Arquivo da categoria: sorteio

Só o Grêmio se deu “bem”

Leia o post original por Rica Perrone

O sorteio da Libertadores tem essa coisa de evitar confrontos entre times do mesmo pais. E nessa acaba equilibrando os grupos, considerando que os brasileiros estão num degrau acima de investimento, nível de elencos, etc.  Dos 8 brasileiros, só um pode “sorrir” após o sorteio.

O Vasco pra chegar tem um trabalho não tão duro. Mas chegando é com Cruzeiro, U. De Chile e Racing. Grupo dificílimo! Um dos piores, até.

O Cruzeiro, por consequência, idem.

O Santos tem um grupo “ok”. Mas vamos esperar sempre a lógica, e ela indica o Nacional do Uruguai por ali, o que torna o grupo de 2 vagas com 3 grandes.  Mais uma pedreira.

Corinthians tem um argentino campeão da Sulamericana e o atual campeão colombiano. Pedreira.

Grêmio tranquilo, só tem o Cerro com tradição ali. O resto é moleza.

O Flamengo terá uma baba vinda das fases anteriores e o River, que dispensa apresentações.  O Emelec é o divisor de águas em tese. Grupo não é mole não.  Também não chega a ser o inferno que se meteu o Palmeiras.

Boca, Alianza Lima e provavelmente o Olímpia…. O Palmeiras vai precisar estar muito bem já em fevereiro. Não dá pra vacilar. É o pior grupo junto do Cruzeiro, embora os dois casos ainda esperem a “lógica” não confirmada das fases anteriores.

Com uma “sorte” os dois recebem adversários mais fracos. Mas a tendência não é essa.

E o Grêmio, se focar, já sai dessa fase garantindo decidir em casa até a final.

abs,
RicaPerrone

Opinião: depois de sorteio, obrigação do Brasil é ser semifinalista

Leia o post original por Perrone

Sempre o Brasil é um dos favoritos pra vencer Copa do Mundo. Porém, na opinião deste blogueiro, Alemanha e França são mais candidatas ao título na Rússia. Os espanhóis estão no mesmo patamar dos brasileiros. A Argentina, apesar de tudo, vem em seguida.

Por esse raciocínio, o sorteio dos grupos do Mundial nesta quinta coloca nos ombros de Tite e de seus jogadores a obrigação de chegar às semifinais. Isso porque, se não acontecerem zebras, os pentacampeões enfrentarão adversários inferiores, na análise deste blogueiro, até trombar com a França numa provável disputa por vaga na final.

Num cenário sem surpresas na primeira frase, Neymar e seus companheiros passariam com tranquilidade por Costa Rica, Suíça e Sérvia. Depois, enfrentariam Suécia ou México nas oitavas de final. Vitória obrigatória contra qualquer um dos dois.

De novo, se der a lógica nos demais resultados, o Brasil jogaria com Colômbia, Bélgica ou Inglaterra. Nenhum dos três pode ser considerado adversário fácil mas, vejo o time de Tite como favorito. Os ingleses são os que preocupam mais, apesar da força belga.

Se Argentina, Alemanha e Espanha caminharem sem tropeçar, só podem enfrentar os brasileiros na final. Assim, a França seria a primeira grande dureza encarada pelo Brasil. Também no caso de as zebras não acontecerem, os franceses seriam favoritos nas quartas de final contra o Uruguai, em minha opinião.

Nesse exercício de futurologia, cair diante da França não seria vergonha ou tragédia para a seleção brasileira. Mas claro que a bola de cristal usada aqui é frágil. Ainda há tempo para seleções evoluírem, regredirem e perderem jogadores contundidos. O cenário pode mudar. Além disso, é difícil de imaginar um Mundial sem zebras.

 

 

“Não podemos nos queixar da sorte”

Leia o post original por Lisiane Lisboa

Não podemos nos queixar da sorte. O sorteio feito na Costa do Sauípe foi muito bondoso para nossa capital. Vamos ver em ação a França, a Holanda, a Argentina e, depois, um jogo pelas oitavas de final onde deverá chegar por aqui Alemanha ou Portugal. Convenhamos que os pessimistas, aqueles que sem saber nada de Copa do Mundo e afirmavam que só seleções muquiranas passariam por nós, devem estar desapontados.

