Os ingredientes da luta rumo ao título

Leia o post original por daniel perrone

Nação do Maior do Mundo;

Quem assistiu a apresentação do São Paulo no Morumbi neste último domingo, cartão de visitas do Tricolor na competição, certamente se empolgou com a movimentação do time e planeja um destino (bem) melhor do que o traçado no ano passado.

De fato o time se equilibrou, sobretudo com a entrada de um quarto homem no meio-campo e principalmente com a dinâmica apresentada. O Botafogo não foi presa fácil por acaso; o São Paulo se impôs desde o início e mereceu até uma vitória mais elástica. Estão todos de parabéns.

Porém, mesmo com o início promissor, é preciso um planejamento certeiro em um torneio tão longo, principalmente neste ano atípico por causa da Copa do Mundo. Vivo dizendo ao longo desses anos de pontos corridos que é preciso ter alguns ingredientes para realizar uma caminhada vitoriosa no torneio. São eles:

Um técnico vitorioso e fixo Salvo algumas exceções, não vi nenhum time ganhar o Brasileirão com um técnico fraco, ou mesmo com vários técnicos alternando-se ao longo do ano.

Fator Casa Um estádio que suporte e motive a equipe é algo que considero essencial.

Compromisso entre time e torcedor Também são raros os times que tem sucesso na competição sem o modelo de comprometimento “time/torcida”.

Estrelas inspiradas e motivadas Jogadores diferenciados e principalmente motivados não são essenciais em um campeonato de regularidade mas sem dúvida são muito importantes para fazerem a diferença em jogos difíceis.

Elenco com possibilidades e qualidade Este talvez seja o principal ingrediente. Não se faz um título em 38 rodadas sem um elenco rico em todas as posições.

O Tricolor de 2014 precisa contrariar muito o torcedor, mas possui quase todos esses quesitos. Muricy, técnico de curriculum inquestionável, foi contratado no ano passado para salvar a equipe da degola e agora está pronto para conduzir o clube a uma posição bem mais privilegiada. Responsável por esquemas defensivos, Muricy mostrou uma nova faceta ontem ao escalar a equipe num 4-4-2 mais adequado as características dos jogadores que tem. O time e a torcida agradeceram.

Nossa casa é algo que nem se discute; O Morumbi é e será palco de inúmeras conquistas Tricolores. Enquanto muitos poderão penar em estádios itinerantes ou em arenas que mais parecem supermercados que palcos de futebol, o Sacrossanto pode fazer a diferença, desde que se mantenha a política acertada de preços populares nas arquibancadas.

O compromisso entre o time e o torcedor existirá caso a equipe sempre jogue para vencer e o clube dê condições para que a massa compareça ao estádio municiada de apoio e vibração. É o que vimos nessa estréia. Todo jogo é importante e esse compromisso deve ser firmado até o último jogo da competição. Estrelas motivadas nós temos. Não é por acaso que o São Paulo é considerado o elenco mais valioso do campeonato. É só contabilizar o que temos do meio para frente. Basta elas estarem permanentemente motivadas. E uma das cerejas desse bolo é Alvaro Pereira. Jogador que não se cansa. Um ‘uruguaio’ por definição.

O que nos falta então? Qualificar ainda mais o elenco. O São Paulo ainda precisa de dois a três jogadores para definitivamente se tornar um candidato ao título. Ainda acho que falta ao Tricolor mais um jogador de meio de campo para assumir a função de marcador, ao lado de Souza. OK, esse nome pode ser Hudson, mas se vier mais um atleta na função de cão de guarda teríamos menos chances de erro e mais possibilidades de acerto. Outra posição que precisamos de “briga saudável” é na zaga. E eu digo alguém além de Tolói e possivelmente Breno. Não precisa ser estrela; basta ser sério e dedicado. O Campeonato Brasileiro é longo e cheio de nuances. Para ir bem neste ano o nosso elenco parece que está OK, mas para ser campeão acredito que a equipe precisa de um pouco mais. Vejam nossos concorrentes e tirem suas conclusões.

Saudações Tricolores!

PS: Tricolor, se você não compactua com as opiniões emitidas no texto ou com a opinião de outros torcedores seja educado no modo de se expressar. Aqui não é área de criança. Mensagens em desordem com o andamento do blog serão moderadas. abs!

Me siga no Twitter: http://twitter.com/danielperrone
Curta a Fan Page: http://facebook.com/danielperronespfc
Instagram: http://instagram.com/danielperrone

Opine, palpite, participe do Blog do Maior do Mundo!