Roger

Leia o post original por Pedro Ernesto

O interino Roger Machado fez o Grêmio jogar sua melhor partida em 2012. Seu time foi muito superior ao Internacional em tudo dentro de campo. Não deixou os colorados trocarem passes, todos os rebotes eram tricolores. E ele fez isso com apenas dois dias de treinos. Em dois Gre-Nais – ontem e outro no ano passado -, Roger tem duas vitórias. É um treinador de muito futuro.
Agora, o Grêmio decide a vaga na final da Taça Piratini contra o bom Caxias, dentro do Estádio Centenário. Vai ser outro grande jogo, agora, sob o comando de Vanderlei Luxemburgo.

Grandeza

Não há como negar: a contratação de Vanderlei Luxemburgo remete grandeza ao futebol Rio Grande do Sul. Ele é o treinador que ganhopu o maio número de campeonatos brasileiros: cinco. Oito vezes foi campeão paulista. No Cruzeiro, levou a tríplice coroa – Mineiro, Copa do Brasil e Brasileirão. Foi campeão da Copa América com a Seleção Brasileira. No ano passado, foi campeão carioca invicto e ainda botou o Flamengo na Copa Libertadores.
Faço este pequeno relatório só dos titulos mais importantes que estão na minha memória. Uma pesquisa poderia fazer crescer muito este texto. Sendo assim, não tenho como não aceitar que a presença de Luxemburgo no Grêmio qualifica o futebol do Rio Grande do Sul e lhe remete grandeza. Que seja bem vindo e tenha longa vida entre nós.

Limites

Cabe ao presidente Paulo Odone e ao diretor de futebol Paulo Pelaipe dar limites ao treinador.
Sempre que ele cuidou somente do time, foi muito bem. Entretanto, dirigentes omissos entregam o clube ao profissional e ele se atrapalha. O Grêmio já deu o primeiro limite mantendo seus profissionais, como Paulo Paixão, por exemplo.
Luxa é craque no campo. Ninguém neste país tem maior currículo do que ele. Sua capacidade pode levar o Grêmio a voos muito altos.

Você sabia?

* Que o meia Diego Torres, do Caxias operou o joelho direito e não joga mais este ano?
* Que quem acha que Luxa é passado deverá pensar pior de Felipão, que não ganha título há dez anos?
* Que Luxa fracassou no mesmo Palmeiras onde Felipão fracassa há mais de um ano?
* Que a Rádio Gaúcha promove neste final de semana, em Atlântida Sul, mais uma edição do jogo pela vida?

Share