É a turma do contra. Os que são contra tudo que signifique coisas boas. Os caranguejos, como diz o Tulio Milmann para caracterizar os que buscam rebaixar tudo que acontece entre nós. Vamos ver grandes times, vamos receber milhares de turistas, todos vão ganhar muito dinheiro. E Porto Alegre e o Rio Grande do Sul serão fartamente divulgados por este mundão afora. O que poderíamos querer mais?

Adversários

Felipão falou com muita propriedade quando lhe colocaram que a segunda fase seria muito complicada. O treinador lembrou que a hora é de pensar na primeira fase, a de grupos.

A Croácia é uma seleção formada por jogadores que atuam em grandes times europeus, o México cansa de nos ganhar, só mesmo Camarões é que não parece ser uma força suficiente para endurecer um jogo contra a Seleção Brasileira. Numa Copa, todo cuidado é pouco. E respeitar o adversário é sempre o primeiro e fundamental caminho para alcançar vitórias.

Empate

Para chegar a vice do Campeonato Brasileiro, basta o Grêmio empatar com a Portuguesa, no Canindé, neste final de semana. Este empate significa um prêmio de R$ 6 milhões que o clube gaúcho receberá da CBF, caso consiga ficar entre os dois primeiros.

Nesta época de vacas magras, de salários atrasados, essa grana vem muito bem. Mas a Lusa deve vir motivada pelas promessas do novo presidente, que diz aos jogadores que pagará os salários atrasados. E o time ainda luta para não cair. Logo, não vai ser um jogo fácil para o Tricolor gaúcho.

Ponte Preta

O time de Campinas está muito mais preocupado com a final da Copa Sul-Americana do que com o jogo contra o Internacional.

Tanto que se anuncia um time sub 20 para enfrentar os colorados. Mas ainda assim, é preciso ter cautela, ter espírito de sacrifício, encarar o jogo como uma decisão.

Um desastre nesta última partida seria o caos. Claro que ainda será necessária uma combinação de resultados improváveis, mas se o Inter puder resolver com suas forças, que o faça. E com essa vantagem de enfrentar um time descaracterizado.

Impressões do sorteio da Copa

Leia o post original por Neto

sorteio-copa

Brasil ficou no grupo A com Camarões, Croácia e México

Acompanhei atentamente a transmissão da Band do sorteio dos grupos da Copa do Mundo do Brasil em 2014. Pra mim no grupo A o Brasil terá dificuldades contra seleções como México e principalmente a da Croácia, que tem excelentes jogadores e um futebol extremamente competitivo. Pra falar a verdade os croatas devem passar da primeira fase junto com o Brasil já que Camarões pra mim é azarão e os mexicanos historicamente pipocam em Mundiais.

No grupo B a estreia é em Salvador em um duelo entre Espanha e Holanda, reedição da final da última Copa. Devem ser os classificados. Se bem que acredito muito que o Chile possa surpreender. O sorteio da chave C foi muito bom com a Colômbia que tem tudo para passear. Costa do Marfim deve brigar com Japão pela outra vaga.

O chamado grupo da morte ficou com o ‘D’, onde Uruguai, Itália e Inglaterra brigam por duas vagas. Pra mim deve dar Itália e Uruguai. Os ingleses vão sofrer muito com o calor e as viagens nas dimensões continentais do nosso País. No grupo ‘E’ a França e a Suíça devem se classificar. Equador e Honduras estão mortos.

No grupo ‘F’ a Argentina do craque Messi vai arrebentar. Pelo menos nessa primeira fase como é de praxe, né? Nigéria deve ficar com a segunda colocação. No ‘G’ os Estados Unidos serão os fiéis da balança em uma turma que reúne Alemanha e Portugal. Gana aí não vai conseguir respirar! Do grupo ‘H’ deverá vir a principal surpresa do Mundial: a Bélgica. Tem um equipe entrosada, considerada a melhor geração do futebol do País e excelentes jogadores como o atacante Hazard, que atua no Chelsea.

Na minha opinião os grandes favoritos para vencer o Mundial, na ordem, são Alemanha, Espanha, Brasil e Argentina.

Após ausências, Pelé aceita convite para sorteio da Copa

Leia o post original por Perrone

Pelé

Pelé

#uolbr_tagAlbumEmbed(‘tagalbum’,’14437′, ”)

Ausente na abertura e na final da Copa das Confederações, Pelé aceitou convite de Joseph Blatter, presidente da Fifa, para participar do sorteio do Mundial.  O evento será no próximo dia 6 na Costa do Sauípe, na Bahia.

