Semifinal

Leia o post original por Pedro Ernesto

Hoje é a vez do Grêmio entrar em campo para jogar a semifinal da Taça Farroupilha contra o Canoas. Vanderlei Luxemburgo teve uma semana inteirinha para treinar seu time. Não é pouco nestes dias de futebol muito profissional.
Todos dizem lá pelo Olímpico que Luxa trabalha muito para corrigir os erros técnicos e propor soluções táticas ao time. Sendo assim, deve-se esperar um Grêmio ainda mais competente do que tem sido nos últimos jogos.
O Canoas vem de uma exuberante recuperação no Gauchão e pode propor alguma dificuldade. Um jogo interessante para o torcedor tricolor. Mas, claro, o Grêmio tem toda obrigação de conseguir vitória.

Justificativas

Na sexta-feira ouvi muita coisa sobre as justificativas apresentadas pelos colorados para eventuais más atuações. Quero deixar claro que elas são pertinentes. Quem anda pela altitude, quem vai aos jogos, sabe que estas dificuldades são inerentes a Copa Libertadores.
Mas também é verdade que o time está jogando muito pouco. Parece um time cansado, sem iniciativa, sem capacidade de reação e com jogadores que parecem ter passado. Cabe ao treinador tentar recuperar o time e devolver aquele espírito que levou o time a campo no jogo contra o Santos em Porto Alegre.

Conselhos

Vanderlei Luxemburgo já é avô. Ele lembrou isto quando foi perguntado sobre Leandro. O técnico gremista disse que ele já foi punido por ter passado este vexame, por ter ido ao Presídio Central, por dar depoimento a polícia. Segundo Luxa cabe a ele proteger o jogador, aconselhar, agir como um pai faz com um filho.
Acho que o treinador está coberto de razão. Meninos fazem coisas que não devem fazer. Pagam caro por isto. É hora de dar conselhos, de proteger um jovem, que como nós, comete desatinos na sua idade. Quem não fez nenhuma mancada na sua juventude que atire a primeira pedra.

Você sabia?

* Que Dagoberto pode voltar ao time do Internacional domingo contra o Veranópolis?
* Que Paulo César Oliveira vai apitar Inter e Fluminense na quarta-feira, pela Libertadores?
* Que o Flu esperava jogar contra o Emelec e achou péssimo ter que encarar o Inter nas oitavas de final?