OPINIÃO: São Paulo 3×0 Botafogo

Leia o post original por daniel perrone


Nação do Maior do Mundo;

Foi uma tarde de muita felicidade no Morumbi. Na estréia do Campeonato Brasileiro, o São Paulo fez bonito, goleou o Botafogo e mostrou para a torcida um bom “cartão de visitas” para o restante da temporada. Que o resto do ano continue na pegada desses noventa minutos.

Vivo dizendo ao longo dos anos no blog que no Campeonato Brasileiro de pontos corridos é sempre importante dar um gás nos primeiros jogos. Teoricamente todas as partidas valem o mesmo neste campeonato de regularidade mas na prática os pontos dos últimos jogos só valerão de verdade se fizermos boa pontuação nestes primeiros jogos.

O Tricolor mostrou muita força neste jogo. O segredo coletivo do clube foi a grande movimentação do meio para frente, aliada a uma fantástica intensidade, conduzida em especial por Pato, Ganso, Bosquilia e até Douglas. O lateral foi um dos melhores do jogo e ofereceu muita opção pelo lado direito. Com dois gols no primeiro tempo, o Botafogo não foi páreo para o veloz São Paulo. O maior do Mundo só não fez mais porque do outro lado tem um incrível goleiro.

Jefferson é muito bom. Mas sabe de nada, inocente!

Já o segundo tempo foi mais cadenciado, com um adversário mais bem postado e equilibrando mais as ações. Mesmo assim deu tempo de mais um (mais um) gol do terceiro maior artilheiro do clube, em bela jogada de Pato e assistência de Ganso dentro da área. Jogo altamente controlado e muito bem jogado para uma torcida que veio em massa, mesmo num dia tão complicado (feriado de Páscoa). Aliás, é preciso parabenizar a diretoria financeira que finalmente percebeu que um preço mais popular traz o torcedor para junto dos atletas. E jogador gosta de jogar em casa cheia. Vamos manter a pegada!

De fato o time empolgou, mas ainda não está 100% pronto para ter um genuíno rótulo de um dos favoritos do torneio. Um volante (Hudson?) no lugar de Maicon (que faz bem as vezes de meia mas não tem aquele cacoete de marcador do Souza) e um zagueiro para concorrer com os dois que estão no time titular deixaria a equipe bem ajeitadinha. O vice de futebol Ataíde Gil Guerreiro conversará com Muricy nos próximos dias para ver quem o técnico quer para ‘ser campeão’ e prometeu ir atrás. Não falta muito como em outros anos.

A próxima partida pelo Brasileirão será em Uberlândia, diante de um provável Cruzeiro reserva. Tenho certeza que a imensa torcida Tricolor lotará o Parque do Sabiá, superando até a torcida mandante, e ajudará a empurrar o Tricolor para mais uma vitória. Mas antes temos um compromisso em Alagoas (mais uma vez) pela Copa do Brasil, contra o rival #1 do CSA… o CRB. Esse é outro campeonato que temos que buscar nesse ano.

Saudações Tricolores!

Nota dos personagens da partida:

Rogério Ceni O MITO do gol e do Guiness fez uma excelente partida. Duas grandes defesas selaram um jogo sem gols contra o patrimônio mais sagrado do futebol brasileiro. Nota: 9,5

Douglas Partida irrepreensível. Atacou, defendeu, teve fôlego de sobra e até fez gol. Nota DEZ!

Antônio Carlos Bem em campo, teve tempo para mais um gol de zagueiro artilheiro. Nota: DEZ!

Rodrigo Caio Muito bem postado, teve uma atuação muito segura. Nota: 9,0

Alvaro Pereira Seria ele Pereira ou Pedreira? Raça uruguaia, ás vezes até exagerada, mas muito importante para a construção da personalidade de um time. Não tem como não gostar. O estatuto do SPFC deveria ter uma regra que sempre obrigasse o time ter um uruguaio. Nota: 7,0

Souza Excelente jogador, que desarma lealmente e distribui a primeira bola. Nota: 8,5

Maicon Fez uma boa partida, mas teve muita dificuldade de acompanhar os meias e atacantes. Pela sua característica e posição que atualmente joga, talvez esse seja o ponto fraco da equipe nos dias de hoje. Nota: 6,5

PH Ganso Atuando no lado direito, teve um ótimo desempenho, principalmente aliviado pela entrada de mais um jogador no meio campo. Nota: 8,0

Boschilia Boa estréia, com muita movimentação e personalidade. Nota: 8,0

Alexandre Pato Com ele em campo o time melhora em todos os quesitos ofensivos. Dá uma grande esperança de um futuro melhor para a equipe. Parece que se encaixou com a camisa mais vencedora do Brasil. Alguém ainda critica a contratação? Nota: DEZ!

Luis Fabiano Jogou o que se espera dele e se isolou na terceira artilharia da história do clube. Nota: DEZ!

Pabón Entrou e teve chances para marcar, desperdiçadas. Nota: 6,0

Osvaldo Poucos toques na bola. Sem nota.

Muricy Enfim, Muricy escalou o São Paulo com quase todos os jogadores que a torcida pedia e com uma formação mais equilibrada. O time deu uma aula de futebol no primeiro tempo e soube suportar a melhora do Botafogo na segunda etapa, ampliando o placar.  Que ele mantenha a equipe assim, talvez testando Hudson no meio. Nota: 9,5

Luciano do Valle O que falar dele? Incrível narrador, espetacular incentivados dos esportes nacionais e uma pessoa que, segundo toda a crônica esportiva, ajudou a mudar o perfil do esporte no país. Que seu legado sirva de inspiração para todos os aspirantes no jornalismo. Nota MIL!

Imagens: SPFC Site Oficial

PS: Tricolor, se você não compactua com as opiniões emitidas no texto ou com a opinião de outros torcedores seja educado no modo de se expressar. Aqui não é área de criança. Mensagens em desordem com o andamento do blog serão moderadas. abs!

Me siga no Twitter: http://twitter.com/danielperrone
Curta a Fan Page: http://facebook.com/danielperronespfc
Instagram: http://instagram.com/danielperrone

Opine, palpite, participe do Blog do Maior do Mundo!