Ele apenas aguarda os organizadores definirem a logística da viagem e como será a sua participação no evento. O ex-jogador não sabe se será um dos responsáveis por sortear as bolinhas que definirão os confrontos.

Pelé é embaixador do Mundial pelo Governo Federal.  Por isso, sua ausência na abertura da Copa das Confederações causou desconforto no estafe da presidente Dilma Rousseff, vaiada no Estádio Nacional. A avaliação é de que a presença dele diminuiria o impacto do encontro da presidente com José Maria Marin, mandatário da CBF e do COL. O cartola não é visto com simpatia no Planalto.

O ex-jogador chegou a confirmar presença na final entre Brasil e Espanha, mas cancelou sua ida ao Rio de Janeiro por motivos pessoais.

Ele foi escolhido para representar o Governo Federal no Mundial no auge da queda de braço com a Fifa e o COL, então dirigido por Ricardo Teixeira. A ideia é usar a imagem do “Atleta do Século” para lembrar o brasileiro de que a Copa é também é um evento do País, não só da Fifa. Como embaixador, Pelé estrelou propagandas de TV para o governo.

Copa do Mundo de 2014

Copa do Mundo de 2014

#uolbr_tagAlbumEmbed(‘tagalbum’,’16337′, ”)

Corinthians é agraciado pela sorte no sorteio para Libertadores 2013! São Paulo pode pegar o Galo e o Grêmio enfrentar o Flu! E o Timão é o grande favorito?

Leia o post original por Redação Terceiro Tempo

A fase do Corinthians é tão boa que influencia até as bolinhas.

No sorteio para a fase de grupos da Libertadores de 2013, o Timão foi agraciado com a sorte dos competentes: só moleza no grupo.

Situação parecida com a do Palmeiras, nem tão competente assim, mas que também pegou um caminho mais fácil para as oitavas de final.

Já São Paulo, Grêmio, Fluminense e Atlético-MG não tiveram tanta sorte assim.

Os tricolores paulista e gaúcho estão na famosa pré-Libertadores e enfrentarão Bolívar e LDU, respectivamente.

Se o time do Morumbi avançar, medirá forças com Galo, Arsenal-ARG e The Strongest-BOL.

Ou seja, o Tricolor terá que lutar muito para ser o segundo colocado.

Já o Grêmio precisa bater a campeã em 2008 LDU do Equador para ingressar no grupo que tem Fluminense, Huachipato-CHI e Caracas-VEN.

Com os confrontos definidos, quem terá mais problemas na Copa Libertadores?

O Timão é o favorito?

Opine!

Gafes indicam “falha humana” como principal ameaça à Copa no Brasil

Leia o post original por Perrone

Contra violência, “vergonha” em inglês após sorteio dos grupos

Já célebre, a pisada de bola do chef Alex Atala ao pegar bolinha errada no sorteio da Copa das Confederações foi só a cereja no bolo. A semana foi recheada por gafes relacionadas a eventos da Fifa.

Sinal de que falhas humanas ameaçam mais a Copa de 2014 do que problemas de infraestrutura. Nos últimos dias, por exemplo, não se ouviu queixas da Fifa sobre o trânsito de São Paulo. Compreensível, pois a cúpula da entidade andou  quase sempre com batedores abrindo o caminho. Os elogios ao ritmo das obras dos estádios foram rasgados.

Por outro lado, as dores de cabeça provocadas por mancadas não terminou com o episódio envolvendo Atala. A celebridade, aliás, nega ter errado. Diz ter feito o que foi orientado a fazer.

PÉ FRIO? Atala já serviu galinhada fria na Virada Cultural de SP por falta de energia em sua barraca

Um dos problemas envolveu a Presidência da República.

Pouco depois do sorteio, o Blog do Planalto postou o discurso da presidenta Dilma Rousseff na íntegra. A imagem foi liberada pela Fifa, apesar de a Globo ter exclusividade. Mas quem clicava no link lia mensagem avisando que o vídeo fora bloqueado por se tratar de conteúdo exclusivo da Fifa.

