Engenheiro de São Paulo monta final completa do Mundial de 1958

Leia o post original por blogdoboleiro

O engenheiro Carlos Augusto Marconi editou e colocou na Internet uma versão completa da final da Copa do Mundo de 1958, quando o Brasil derrotou o Suécia por 5 a 2 e se tornou campeão mundial pela primeira vez. O jogo foi disputado no dia 29 de junho de 1958, no estádio Ratunda, em Estocolmo. A pedido da revista Sãopaulo, publicada pela Folha de S. Paulo, ele colocou o resultado final na rede.  

Marconi tinha em mãos uma filmagem inglesa, que não estava em boas condições. Dela, ele extraiu o som ambiente.  Depois, sempre com o objetivo de restaurar e montar a final, ele conseguiu, em 2006, uma gravação sueca, narrada em russo. Para fazer o áudio, buscou as  narrações da equipe da Rádio Bandeirantes (Pedro Luis no primeiro tempo e Édson Leite no segundo) e da Rádio Nacional do Rio da Janeiro (Jorge Curi e Oswaldo Moreira).

 “Apenas um trecho de alguns minutos não foi possível recuperar a narração original, mas o som do estádio está perfeito. Como curiosidade os narradores narravam cada um em uma metade do campo, quando a bola atravessava o meio campo o outro assumia o microfone. Os narradores paulistas fizeram diferente: Pedro Luiz narrou o primeiro tempo e Edson Leite o segundo”, escreveu o engenheiro na apresentação do vídeo.

Trata-se de um esforço e um presente histórico. Vale ver: https://www.youtube.com/watch?v=qd4TklxFOm8#t=85