Exagero

Leia o post original por Pedro Ernesto

Um absurdo o texto colocado em súmula pelo árbitro Marcelo Aparecido de Souza com relação à expulsão de D’Alessandro. Não que eu queira defender o jogador do desatino cometido. Agora, dizer que foi agredido é uma infâmia, uma mentira deslavada. No máximo, como disse ex-árbitro e comentarista Leonardo Gaciba, foi um barrigaço resultante da corrida do jogador em direção ao árbitro para reclamar do cartão amarelo que recebera. Mas isso está longe de ser uma agressão. O departamento jurídico do Inter vai ter muita facilidade para desqualificar o jogador do artigo que prevê até 180 dias de punição. A simples apresentação da imagem retira o absurdo. Quem deve ser punido é o árbitro, que teve uma atitude incoerente com a realidade. Uma das tarefas principais dos apitadores é o correto preenchimento da súmula, pois ela é o documento oficial da partida.

Elano

Estou convencido de que Elano é a melhor contratação do Grêmio nos últimos anos. Ele é de outra turma. Tem qualidade de sobra e executa seu futebol nas três funções do meio. No primeiro gol, mostrou seu potencial para jogadas individuais. No segundo, sua alta técnica para pifar Leandro. E, ainda no primeiro tempo, cobrou uma falta no travessão.

Com ele, o time anda mais, os companheiros sobem de produção. Elano queria jogar, o Grêmio deu essa oportunidade, ele é amigo de longa data do técnico Vanderlei Luxemburgo. Tudo a ver.

Condomínio

Paulo Odone exibiu, com orgulho, o encerramento do condomínio de credores. Ele foi instituído por Tulio Macedo quando o Grêmio andava à beira da falência. Foi uma forma séria, inteligente e, sobretudo, possível de ser realizada. O Grêmio pagou milhões em conta. José Alberto Guerreiro foi quem mais gastou, mas outros presidentes (quase a totalidade) também contraíram dívidas inconsequentes no clube. O Grêmio vai chegar para a Arena sem dívidas, de estádio novo e, se Luxa cumprir a promessa, na Libertadores. Bom demais.

Você sabia?

* Que o Grêmio já renovou contrato por mais três anos com a Rede Globo e recebeu R$ 35 milhões de luvas pela antecipação?

* Que o Hamburgo já assinou contrato para fazer a primeira partida na Arena, dia 8 de dezembro?

* Que o Flamengo repete insucessos dentro do Brasileirão e foi goleado pelo Timão no Engenhão?