Espaço reservado para Felipão em evento da Copa das Confederações

A direção de comunicação do COL e a equipe do Blog do Planalto afirmam que alguém, não se sabe exatamente quem, esqueceu de desativar um sistema automático do Youtube. Ele bloqueia vídeos de eventos ligados à Fifa. A liberação foi feita por volta das 20 horas.

O sorteio também foi envolvido por falhas menores do que as de Atala, como um segurança que tentou barrar a entrada de um dos chefes de operação e a facilidade com que manifestantes entraram em área reservada sem credencial.

Fifa e COL também passaram o constrangimento de convidar a imprensa para um torneio de futebol que começaria à tarde e terminaria à noite num estádio sem iluminação artificial. “… acontecerá no histórico estádio em que Pelé marcou o mais belo gol de sua carreira, o estádio do Clube Atlético Juventus, na Rua Javarí”, diz o e-mail enviado à imprensa. O evento acabou sendo no clube social do Juventus.

Quem confiou nas dicas de alimentação dadas pelo COL no centro de imprensa do sorteio se estrepou. Informativo oficial indicava uma churrascaria vizinha ao Anhembi por menos de R$ 40. Ao chegar lá, no entanto, a casa avisava que o preço correto do rodízio é de R$ 70.

Gente que não estava envolvida diretamente com o evento, como ministro Aldo Rebelo, também deu suas mancadas. Na terça, ele disse esperar que Corinthians e Palmeiras se enfrentem em 2013 pela Libertadores no estádio de Itaquera, que ainda não estará pronto.

Menos mal do que o presidente da CBF errar o nome do novo coordenador técnico. Carlos Alberto Parreira, que virou Antonio Carlos Parreira e Parreiras na boca de José Maria Marin.

O cartola, aliás, foi o autor da trapalhada que mais incomodou a Fifa. Demitiu Mano Menezes e ignorou que a seleção brasileira precisaria de um treinador no workshop de técnicos da Copa das Confederações. Após bronca de Joseph Blatter, antecipou a apresentação de Felipão, mas não conseguiu fazer com que ele chegasse a tempo ao evento.

Pelo conjunto da obra, sobram motivos para acreditarmos num festival de lambanças durante a Copa das Confederações e o Mundial. Mais do que nunca, ganha força o slogan: “Imagina na Copa”.

Prefeitura de São Paulo gasta ao menos R$ 6,4 milhões com sorteio da Copa das Confederações

Leia o post original por Perrone

Adriana Lima será uma das apresentadoras do sorteio

Receber o sorteio da Copa das Confederações, no próximo dia 1º, vai custar para São Paulo pelo menos R$ 6.418.915,34. Esse é o valor repassado pela prefeitura para a São Paulo Turismo, contratada para cuidar das ações de responsabilidade da cidade no evento.

Despacho publicado no Diário oficial sobre o assunto, no último dia 10, não detalha como será gasto o dinheiro. Relata apenas que entre as ações está a locação de espaços e infraestrutura necessária.

A São Paulo Turismo possui capital aberto, mas tem a prefeitura como sócia majoritária. A empresa cuida do Anhembi, onde será o sorteio.

De acordo com um processo de compras publicado no Diário Oficial, a São Paulo Turismo vai gastar R$ 285.000 só com a empresa que cuidará do sistema de ar condicionado, geradores e infraestrutura necessária para refrigeração durante o sorteio. A contratação foi por meio de pregão eletrônico.

Como São Paulo ficará fora do torneio, o Comitê Paulista para a Copa do Mundo apostou no evento para promover a cidade.

Reprodução do Diário Oficial de São Paulo

Fim do sorteio de árbitros

Leia o post original por Wanderley Nogueira

O Estatuto do Torcedor determina o sorteio dos árbitros para os jogos de futebol. Desde quando entrou em vigor, as federações/confederação encontraram atalhos para distorcer a ideia de quem “inventou” o sistema. Escolhem – a dedo – alguns poucos árbitros e colocam seus nomes no globinho. Usam estratégias para excluir muitos nomes.

O mínimo que se esperava para a validade dos sorteios é que todos considerados no mesmo nível técnico entrassem na disputa. Em São Paulo, por exemplo, a Federação Paulista de Futebol (FPF) anuncia quatro dezenas de árbitros A1 , mas quando tem jogos importantes pela frente não coloca o grupo todo no sorteio. Só alguns, quase sempre os mesmos.

