Seleção Brasileira sempre perde, nunca adversário ganha

Leia o post original por Mion

A realidade com ou sem dor

A realidade com ou sem dor

Terminada partida entre Brasil e Holanda na Copa 2010, após ouvir algumas entrevistas de jogadores do Brasil, um jornalista holandês em conversa com outro brasileiro disse: “Interessante, nunca o adversário ganha, sempre a seleção de vocês perde”. Desculpe não lembrar do nome do profissional brasileiro, acho que trabalha na SporTV. Vale mesmo o testemunho e a constatação da veracidade da afirmação. As décadas passaram e o Brasil continua fantasiando estado atual de seu futebol, não muda discurso que parece decorado. Muitos ainda acreditam piamente naquela história de ser país do futebol e só o Brasil produzir craques. Estrangeiro, sempre é excelente, Zidane quebrou  parcialmente esta resistência, recebeu a consideração de craque, só porque ganhou uma Copa em cima do Brasil. Mesmo assim ainda tem gente com coragem de considerar Ronaldo mais fenomenal que o francês. Desrespeito ao talento!

Nem os resultados adversos remetem o brasileiro ao mundo real. Nem mesmo o péssimo futebol que vemos pela TV todos os dias. Me dá desanimo lembrar que nas décadas de 70 e 80 tínhamos poucos jogos transmitidos, perdemos grandes oportunidades de vermos mais vezes craques inesquecíveis. Não é saudosismo, garanto que os jovens de hoje se vissem aqueles jogos concordariam. Nos resta tentar reverter a situação, entretanto para isso o futebol brasileiro como um todo, e aí incluo desde a mídia até aqueles que trabalham nas bases dos clubes que formam jogadores, devem rever seus conceitos e tomar novas atitudes.
 E como já escrevi em outras oportunidades: NÃO ADIANTA GANHAR A COPA, NÃO MUDO UMA LINHA DO QUE PENSO E ESCREVO AGORA. E digo a razão: A Copa tem muitas injunções, políticas, financeiras etc… E não me venham com o papo de teoria da conspiração. FIFA, CBF e outras Federações mundiais estão chafurdando em denúncias de corrupção: suborno disto, suborno daquilo. Por que só a Copa não pode ser negociada?  É interessante para o business, incluo parte da mídia, precisa de torcedores iludidos do mundo inteiro que consumam e sustentem estas gangues.
Para encerrar, encaro com felicidade a supremacia do futebol espanhol, confesso ser torcedor ferrenho porque jogam um futebol de alta qualidade, dá gosto de assistir. O Barcelona incomodou tanto alguns brasileiros nos últimos anos, despertou inveja e mexeu profundamente com a vaidade, ao ponto de desprezarem o estupendo  talento do futebol catalão. A queda do Barça, normal após mais de 5 anos de supremacia,  serviu de alívio para os recalcados. Só que Real Madri e Atlético deram resposta imediata em nome do futebol espanhol, decidem a Champions League, reafirmam o país como representante legal do que há de melhor do futebol mundial. A Espanha ganhando ou não a Copa do Mundo, também não mudará em nada, é o país do futebol, porque lá se joga futebol de melhor qualidade aliado a resultados. Sem aquele papo “engana bobo” de que para vencer não interessa ter talento, é ganhar.. . por ganhar. Só para ser o melhor!