Alemanha usa software de última geração para mapear atletas

Leia o post original por blogdoboleiro

Durante duas semanas, a comissão técnica da seleção da Alemanha mapeou cada jogador, sozinho ou em treinos coletivos, para ter um Raio-x em tempo real do desempenho, qualidades e defeitos dos atletas que vão disputar a Copa do Mundo. Hoje, o técnico Joachim Low pode trabalhar fundamentos específicos e mudanças táticas baseado neste levantamento.

Os alemães utilizaram um software que já vem sendo usado pelas equipes de base do Hoffenheim – nono colocado na última temporada da Bundesliga – há seis temporadas. O campo de treinamento do clube alemão e o da seleção na Itália ganharam câmeras e sensores por todos os lados.

Os próprios jogadores colocaram sensores sob as caneleiras. Assim, é possível coletar dados como velocidade, deslocamento, tempo de posse de bola e movimentação em campo do time todo.

Mas o principal é a análise individual. Low sabe qual atleta carrega mais a bola, para onde ele se move quando está atacando, se ele perde tempo para dar passes, como finaliza, enfim, é capaz de avaliar o que cada um faz de certo e onde pode melhorar. As imagens aparecem em tempo real durante os treinos táticos e técnicos.

Segundo Julian Nagelsmann, técnico do Sub-19 do Hoffenhein, a utilização do software criado pela empresa multinacional (Sap AG) permite que ele corrija jovens valores. “Hoje, nós podemos mostrar a cada jogador como ele comporta e tirar vícios ou defeitos”, disse.

Qual o uso que efetivamente Joachim Low vai fazer do estudo realizado na Itália ainda é uma incógnita. Mas o treinador anda otimista quanto ao desempenho dos alemães neste Mundial: “Sei e confio que pensamos em tudo”, disse.