Especialista alerta: pode faltar água em SP na Copa 2014

Leia o post original por blogdoboleiro

O diretor comercial de uma empresa especializada em uso racional da água fez o alerta: pode faltar água em São Paulo durante a Copa de 2014. Paulo Costa defende o racionamento imediato da água na capital paulista .

Leia a nota divulgada pela assessoria de imprensa:

Especialista alerta “vai faltar água em São Paulo durante a Copa 2014”

Embora o Brasil seja o primeiro país em disponibilidade de água doce do mundo, a poluição e o uso inadequado comprometem o recurso em várias regiões do país. Com a proximidade do Dia Internacional da Água (22 de março), o cenário não poderia ser pior. “São Paulo enfrentará racionamento de água durante a Copa do Mundo”, afirma Paulo Costa, diretor da H2C e especialista em Uso Racional da Água. E os problemas de falta de água não são apenas por conta da falta de chuvas e sim de investimentos. 

Paulo Costa já alertava o fato desde 2007, quando o Brasil foi escolhido como sede do mundial de futebol. Para chamar a atenção para essas e outras questões relacionadas à água, o especialista promoveu, uma semana antes do início da Copa da África do Sul uma barqueata na Represa Billings justamente para lembrar que o Brasil deveria se preparar também na área ambiental para receber os grandes eventos esportivos.

Nada foi feito.

Para piorar as perspectivas ficaram mais pessimistas porque a seca atual do Cantareira é mais crítica que a de 1953, até então a pior da história e que servia de parâmetro para os técnicos dos governos estadual e federal.

Desde janeiro deste ano, a quantidade de água que entrou nos reservatórios do Sistema Cantareira corresponde a 15% da média histórica, mesmo com a volta das chuvas neste mês. Em 1953, o pior índice foi o de janeiro: 39%. “Diante destes índices devemos iniciar o racionamento de água imediatamente, ou poderemos colocar em risco o abastecimento de água da Região Metropolitana de São Paulo”, afirma Paulo Costa.