Arquivo da categoria: Sport

Desandou a maionese Profexô?

Leia o post original por Craque Neto

Quando o Sport Recife contratou o Vanderlei Luxemburgo para técnico escrevi aqui no meu blog que essa poderia ser a última grande chance da carreira dele para encaixar um grande ‘Projeto’ de trabalho. Afinal ele vinha de longas temporadas no ostracismo e demitido do longínquo e sem nível futebol chinês. No início até que as coisas caminharam bem. Em poucos jogos ele fez com que os pernambucanos assumissem uma expressiva quinta colocação na classificação do Brasileirão. Totalmente uma realidade para a zona de classificação à Libertadores. Só que de repente, por alguma razão misteriosa, a maionese começou a desandar. Uma […]

O post Desandou a maionese Profexô? apareceu primeiro em Craque Neto 10.

Opinião: Luxa age como iniciante desesperado ao expor jogadores

Leia o post original por Perrone

Em sua entrevista coletiva após a derrota do Sport por 5 a 0 para o Grêmio neste sábado, Vanderlei Luxemburgo nem parecia um dos técnicos mais experientes e vitoriosos do país. Ao expor jogadores dando a entender que há gente fazendo corpo mole e ao jogar nos ombros de seus comandados o peso do fracasso, Luxa agiu como um iniciante inábil e com medo de perder o emprego.

O principal erro foi se arriscar a perder a confiança do elenco depois de espinafrar jogadores sem dar nome aos bois e deixar todos sob suspeita com declarações como sobre levar para as partidas só jogadores que se doarem 100% e que o que está errado não pode ser o técnico outra vez.

Dá pra acreditar que os atletas manterão a obediência e o respeito ao treinador depois dessas estocadas? Dizer que o problema não pode ser o treinador é ao mesmo tempo entregar a cabeça de seus comandados para a torcida e deixar a impressão de desespero diante do risco de perder o emprego.

A afirmação de que não estava mandando recado para o grupo porque já havia dito o mesmo no vestiário é uma transgressão ao código de comportamento informal tanto usado pelos treinadores e que prega que tudo deve ser resolvido no vestiário.

Outro erro de Luxemburgo foi desvalorizar sua imagem com gestos que nada tem a ver com o carimbo de modernidade que ele sempre tentou estampar em seu perfil. Sua fala foi uma das mais retrógradas ouvidas no Brasileirão deste ano. Chega a ser triste para o futebol nacional ter um ex-treinador de seleção brasileira e do Real Madrid demonstrando tanto desrespeito em relação aos jogadores e desespero num momento que deveria saber tirar de letra.

Segura o Grêmio!!! E agora Timão?

Leia o post original por Craque Neto

O jogo que faltava para o Grêmio igualar o número de partidas com o restante dos times foi realizado nesse sábado. E a turma do Renato Gaúcho, que falava que já tinha até abandonado o Brasileirão, enfiou 5 a 0 fora o baile na equipe do Sport Recife. O placar fez o Luxa até dar uns chiliques após o jogo. A distância que poderia ser de 13 pontos (se o Corinthians tivesse vencido o lanterna e o vice-lantera) para o líder já caiu para sete. Ou seja, fora o confronto direto, duas partidas em 16 rodadas ainda para disputar. Tudo […]

O post Segura o Grêmio!!! E agora Timão? apareceu primeiro em Craque Neto 10.

A mídia só divulga o que interessa… Força Claudemir!

Leia o post original por Craque Neto

Não há dúvidas de que a tragédia com o filho do técnico Abel Braga, João Pedro, comoveu o País e principalmente o mundo do futebol. Homenagens existiram aos montes para o Abelão, que realmente é um cara humilde e totalmente do bem. Tanto é que no primeiro jogo após o ocorrido a torcida do Sport aplaudiu de pé na Ilha do Retiro a força desse profissional que além de tudo é extremamente competente no que faz. Técnico consagrado campeão da Libertadores e do Mundial de Clubes com o Internacional. Monstro! Só que no mesmo final de semana, em um acidente […]

O post A mídia só divulga o que interessa… Força Claudemir! apareceu primeiro em Craque Neto 10.

