Vamos filtrar o que se ouve/lê, não dê ouvidos a tudo o que dizem, tem gente querendo apenas tumultuar…

Leia o post original por Flavio Canuto

Saudações palestrinas, nobres alviverdes!

Vamos lá, hoje o assunto é toda essa pendenga envolvendo a contratação do nosso principal atacante Alan Kardec. Toda essa celeuma está enchendo o saco dos torcedores, porque é óbvio que 99,9999% dos palmeirenses querem a permanência do AK14 no clube, um atleta que já mostrou ter potencial, faro de gol e, principalmente, respeito ao Palmeiras. E ainda lembro que quando o cara chegou, meio mundo de gente criticou, caiu matando, chamou de jogador de time pequeno, fracassado… como é bom ver o cara fazendo sucesso.

Pois bem, todos estão acompanhando o que está acontecendo e venho aqui fazer um pedido especial a todo palestrino: não caiam na pilha de boa parte da imprensa e nem na do pai do Kardec, por favor, não caiam nessa armadilha, por favor! É isso que eles querem, criar tumulto em torno do caso, querem agitar e fazer a coisa desandar. A mídia sabe das qualidades do AK e entende que somos fortes com ele no ataque, então é a forma encontrada de tentar tumultuar a negociação, colocar pressão para, quem sabe, fazer algo dar errado.

Porém, como dizia meu velho e sábio avô, “só existe gente esperta onde tem gente besta”, então não sejamos os bestas que a esperta imprensa busca. Não deem ouvidos a tudo o que é noticiado por aí, porque, sobre o caso do Kardec, 85% das informações são meramente plantadas, são factoides criados para desgastar a relação entre os envolvidos, ainda mais quando se tem como empresário o próprio pai, que fala tanta asneira por aí, dando combustível para que a mídia insista nesse joguinho de jogar gasolina na fogueira.

O Palmeiras vai exercer o direito de compra e o camisa 14 seguirá no clube. A diretoria tem até o dia 31 de maio para efetuar o pagamento ao Benfica e ficar em definitivo com o Kardec, ou seja, estamos ainda no final de abril, portanto porque é obrigado a resolver tudo de forma atropelada, na hora em que a mídia deseja? Qual a razão da pressa? Até 31 de maio nós temos a preferência e isso o pai do jogador não pode nos tirar porque é cláusula contratual, não tem cabimento nenhum sair por aí esbravejando que dará prioridade a outros clubes. Não caiam nessa!

É uma negociação que envolve milhões, é algo demorado mesmo e a diretoria está negociando cada centavo. São muitas questões envolvidas em uma transação desse porte e a discussão por salários é apenas um tópico disso. Não se pode sair por aí aceitando todas as regalias que o estafe de qualquer atleta faz, eles pensam neles e a direção pensa no clube. Por quem vocês torcem, pelo atleta ou pelo Palmeiras? Quem vocês preferem que fique bem? Se der tudo o que jogadores e empresários pedem, o clube fica mais quebrado do que já está. Não é essa a intenção.

Cabe ao torcedor tentar compreender a situação como um todo, o clube jamais pode sair perdendo nessa queda de braço, não que seja nosso desejo que atleta saia prejudicado, nada disso, mas o Palmeiras não pode ser refém de ninguém, muito menos da pressão exercida por empresário falastrão ou imprensa. Já colocaram o Kardec em 200 clubes diferentes durante essa transação, todo dia é alguém novo interessado no atacante. Estranho não? O torcedor precisa aprender a filtrar as coisas, a não servir de massa de manobra, as polêmicas só são inventadas e difundidas por muitos acreditam e dão ouvidos.

A situação do Kardec está muito bem encaminhada, o jogador é um sujeito de cabeça boa, íntegro e sensato, não tem falado nada de asneiras por aí, pelo contrário, sempre diz que quer ficar, fala em permanecer no clube, mantém uma postura correta porque sabe que as coisas vão acontecer. O empresário quer dinheiro, valorização, luvas milionárias e o escambau, agente de jogador vive disso, de negociações, de comissões. O clube não falou um “A” sobre todas as acusações que saem diariamente na mídia, portanto vamos esperar, ter paciência. Comprar uma casa ou um apartamento já é algo demorado, imagina uma transação como essa? Enquanto isso, a mídia vai polemizando, criando caso, tumultuando…

* Detalhe 1: Viram quem foi reintegrado ao elenco? Exatamente, o lateral Luís Felipe, que, como esperado, perdeu a batalha contra o clube e estava desde então treinado em horário integral, separadamente do restante do grupo. O atleta pode vir a ser utilizado por Kleina até para valorizá-lo e quem sabe render algum níquel aos cofres do clube. É uma boa para todos que o atleta venha a atuar, nos ajuda pela ausência de um lateral-direito de origem e o jogador fica em atividade, sendo visto. Vamos ver no que dá?

** Detalhe 2: Viram a entrevista coletiva do Valdivia? O sujeito realmente está com outra mentalidade, muito mais maduro e sensato. O legal é que o cara falou em permanecer no Palmeiras até o fim da carreira, em se aposentar na Academia, porque tem muita consideração pelo clube… o que a mídia escuta: “Valdivia quer ir para a Europa”. Percebem porque é preciso ter atenção e não saí por acreditando em tudo o que se ouve/lê? Realmente o Mago falou em poder voltar à Europa para atuar, mas deixou claro que não tem intenção de sair do Palmeiras e quer pendurar as chuteiras no Verdão!

Abraço a todos!

(Imagens: César Greco/Ag. Palmeiras)

Em resposta ao post “Vamos filtrar o que se ouve/lê, não dê ouvidos a tudo o que dizem, tem gente querendo apenas tumultuar…”, publicado no blog do torcedor do Palmeiras no dia 23/4, o globoesporte.com explica que em nenhum momento o jornalismo praticado aqui visa “tumultuar a negociação”, “fazer armadilhas”, “fazer a coisa desandar” ou “colocar pressão para fazer algo dar errado”, retirando do texto do colaborador as expressões usadas. Também em nenhum momento o globoesporte.com “planta notícias” ou “cria factoides”, assim como acredita que os demais veículos concorrentes não façam tal prática.

O globoesporte.com possui uma equipe dedicada diariamente à cobertura do Palmeiras, indo a todos os treinos abertos e viajando ao lado do time para os jogos fora de São Paulo, para levar aos torcedores a melhor informação possível, com apuração, checagem e responsabilidade. O globoesporte.com acha perfeitamente normal que outros clubes grandes do futebol brasileiro se interessem pelo jogador Alan Kardec, um dos principais atacantes do futebol brasileiro atualmente. E cada informação recebida pela reportagem é rigorosamente apurada e checada mais de uma vez. Dessa forma, o globoesporte.com não concorda com o texto publicado acima pelo blogueiro. E mais: considera que ele revela ignorância sobre o profissionalismo dos jornalistas. Ignorância essa exemplificada pela “estimativa” citada ao dizer que “85% do que se publica é factoide”. De onde vem essa estimativa? Ele pesquisou? Fez levantamento? Parece claramente que é chute – o que não deixa de ser irônico – dado que a tese inteira do post é para criticar supostos “chutes”.