Arquivo da categoria: Seleção Brasileira

Inglaterra 0 x 0 Brasil

Leia o post original por André Kfouri

1 – Era Wembley, mas poderia ser qualquer estádio sul-americano em que a Seleção Brasileira se apresentou nas Eliminatórias. Porque dentro das linhas quase tudo é igual independentemente de onde se jogue, e quase tudo foi igual em Londres, pois a Inglaterra escolheu se defender antes de pensar em qualquer outro aspecto do jogo.

2 – Não é exatamente para encontrar um oponente assim que o Brasil precisa enfrentar seleções europeias de elite. A ideia é submeter o time a situações em que o protagonismo é efetivamente disputado, o que se espera em fases mais agudas de uma Copa do Mundo. Por outro lado, a linha de cinco defensores ingleses representava um dilema diferente para a Seleção, dona da bola no primeiro tempo por vocação natural e opção dos anfitriões.

3 – A capacidade de articulação do meio de campo brasileiro foi testada e, de certa forma, reprovada. o Brasil teve presença, controle e intenção, mas não causou desconforto. Na única ocasião em que soube criar profundidade, Neymar foi lançado por Coutinho na área, mas não conseguiu fazer a bola chegar a Gabriel Jesus, que fechava sem marcação.

4 – A Inglaterra não deixou sua posição profunda, congestionando o centro da defesa e negando espaço da intermediária para trás. A parte integrante desse plano é o aproveitamento do erro para a saída em contragolpe, algo que o jogo também ficou devendo. Deve-se considerar a ausência de jogadores titulares, especialmente o principal nome do time de Southgate, Harry Kane, mas foi notável a postura hermética diante do Brasil.

5 – Na altura dos vinte minutos da parte final, Tite trocou Coutinho por Willian e Renato Augusto por Fernandinho, duas alterações que já se institucionalizaram (embora a variação com Coutinho E Willian, ambos como meias em uma linha de três antes do centroavante, também esteja no catálogo). O volante do Manchester City fez a bola raspar a trave direita do gol defendido por Hart, aos trinta e um, na melhor finalização da Seleção em todo o jogo.

6 – Paulinho, o jogador que chega, só pôde fazê-lo uma vez: já quase aos quarenta minutos, recebendo passe de Neymar. O chute de pé direito não saiu como ele gostaria e não criou problemas para Hart. A Seleção chegou ao final do amistoso deixando sensações melhores, embora Alisson tenha sido obrigado a se jogar aos pés de Lingard, aos quarenta e três, na solitária chance inglesa.

7 – A leitura final do encontro entre o melhor Brasil e uma Inglaterra desfalcada foi que faltou superioridade coletiva, um indício de que o time que saiu do sexto lugar para a classificação antecipada na América do Sul precisa se desenvolver mais. As questões são “como?” (em relação ao tempo) e “com quais jogadores?” (em relação às opções, desde que a comissão técnica considere a convocação final aberta, ainda).

8 – Se este for o pensamento de Tite, a visita a Wembley, teoricamente uma oportunidade de “concluir” o processo de observação de jogadores, pode ter tido o efeito contrário.

O post Inglaterra 0 x 0 Brasil apareceu primeiro em Blog André Kfouri.

Tite, você NÃO é PADRE! Neymar sabe se VIRAR!

Leia o post original por Craque Neto

Nesta sexta-feira após a vitória da Seleção Brasileira contra o Japão em amistoso na França, o técnico Tite defendeu o atacante Neymar em entrevista coletiva. Fez um discurso todo politicamente correto que levou o jogador às lágrimas. Segundo consta o atacante do PSG estaria recebendo severas críticas da mídia internacional por causa da sua postura fora dos gramados. Quer saber de uma coisa? Não tenho dó. Neymar é um homem que está prestes a completar 26 anos. Jogador de futebol profissional com uma baita vivência. Rodou o mundo todo e é bilionário! Tem tudo o que quer e na hora […]

O post Tite, você NÃO é PADRE! Neymar sabe se VIRAR! apareceu primeiro em Craque Neto 10.

Esse é o CRAQUE do Brasileirão até aqui!

Leia o post original por Craque Neto

Todo mundo viu durante um bom tempo o Corinthians disputando a liderança do Brasileirão com o Grêmio. Isso pelo menos antes dos gaúchos focarem exclusivamente as atenções para a Libertadores. Depois foi a vez do Palmeiras entrar na disputa pela taça. O Peixe também NUNCA deixou de figurar entre os primeiro colocados. Mas vamos falar a grande verdade? O principal CRAQUE do torneio até aqui, na minha visão, é sem dúvidas o meia HERNANES do São Paulo. Esse rapaz está jogando demais! Aí o torcedor mais pessimista vai me dizer: como um jogador de uma equipe que até outro dia […]

O post Esse é o CRAQUE do Brasileirão até aqui! apareceu primeiro em Craque Neto 10.

Menino iluminado!