Líder a perder de vista

Leia o post original por Antero Greco

Poderia aqui escrever um texto enorme a respeito do Corinthians, com análises táticas, estatísticas, gráficos e tudo o mais. Tudo para justificar a liderança folgadíssima, no encerramento do primeiro turno do Brasileiro. Mas prefiro ser mais sucinto e dizer, de novo: o que tem feito até agora é campanha de campeão – e Campeão com C maiúsculo.

O Corinthians mostrou-se mais uma vez envolvente, mortal, irrefreável. E a vítima do momento foi o Sport, com os 3 a 1 nesta noite de sábado. O público que lotou o estádio de Itaquera teve oportunidade de ver novamente em ação uma equipe que se movimenta com harmonia, com ritmo, com eficiência. E que, agora, é também contida nas faltas: no primeiro tempo, não cometeu uma sequer. É um espanto.

A tarefa de liquidar o Sport tornou-se fácil com o gol de Arana aos 8 minutos do primeiro tempo. Depois, um golaço de Rodriguinho aos 20 segundos da etapa final botou o rival pernambucano nas cordas. E Pedro Henrique, de cabeça, fez o terceiro aos 21 minutos, para não ter mais conversa. O gol de Thalysson, aos 37, foi para aliviar pro lado do Sport, que raramente chegou perto da área de Cássio.

O Corinthians não desperdiça chances, não se desgasta além da conta. Faz tudo certo, na medida, com precisão suíça. E só acumula proezas, como essa de colecionar 47 pontos num turno. São 14 vitórias e 5 empates. Com um elenco enxuto, sem grandes estrelas. Mas com um conjunto formidável, com um treinador sereno.

E tem gente que teima em dizer que é fogo de palha, cavalo paraguaio, sorte ou futebol feio. Isso se resume a uma expressão: dor de cotovelo do líder, que está a se perder de vista dos demais concorrentes.

Corinthians tranquilo

Leia o post original por Flavio Prado

Foto: Fernando Dantas/Gazeta Press

O primeiro turno do Corinthians é histórico. Time invicto e 47 pontos ganhos em 19 rodadas. Foram 15 vitórias e 4 empates.

No ano passado, o Palmeiras fechou o turno na liderança com 36 pontos. A diferença é de 12 pontos em relação ao líder de 2017.

O Corinthians venceu com facilidade o Sport, que briga por vaga na Libertadores. O time de Carille sofre pouco na defesa, o posicionamento defensivo é quase perfeito, pouco espaço entre as linhas e os jogadores. No primeiro tempo contra os pernambucanos, o Corinthians não fez nenhuma falta e mesmo assim não deixou o adversário jogar.

Normalmente, o campeão no Brasileiro por pontos corridos faz um pouco mais de 70 pontos. O Corinthians já está perto dos 50, ou seja no segundo turno vai precisar de um pouco mais da metade dos pontos que fez no primeiro turno para ficar com o título. Pelo desempenho, pela matemática e por todas as circunstâncias, é muito improvável que alguém ameace o título do Corinthians.

Sobre Abel e a Chape

Leia o post original por Rica Perrone

“A violência no futebol”. “A homofobia no futebol”. “O machismo no futebol”.  “O racismo no futebol”. Talvez essas sejam algumas das frases mais fáceis de se encontrar sobre “futebol” hoje em dia. Mas a violência é social. Reflete-se no futebol. A homofobia idem. O machismo, mais ainda. O racismo, um problema mundial, até mais grave …

Não se iluda, corintiano! Timão vence, mas Grêmio ainda levará título do 1º turno!

Leia o post original por Milton Neves

Vencer o Corinthians realmente está muito difícil.

A tarefa do Fluminense não seria a das mais fáceis, até porque, fora de casa o Timão é assim, uma retranca só!

Não foi uma partida brilhante, por parte de ambos.

No entanto, o Tricolor Carioca esteve mil vezes melhor, mas pecou nas finalizações.

Já o Alvinegro, na rara oportunidade que teve, matou o jogo.

Nesse futebol moderno, onde exaltamos as táticas de técnicos estrangeiros, quem brilha mesmo é Carille.

