Uma simples banana… um baita tapa na cara!

Leia o post original por Neto

Daniel Alves será o lateral titular da Seleção Brasileira na Copa do Mundo

Daniel Alves será o lateral titular da Seleção Brasileira na Copa do Mundo

Respiro futebol há quase 40 anos e sempre tive muitos amigos negros. Amigos irmãos mesmo. Fui criado, por exemplo, com a família do Júlio César, zagueiro da Seleção Brasileira na Copa de 86. Amo sua mãe e irmão como se fizessem parte da minha família. Fico verdadeiramente revoltado quando vejo esses insultos racistas em estádios de futebol. Não entendo porque nenhuma entidade nunca tinha tomado uma atitude concreta. Coisa ridícula pra não dizer palavrão!

Mas a postura do Daniel Alves, lateral do Barcelona, durante o jogo contra o Villarreal, mudou o jogo. Depois de arremessarem uma banana em sua direção ele simplesmente descascou a fruta e comeu. Um gesto teoricamente comum mas com um significado gigantesco para a sociedade mundial. Engoliu o racismo! Fez com que todos o apoiassem em uma campanha maravilhosa contra o preconceito (#somostodosmacacos) e finalmente fizesse alguém se mexer. O tal torcedor idiota, com o perdão da palavra, foi punido com a exclusão dos jogos do Villarreal.

Muita gente vai dizer: mas só isso? Pois é, mas eu acredito que essa ação seja o início para uma mudança. Na verdade se fosse presidente da Fifa ou da Confederação Espanhola tiraria o mando do Villarreal de pelo menos cinco partidas da Liga. E que isso virasse regra. Talvez assim os próprios torcedores se cobrassem mais.

Estou esperançoso. Gostaria que essa droga de racismo acabasse definitivamente. Ah, eu que sempre admirei o futebol do Daniel Alves, virei ainda mais seu fã.