Leia o post original por Craque Neto

Acabei de acompanhar a partida do Manchester City contra o Napoli pela Liga dos Campeões. Os ingleses venceram por 2 a 1 com mais um gol do atacante brasileiro Gabriel Jesus. Incrível a bola que esse rapaz vem jogando! Já tem 15 gols em 20 partidas pelo atual clube no futebol europeu. Participou nesse período diretamente de 21 gols. Pelo amor de Deus! E de pensar que há pouco mais de três anos esse menino estava empinando pipa na periferia de São Paulo. Isso é mérito exclusivo dele e da sua mãe que sempre colocou juízo na cabeça dos filhos. […]

O post Menino iluminado! apareceu primeiro em Craque Neto 10.

O coração da nossa Seleção

Leia o post original por Craque Neto

Quem acompanhou o jogo da Seleção Brasileira contra o Chile viu algo que tem sido comum nas últimas partidas: o volante Paulinho jogando uma bola redonda. Arrebentando! Impressionante a evolução dele de uns dois anos para cá. Pra falar a verdade, quando foi para a China eu achava que ele teria uma queda acentuada na carreira. De repente a ideia dele poderia ser fazer um bom pé de meia para anunciar a aposentadoria com os bolsos cheios. Ora bolas, também não recriminaria essa atitude. Só que a trajetória dele tomou um rumo totalmente oposto. Ele ainda melhorou sua boa performance […]

O post O coração da nossa Seleção apareceu primeiro em Craque Neto 10.

Éderson foi bem e está faltando um Lucas Lima na Seleção, diz Maravilha

Leia o post original por Craque Neto

Ao analisar a partida da última quarta-feira (10) entre Brasil e Chile, o narrador Dirceu Maravilha valoriza o trabalho do goleiro Éderson e diz que está faltando um camisa 10 como Lucas Lima na Seleção.

O post Éderson foi bem e está faltando um Lucas Lima na Seleção, diz Maravilha apareceu primeiro em Craque Neto 10.

Seleção Brasileira sofre com safra de artilheiros???

Leia o post original por Craque Neto

Confesso que sou meio saudosista com o futebol do passado. Quem acompanha minhas mídias sabe o quanto eu valorizo o ex-jogador e a história do esporte. Poxa vida! Sou do tempo que jogar contra a Bolívia era pra ser goleada de 5 a 0 pra cima. Quando o Brasil fazia uns 3 tinha um gostinho amargo de mau resultado. Veja bem, claro que todo mundo evoluiu. Hoje em dia Seleções como a da Bolívia e da Venezuela evoluíram tecnicamente. Só que ao mesmo tempo acho que a qualidade técnica dos nossos artilheiros caiu bastante. Com exceção do Neymar, que de […]

O post Seleção Brasileira sofre com safra de artilheiros??? apareceu primeiro em Craque Neto 10.

Goleirão Lampe e altitude seguraram o Brasil em La Paz!

Leia o post original por Milton Neves

Foto: Leo Correa/AP (Retirada do Portal UOL)

Bolívia 0 x 0 Brasil

Com Bolívia sem chances de classificação e o Brasil com o primeiro lugar já garantido nas Eliminatórias, tivemos na tarde desta quinta-feira em La Paz um verdadeiro amistoso de luxo.

O único ponto, e que eu implico mesmo, é a questão da altitude.

Um dia ainda vai morrer um jogador visitante nas alturas da Bolívia.

E só assim alguém tomará algum tipo de providência!

Uma pena…

Sobre o jogo, apesar do 0 a 0, muitas chances claras de gol para os dois lados.

Mais para o Brasil, é claro, que esbarrou “trocentas” vezes no bom goleiro Carlos Lampe.

Ele fez defesas de tudo quanto é jeito, até mesmo de nariz!

Mas, para um amistoso de luxo, como disse no começo, até que não foi tão ruim.

Agora, o próximo adversário, terça-feira, é o Chile.

E no Allianz Parque, a arena mais bonita do Brasil (goleia até o meu querido Itaquerão).

E aí, diante dos chilenos, será que o escrete canarinho entrará em campo “para valer”?

Ou seguirá fazendo “amistosos de luxo”?

Opine!

Opinião: na Bolívia, seleção brasileira comprova boa preparação

Leia o post original por Perrone

Conforme se aproxima a Copa do Mundo da Rússia, a seleção brasileira aumenta a impressão de que já está bem preparada para a competição, apesar de ainda poder e precisar evoluir. Isso foi reforçado no empate sem gols nesta quinta com a Bolívia.

O futebol do time comandando por Tite não foi brilhante. Ficou um pouco abaixo de sua média, porém foi uma boa apresentação.

Os brasileiros dominaram praticamente toda a partida, mas esbarraram na boa atuação do goleiro Lampe, autor de pelo menos cinco defesas difíceis, e em seus erros de finalização. A seleção também mostrou variação de jogadas, com alternância de trocas de passes e lançamentos. A solidez na marcação fez com que os bolivianos tivessem apenas uma grande chance ao acertarem a trave no primeiro tempo.

Por tudo isso, o jogo na altitude de La Paz não foi tão sofrido como costuma ser para o Brasil. Nada de jogadores desabando sem ar no campo, o que também é prova de uma preparação bem feita. O saldo é o aumento da sensação de que a seleção está em boas mãos e no caminho certo para fazer um Mundial pelo menos decente. Faltando pouco menos de um ano para a Copa, o time é organizado e competitivo, algo que não conseguiu durante toda a competição de 2014, por exemplo.