OPINIÃO: São Paulo 0×1 Ituano

Leia o post original por daniel perrone


Nação do Maior do Mundo;

Em um jogo que marcou a estréia dos novos uniformes, o São Paulo parou no adversário e no grande dilúvio da tarde deste domingo. Mesmo com a derrota, a equipe já está classificada como primeiro colocada em seu grupo para as fases finais da competição e, se vencer o Penapolense nas quartas, deverá disputar a vaga na final do torneio contra o primeiro colocado da fase geral, jogando fora de casa.

Muricy entrou em campo com muitas mudanças: Rogério Ceni, Luis Ricardo, Antônio Carlos, Edson Silva e Alvaro Pereira. Rodrigo Caio, Wellington e Ganso. Ademílson, Luis Fabiano e Osvaldo. As ausências foram Douglas, Pabón, Souza e Maicon.

Para o Ituano era o jogo da vida. Para o Tricolor, apenas o cumprimento de tabela e a necessidade de zerar os cartões dos pendurados Ganso, Luis Fabiano e Antônio Carlos. E mesmo com o relaxamento natural, até o momento do gol os mandantes estavam em cima dos visitantes. O Ituano soube montar uma proposta que acabou dando certo e contou com falha da defesa Tricolor, desta vez formada com Antônio Carlos e Edson Silva. Além disso, a ‘sorte divina’ entrou em campo: Após o gol, um imenso dilúvio tomou conta do Cícero Pompeu de Toledo, impossibilitando o toque de bola, que favoreceria o Tricolor.

Com bastante dificuldade de trocar passes no gramado encharcado e diante de uma defesa muito bem postada, o Tricolor foi ao longo dos minutos diminuindo o seu ímpeto. E a partida terminou com a primeira derrota ‘permitida’ do Maior do Mundo. Afinal, o jogo de hoje e o próximo em Ribeirão Preto são os únicos em que o time pode se dar ao luxo de não conquistar pontos. Com 24 pontos diante 28 do Botafogo SP, o São Paulo já não tem chances de ser o terceiro da tabela e, se chegar as semifinais do torneio, fatalmente jogará o “mata” fora de casa.

O resultado marcou a festa de parte da torcida pela derrota, que eliminou matematicamente o Corinthians do estadual. Para o torcedor a rivalidade é válida. Agora, tenho certeza que o intuito da equipe era vencer. Viu ao longo do jogo que seria difícil manter o ritmo com a desvantagem, a retranca e o dilúvio e no final pensou nele. Para a próxima partida, Muricy já antecipou a escalação de um time completamente diferente do que vinha vencendo os jogos. Nenhum titular estará em campo. Está absolutamente certo. O Tricolor, primeiro classificado as fases finais do Paulistinha, tem que pensar nele e em mais ninguém.

Saudações Tricolores!

Atuação dos jogadores do São Paulo FC:

Rogério Ceni Sem culpa no gol do Ituano. Partida regular. Nota: 6,5

Luis Ricardo Partida burocrática. Falha na sua especialidade, que são as subidas ao ataque. Nota: 5,5

Antônio Carlos Partida regular, com falha no gol. Zerou seus cartões. Nota: 5,0

Edson Silva Um pouco melhor que seu companheiro. Nota: 5,5

Alvaro Pereira Se destacou no físico, em meio ao dilúvio. Na técnica, não conseguiu jogar. Nota: 6,0

Rodrigo Caio Boa partida na posição que considero a que rende mais. Nota: 6,0

Wellington Se esforça mas não é o mesmo marcador do início da carreira. Nota: 5,5

Ganso Além da partida pouco inspirada, teve a manha de tomar um vermelho no final do jogo. Com isso não limpará seus cartões. Nota: 4,0

Ademílson O pior do Tricolor no jogo. Nota: 4,0

Luis Fabiano Tentou alguns chutes mas esteve apagado na partida. Zerou seus cartões. Nota: 5,5

Osvaldo O melhor do time em campo. Mas foi bastante prejudicado com o gramado pesado. Nota: 7,5

Lucas Evangelista e Ewandro Jogaram muito pouco. Sem nota.

Muricy Está certo. Sua escalação foi a ideal para zerar alguns cartões e poupar alguns atletas. Esse e o próximo são jogos em que a derrota é permitida pelo regulamento. Já estamos classificados e não podemos alcançar o Botafogo SP, portanto temos que rodar os reservas e preparar os titulares para os duros desafios que ainda virão.

Imagens: Rubens Chiri / SPFC

PS: Tricolor, se você não compactua com as opiniões emitidas no texto ou com a opinião de outros torcedores seja educado no modo de se expressar. Mensagens em desordem com o andamento do blog serão pré-eliminadas. abs!

Me siga no Twitter: http://twitter.com/danielperrone
Curta a Fan Page: http://facebook.com/danielperronespfc
Instagram: http://instagram.com/danielperrone

Opine, palpite, participe do Blog do Maior do Mundo!