Jogar bonito e ter posse de bola que nada, o que vale são os três pontos!

“Pep Carille” é o melhor treinador do Brasil, só fica atrás de Tite.

Mas o nosso querido “Águia de Haia dos Pampas” não conta…

No final do duelo, o Flu fez um gol, mas o árbitro anulou. Será que tava impedido mesmo?

Porém, restanto três rodadas para acabar o 1º turno, eu ainda acredito que o Grêmio ultrapasse o Corinthians.

E você torcedor, acha que o Timão leva o título simbólico da 1ª fase do Brasileirão?

Sport 0 x 2 Palmeiras

No reencontro do Verdão com Diego Souza, o meia levou a pior.

Por outro lado, Bruno Henrique finalmente brilhou.

E o Palmeiras conquistou uma importe vitória, mesmo tendo atuado com o mistão.

Avaí 1 x 0 Cruzeiro

Mas esse Douglas, viu? Outra vez fechou o gol!

O goleiro do Corinthians, que está emprestado ao Avaí, garantiu a vitória catarinense.

Ao invés de correr atrás do Walter, o São Paulo deveria comprar o Douglas!

OPINE!!!

Para dar uma arrancada

Leia o post original por Odir Cunha


No ano passado foi assim…

Neste sábado o Santos enfrenta o Sport, na Vila, no sábado seguinte vai a Goiânia jogar contra o Atlético local e no dia 9, domingo, recebe o São Paulo na Vila, todos os jogos às 19 horas. A sequência é boa para o time se aproximar mais da ponta da tabela.

Mesmo com a intenção de poupar alguns titulares, ainda assim Levir Culpi, auxiliado por Elano, pode levar o Santos a três vitórias consecutivas. Não que as partidas sejam fáceis, mas todas são plenamente ganháveis. Quanto a Lucas Lima e Ricardo Oliveira, creio que o time tem de aprender a viver sem eles, pois já estão com a cabeça bem longe.

Santos FC, o maior espetáculo da Terra

Este livro de arte nenhum time tem e nunca terá. Chegou o livro que traz as maravilhosas viagens do Santos pelo mundo. Um livro único, que vale por um título mundial.

Esse livro de arte nenhum time tem e nunca terá. Chegou a esperada obra que conta as maravilhosas viagens do Santos pelo mundo. Um livro único, que vale por um título mundial.

Prossegue a campanha de financiamento coletivo para o lançamento do livro “Santos FC, o maior espetáculo da Terra”, uma obra única, que nos encherá de orgulho e consolidará o Santos em outro nível na história do futebol mundial. Os autores são Marcelo Fernandes e eu. Prestigie. Garanto que não vai se arrepender. Há muitas recompensas para quem adquirir o livro nessa fase de pré-lançamento.

Vamos transformar este sonho de todo santista em realidade. Clique aqui para entrar no time que vai lançar o livro das viagens maravilhosas do Santos pelo mundo. Ele já está pronto. Participe e não se arrependerá!

Ninguém vende Time dos Sonhos e Dossiê mais baratos

time-dossie ok
Compare os menores preços do mercado (com o frete incluso)

Time dos Sonhos
Livraria 2005, RJ, livro usado: R$ 52,89
Sebo do Monge, SP, livro usado: R$ 57,70
Livraria do Blog do Odir, livro novo, com dedicatória exclusiva e três PDFs de brinde: R$ 39,00

Dossiê Unificação dos Títulos Brasileiros
Livraria Capítulo Primeiro, livro usado, Santos: R$ 67,89
Travessa da Praia, livro usado, Santos, R$ 87,89
Livraria do Blog do Odir, livro novo, com dedicatória exclusiva: R$ 39,00

E tem mais: Na compra de dois exemplares você só paga R$ 31 reais por exemplar.

Curso de Especialização em Jornalismo Esportivo
Inscrições abertas
Para jornalistas, estudantes e interessados.

