PAULISTÃO 2013 – Números da Primeira Fase

Leia o post original por Gaciba

Terminada a fase de classificação do campeonato paulista é a hora da verdade nos cruzamentos. Para arbitragem foi uma primeira fase tranquila, sem grandes críticas.

Já neste sábado a Globo transmitirá a primeira das quartas de final envolvendo Santos e Palmeiras, na Vila Belmiro. Domingo, cobriremos, direto de Campinas, Ponte Preta e Corinthians. Ainda se enfrentam no sábadao, Mogi Mirim x Botafogo e no domingo São Paulo e Penapolense.

Os sorteios para definir os árbitros destes jogos será realizado nesta quinta-feira na sede da FPF. Sempre lamento que os melhores não possam ser premiados com as escalas dos jogos mais importantes por causa desta “maldita” e “infeliz” lei do sorteio. Uma lei tão “pouco inteligente” que coloca sob suspeita somente os árbitros centrais dos jogos e permite que assistentes, adicionais e reservas sejam escalados. Já pensou sortear atletas juvenis e profissionais para ver quem irá jogar nestes jogos decisivos. Um absurdo!

Em conversa com a comissão de arbitragem hoje a tarde, apuramos que a mesma pretende levar aproximadamente 15 árbitros para o “globo” nesta quinta-feira. Todos seus árbitros da categoria especial mais dois da 1ª categoria que serão “premiados” pelo bom campeonato que realizaram. o problema é que o sorteio, normalmente, é feito para todas partidas, então, por ter trabalhado em jogos de equipes classificadas na 19ª rodada a federação perderá Luiz Flávio de Oliveira (apitou Santos e Penapolense), Luiz Martinucho (apitou Corinthians), Flavio Rodrigues de Souza (apitou Palmeiras), Rodrigo Braghetto (Mogi e São Paulo), Thiago Duarte Peixoto (Ponte Preta) e Marcelo Prieto Alfieri (Botafogo).

Talvez, para ser mais justo, fosse bom fazer uma divisão dos jogos e designar árbitros específicos para cada uma das partidas decisivas, afinal, assim como os clubes, os árbitros também lutam para conseguir alcançar as finais e este é o maior estímulo da temporada para os apitadores. Para pensar!

Confira um balanço disciplinar destes 190 jogos da primeira fase e as curiosidades numéricas da competição:

Cartões amarelos: 865 – média de 4,55 por partida;

Cartões vermelhos: 78 – média de 0,41 por jogo;

Faltas cometidas: 6036 – 31,77 por partida;

Equipe com menor número de advertências: Santos – 28 amarelos

Equipe com maior número de advertênciasBotafogo – 60 amarelos

Equipe com menor número de expulsões: Corinthians – nenhum vermelho

Equipe com maior número de expulsões: Botafogo – 10 vermelhos

Equipe com menor média de faltas cometidas: Corinthians – 12,5 por jogo

Equipe com maior média de faltas: Botafogo – 21,5 por jogo

Maior número de faltas num jogo:  XV de Piracicaba 2×0 Bragantino – 56 faltas – árbitro Vinicius Dias Araújo;

Menor número de faltas num jogo: São Paulo 0×1 XV de Piracicaba – 15 faltas – árbitro Rodrigo Guarizo do Amaral;

Número de árbitros centrais utilizados: 27.

Árbitro mais sorteado: Luiz Flávio de Oliveira – 10 jogos.

Árbitros com maior média de amarelos: 1. Paulo Cesar Oliveira – 6,33 por jogo; 2. Luiz Martinucho – 5,88 por jogo e 3. Leonardo Lima – 5,50 por partida.

Árbitros com menor média de amarelos: 1. Guilherme Cereta – 3,38 por jogo; 2. Raphael Claus – 3,57 por partida e 3. Rodrigo Braghetto – 3,71 por jogo.

Árbitros com maior média de vermelhos: 1. Guilherme Cereta e Leonardo Lima – 1,00 por jogo e 2. Luiz Martinucho e Vinicius Furlan – 0,75 por partida.

Árbitros que não expulsaram: Aurélio Santanna Martins (8 jogos), Marcio Henrique de Gois (7 jogos), Flavio Rodrigues Guerra (6 jogos) e Antonio Prado (3 jogos).

Árbitros com maior média de faltas marcadas: Antonio Prado – 46,0 por jogo; Fabio Volpato Mendes – 35,1 e Vinicius Dias Araujo – 34,6.

Árbitros com menor Média de faltas marcadas: Raphael Claus – 27,43; Marcelo Aparecido – 27,63 e Robério Pires – 28,17.

Abaixo o quadro disciplinar de cada um dos 27 árbitros escalados:

Boa sorte aos clubes envolvidos, aos “afortunados” que vencerem os sorteios e assistentes e adicionais escalados.

Que vença o melhor, em todos os sentidos!