Arquivo da categoria: Rankings

100 Melhores do Mundo – um olhar estrangeiro

Leia o post original por Emerson Gonçalves

 

E que olhar… Messi em 8º e Neymar em 26º. Em compensação, Cristiano Ronaldo em 1º. É, dessa vez tem uma certa bola que – aparentemente – não terá como escapar do astro merengue.

 

Para distrair um pouco da tarde tormentosa que nos aguarda, vamos dar uma olhada nessa lista dos 100 Melhores Jogadores do Mundo em 2013.

Alôôôôoooooo… Não são os mais valiosos ou mais caros, são os melhores jogadores, na visão do pessoal do Bleacher Report, que acompanha passo a passo, rumor a rumor, as transferências de jogadores de futebol em todo o mundo.

O período considerado para análise é o ano-calendário propriamente dito, de 1º de janeiro a 15 de dezembro. Esse período pega a metade final da temporada iniciada no ano anterior e a primeira metade da que se inicia no ano em curso, pensando em termos de calendário mundial (sim, a bem dizer esse calendário da bola já é mundial). São considerados apenas os jogadores que tiveram um mínimo de 30 partidas disputadas no período, o que, certamente, explicará algumas ausências famosas na lista.

Naturalmente, há uma lista de critérios e os jogadores são avaliados de acordo com características gerais e específicas de sua posição ou função. Vamos à lista:

 

Chama a atenção o número de brasileiros – somente 11 – que pode ser considerado baixo quando comparamos com listas similares feitas há três ou quatro anos. Apesar do número ainda expressivo, não deixa de ser um momento de baixa de nossos jogadores e, por extensão, causa e efeito, de nosso futebol. Uma das causas menores, um dos efeitos maiores da situação geral do ludopédio em Terra Brasilis. Curiosamente, ou não, 6 dos 11 brasileiros são zagueiros.

 

Ausências notáveis e menções honrosas

Os analistas listaram cinco atletas entre os grandes ausentes:

 

As menções honrosas totalizaram 24 jogadores, entre os quais Ramires, Fernando e Felipe Melo, ao lado de Buffon, Drogba e Higuain.