Aproveite o mês de julho para se especializar na profissão

Novo Jornalismo Esportivo – Técnica e Ética
Curso de Especialização

Ministrado por Odir Cunha, jornalista profissional há 40 anos – Jornal da Tarde, O Globo, rádios Globo, Excelsior e Record, TV Record, editor de nove revistas esportivas, diretor de comunicação da Secretaria Municipal de Esportes de São Paulo, diretor da Ampla Comunicação, editor das editoras de livros Novo Conceito e Magma Cultural, dono do Blog do Odir, autor de 27 livros, curador do Museu Pelé, coautor do Dossiê que unificou os títulos brasileiros, biógrafo de Oscar Schmidt, Pelé e Gustavo Kuerten, ganhador de dois Prêmios Esso e três prêmios da Associação Paulista dos Críticos de Arte.

Temas do Curso

Pirâmide Invertida X Novo Jornalismo
As maneiras tradicional e criativa de se escrever uma reportagem.

As regras para uma boa entrevista
Conhecimento – Respeito – Planejamento – Dicas

Os limites da polêmica
Os cuidados com os crimes de opinião: Difamação, Injúria e Calúnia

Princípios do bom texto
Clareza
Escolha das palavras
Uma ideia por parágrafo
Precisão. Sem ela não há credibilidade.
Isenção. A necessidade de ser neutro.
Empatia. O melhor repórter se apaixona pela matéria.
Criatividade. Os caminhos que levam a ela.
Reler é obrigatório
Humildade e Respeito. Qualidades essenciais.
Ousadia e Iniciativa. Quando elas são obrigatórias.

Como escrever para
Jornal diário
Revista
Rádio
Televisão
Blogs e Sites

Funções Jornalísticas
Repórter
Copidesque
Chefe de Reportagem
Editor
Editor Chefe

Fechamento de matérias
Títulos
Subtítulos
Olhos
Intertítulos
Legendas

Lições de casa durante o curso
Matérias sobre eventos escolhidos

Trabalho Final

Certificado de Conclusão

Novo Jornalismo Esportivo – Técnica e Ética
Curso de Especialização

Carga horária: 16 horas
Datas e horários: dias 4, 6, 11, 13, 18, 20, 25 e 17 de julho, das 19h30 às 21h30.
Local: Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo (Aceesp).
Endereço: Av. Paulista, 807, 9º andar, conjunto 904, São Paulo. Fones: (11) 3251-2420 e 3289-8409.
Investimento: R$ 300, 00 (trezentos reais – 50% na matricula, 50% até o dia 15 de julho.
Sócios da Aceesp em dia com a anuidade não pagam.
Informações e inscrição: blogdoodir@blogdoodir.com.br

clinica de tenis do castelo - 2017

E você, acha que o Santos pode deslanchar no Brasileiro? Ou não?


São Paulo segue com o “freio de mão puxado” e apenas empata com o Sport!

Leia o post original por Milton Neves

Sport 0 x 0 São Paulo

A Ilha do Retiro presenciou nesta noite um grande encontro.

De um lado, o Sport do experiente e vitorioso Luxemburgo; do outro, o São Paulo do iniciante e promissor Rogério Ceni.

E, no fim das contas, ninguém levou a melhor.

O São Paulo, de elenco tão limitado, segue com o “freio de mão puxado” no Brasileirão.

E Ceni, com o que tem em mãos, não conseguirá fazer milagres.

Pobre são-paulino…

Pelo andar da carruagem, terá que rezar muito para que o time do Morumbi fique longe da zona de rebaixamento neste ano.

E o Sport também precisa abrir bem os olhos.

Mas tenho certeza que o professor Luxa fará esse bom time embalar em breve.

Aguardem!

Atlético-MG 0 x 1 Atlético-PR

Xiiiiii…

A coisa anda feia lá pelos lados do Atlético-MG.

Afinal, o Galo conseguiu, em casa, perder para o seu genérico do Paraná, lanterna da competição.

Aí não dá, não é mesmo?

É, não sei, não, mas estou achando que Roger não conseguirá se manter no cargo por muito mais tempo.

Apesar da boa campanha na Libertadores.

Uma pena!

Vitória 2 x 2 Botafogo

Em Salvador, o Botafogo deixou escapar um bom triunfo diante do Vitória.

Afinal, vencia por 2 a 0 e conseguiu levar o empate.

O Fogão precisa reagir, hein?

Opine!