiam dar um basta, pelo menos até domingo, ganhando da Ponte Preta e garantindo o time da Série A de 2014. Discutir agora significa aumentar o problema.

É demaaaais!

Os jogadores do Bom Senso F.C. falam em possibilidade de greve diante de qualquer informação de atrasos de salários em qualquer clube brasileiro. No entanto, nunca falaram dos salários despropositais que são pagos a eles mesmos.

O bom senso deve começar por salários civilizados para os jogadores. Eles, mais do que qualquer outra coisa, é que estão afundando os clubes. Quem promete pagar muito acaba não pagando nada.

Congestionamento

Leia o post original por Pedro Ernesto

Um exagero dos nossos queridos amigos da Brigada Militar ou da EPTC. Claro que um ônibus transportando jogadores de uma Seleção Brasileira precisa ser cuidado, antecedido por batedores, preservado dos exageros que podem ocorrer em qualquer lugar. Mas dai a trancar o trânsito, inabilitar ruas e avenidas é um exagero. Porto Alegre viveu um verdadeiro caos na sexta-feira, principalmente as pessoas que queriam se dirigir a Zona Sul usando as avenidas que passam pelo Beira-Rio.

Mas, por outro lado, futebol traz muitas riquezas para a cidade. Só para dar uma ideia: são 800 jornalistas credenciados, dos quais mais de 600 são de fora. Lotam hotéis, restaurantes, usam táxis, compram presentes. É muito bom para a cidade receber grandes eventos como serão os jogos da Copa do Mundo, mas não precisa exagerar nos cuidados e tumultuar a vida de todos.


Dificuldade

O jogo do Inter contra o Cruzeiro é o primeiro em que o time colorado enfrenta um dos grandes clubes brasileiros. Um grande teste para uma equipe que só enfrentou – e não é culpa sua, mas evidências de calendário – o Grêmio de grande, mas com um time recheado de reservas.

Até agora, a campanha do Inter é muito ruim. Precisa somar pontos. Pelo menos um. Perdendo, termina esta primeira fase com 33 % de aproveitamento o que é muito preocupante. O Inter tem time para aproveitamento muito maior do que está tendo.


Confirmação

O Grêmio precisa confirmar o bom futebol da quarta-feira, quando venceu o Vitória por 1 a 0. E vai ter que ser fora de casa, contra o Atlético-MG que tem muitos desfalques – só na Seleção são três titulares importantes – e que vai muito mal no Brasileirão.

Esta divisão de interesses entre Libertadores e Brasileirão, o esgotamento físico de seus atletas está prejudicando o Galo. O Grêmio pode aproveitar e colher mais uma vitória.


Você sabia?

– Que o Engenhão só poderá ser reutilizado em 18 meses?

– Que Marcelo Bielsa deixou o Atlethic de Bilbao e pode ser o novo treinador do Santos?

– Que Paulo Pelaipe pode ser demitido do Flamengo?

– Que alguns dirigentes do Peixe querem este cargo para Zico?

– Que o Heriberto Hülse tem lotado em todos os jogos do Criciúma?