O sorteio dos árbitros é questionado no País todo. São vários os promotores de muitos estados que contestam esse tipo de escolha da arbitragem do futebol. As federações/confederação têm em suas fileiras um imenso número de políticos. Na Câmara e no Senado, são muitos os representantes das entidades esportivas. Quem não conhece a bancada da bola?

Em favor do desejo da maioria, que não acredita na eficiência do sorteio dos árbitros, esses políticos deveriam ser provocados para excluir essa exigência do Estatuto do Torcedor. Mas, claramente, as federações preferem continuar sem ter a responsabilidade e a coragem de escalar os árbitros. Consideram cômodo “culpar” o globinho pelos absurdos cometidos. Declinam, oficialmente, da liberdade de assumir responsabilidade. Tem medo e interesses.

Os dirigentes preferem não assumir a responsabilidade pelos seus atos. Adoram escapar da responsabilidade de arcar com as consequências de suas escolhas. Justificam algumas péssimas arbitragens como “vontade divina”. Explicam o resultado de sorteios como conspiração dos astros.

O sorteio dos árbitros permite que escapem da responsabilidade daquilo que realmente fazem. Usam a imposição da Lei em beneficio próprio. O que para muitos é covardia, para eles é esperteza. A fórmula de escolha dos árbitros no Brasil está presa ao comodismo.

Os dirigentes esportivos – de todos os escalões – querem ser tratados como estadistas. Deveriam agir como muitos deles na história, arriscando coisas grandiosas, mesmo expondo-se a erros.

Movam-se para mudar a Lei e escalem os árbitros. Parem de usar as costas do coitado do globinho para os arranjos, acertos, impedimentos, vetos, desconfianças, gostos pessoais e demonstração de poder.  Mostrem os rostos e as mãos.

Abaixo ao desacreditado sorteio!

Bolinhas deram vida mais fácil ao Real. Barça vai “ralar” mais

Leia o post original por Mion

Está pintando uma final entre Real X Barça, mas Bayern (principalmente) e Chelsea podem estragar a festa espanhola.

O futebol tem lógica até a bola rolar. Depois não há nenhuma certeza. Qualquer um pode fazer previsões, emitir opiniões ou expressar alguma intuição. No sorteio de hoje dos jogos da Champions League, as bolinhas ajudaram o Real Madri, se dependesse de hoje o Barcelona teria poucas chances de ser campeão, mesmo praticando o melhor futebol do mundo.
Enquanto o Real terá a surpresa Apoel pela frente nas quartas-de-final e se confirmar o favoritismo enfrentará Chelsea ou Benfica. O Barça encara a tradição e a força do Milan, se também confirmar a sua superioridade técnica, enfrentará Bayern de Munich ou Olympique Marseilhe. É porrada pura para Messi e companheiros.
O Real Madri atravessa uma ótima fase, já não se pode falar o mesmo do Chelsea que teoricamente será o adversário mais difícil. O Barcelona pegará o Milan em nova fase e em ascensão, e depois se nada acontecer de errado, irá encarar o poderoso Bayern que está jogando muita bola.
Para não ficar em cima do muro, estou convicto de que teremos as semifinais com Real Madri X Chelsea e Barcelona X Bayern, porém como já disse, quando a bola rolar nada da teoria estará valendo.
Uefa Champions League 2011/2012
Quartas de final – Jogos de ida

DataHoraResultadoLocal
27/03/2012 (ter)16h45ApoelxReal MadridGSP Stadium – Nicósia
27/03/2012 (ter)16h45BenficaxChelseaEstádio da Luz – Lisboa
28/03/2012 (qua)16h45MilanxBarcelonaSan Siro – Milão
28/03/2012 (qua)16h45Olympique de MarselhaxBayern de MuniqueVélodrome – Marselha

Quartas de final – Jogos de volta

DataHoraResultadoLocal
03/04/2012 (ter)16h45Bayern de MuniquexOlympique de MarselhaAllianz Arena – Munique
03/04/2012 (ter)16h45BarcelonaxMilanCamp Nou – Barcelona
04/04/2012 (qua)16h45Real MadridxApoelSantiago Bernabéu – Madri
04/04/2012 (qua)16h45ChelseaxBenficaStamford Bridge – Londres

Tabela – ESPN Brasil