A conta da Copa do Mundo

Leia o post original por Pedro Ernesto

Claro que as pessoas têm todo o direito de se manifestarem contra a realização da Copa do Mundo, mesmo que tardiamente. O que não me parece correto é que se faça contas apenas das despesas. Todo negócio tem uma coluna de receita e uma de despesa. O clima ruim foi criado porque o presidente Lula, junto com outros importantes governadores de estados brasileiros, falou que as despesas da Copa seriam dinheiro privado e não público. Não foi o que aconteceu. Foi o governo que bancou os estádios. Gastou oito bilhões de reais. Só o Beira-Rio e o Atlético do Paraná ficaram de fora desta conta.

Aí tudo se misturou. O dinheiro aplicado em mobilidade urbana foi contabilizado e o que se ouve dizer é que o governo gastou 33 bilhões. Não está correta. Mobilidade urbana se configura como necessidade urgente. Aliás, se fosse criticar o governo, diria que deveria ter gasto mais em mobilidade nas capitais brasileiras, todas elas sofrendo com enormes congestionamentos.

Receita

Não consigo imaginar a receita da Copa. O governo diz que serão 600 mil turistas estrangeiros. A média histórica fala que cada um gasta 10 mil dólares em 15 dias, que é a média que eles ficam em Copa do Mundo. Tem ainda o deslocamento previsto de três milhões de brasileiros. Isto gera fortunas. Com milhões em impostos, o governo vai ter grande retorno do que foi investido.

Visibilidade

Cerca de 5 bilhões de pessoas serão impactadas por radio, TV, jornal ou internet. O mundo vai ver o Brasil. Se tivermos o mesmo desempenho da África do Sul, triplicaremos o número de turistas em nosso pais. Passaremos de 6 para 18 milhões de turistas anuais trazendo dinheiro novo para circular na nossa economia. Seria um grande resultado e um legado mais importante do que qualquer outro.

Demais

Vou ser torcedor do Equador neste mundial nossos vizinhos escolheram o Rio Grande do Sul para ficarem hospedados. O Samuel da Silveira, dono do Vila Ventura, fez grandes investimentos. Fez apartamentos novos, fez um campo de futebol padrão Fifa, a prefeitura asfaltou os quatro quilômetros para chegar ao hotel. Os equatorianos serão muito bem recebidos aqui no Rio Grande. Com a minha torcida. Precisam ganhar o primeiro jogo da Suíça, que se apresenta como o principal concorrente, já que a França deve ficar em primeiro lugar

De Menos

O que mais me preocupa é que não saibamos aproveitar a oportunidade de ter um Mundial em nosso país. Sei que muita coisa precisa ser feita. Temos déficit na saúde, na educação, na segurança. Em tudo. E, como virou moda falar mal da Copa do Mundo, podemos deixar o trem passar e não embarcarmos na história.

Croácia

Não tenho duvida que este e o nosso grande adversário na fase de grupos da Copa do Mundo. A Croácia tem grandes jogadores, e a maioria habita grandes clubes da Europa acostumados a grandes jogos. Já contra México e Camarões, não enxergo dificuldades maiores. Creio que, ganhando na estréia, o Brasil fecha esta primeira fase com 100% de aproveitamento.

Click do Pedro

00a132c5

 

O meio-campista Alex Oxlade-Chamberlain, da Inglaterra, apareceu no treino de ontem, na base militar da Urca, no Rio, com uma proteção no joelho. Pelo visto, é mais um que corre contra o tempo para estar em forma e livre de lesões na Copa do Mundo.