Área externa do Itaquerão vai ter iluminação provisória na Copa

Leia o post original por Perrone

A 18 dias da Copa do Mundo o estádio de abertura da competição ainda tem iluminação incompleta em seu entorno. Na partida Corinthians x Figueirense, os torcedores sofreram com a escuridão no caminho do setor sul até a rua, por exemplo. E em parte da via pública também não havia iluminação.

Corinthians, COL (Comitê Organizador Local) e entidades municipais e estaduais, no entanto, asseguram que tudo estará funcionando no dia 12 de junho, quando o Brasil enfrenta a Croácia.

Mas o lado de fora da arena terá iluminação provisória durante o Mundial, segundo a assessoria de imprensa do Corinthians. “O Sport Club Corinthians Paulista esclarece que a iluminação definitiva da área externa no setor sul, prevista no modo legado, interfere com as estruturas temporárias determinadas pela Fifa para a realização das partidas da Copa do Mundo. Por isso, o sistema definitivo será instalado após a Copa. Para o Campeonato Mundial, já começou a ser montado um sistema de iluminação provisório, que depois será adaptado à situação definitiva”, diz nota enviada pelo clube em resposta ao blog. O clube afirma que a iluminação estará à altura do evento.

Também indagada pelo blog, a assessoria da Secretaria Municipal de Serviços disse que a iluminação na rua Rua Luis Aires, usada por torcedores que desembarcam na estação Artur Alvim, está sob responsabilidade do Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S/A). Segundo a prefeitura, a empresa, ligada ao governo estadual, é responsável por instalar 11 pontos de iluminação na via.

No Dersa, a explicação é que dos 11 pontos o único em que os cabos da AES Eletropaulo não tinham chegado era justamente o que iluminaria a rua pela qual saíram parte dos corintianos, mas que ele está com energia agora.

Porém, a AES Eletropaulo afirma que no dia do jogo entre Corinthians e Figueirense seu serviço estava pronto. “As solicitações de instalação de 15 pontos de energia no entorno da Arena Corinthians, em Itaquera, feitas pelo Dersa à AES Eletropaulo foram todas concluídas entre os dias 10 e 18 de maio, dentro do prazo combinado. A instalação da iluminação pública a esses pontos de energia não é atribuição da AES Eletropaulo, cabendo ao Ilume (Departamento de Iluminação Pública da Prefeitura) e/ ou ao Dersa”.

Por sua vez, o COL respondeu que todas as áreas estarão com iluminação até a abertura da Copa e que a situação não preocupa.