Caxirola avisa: está liberada para entrar nos jogos da Copa

Leia o post original por blogdoboleiro

A caxirola, instrumento musical inventado por Carlinhos Brown anda encarando inimigos. Ela foi lançada em setembro de 2012 e parecia ser a sucessora das irritantes vuvuzelas que atormentaram ouvidos na Copa do Mundo da África do Sul, em 2010.

Mas enfrentou barreiras desde então: foi descartada em 2013 pelo comitê Organizador Local e até o Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, chegou a vetar oficialmente a presença da caxirola: “Houve uma análise técnica sobre a segurança da caxirola e viu-se que não é objeto adequado. Essa posição vai ser mantida”.

O fato é que a caxirola foi liberada. Desde o início do ano é possível encontrar o instrumento musical nas lojas oficiais e nos locais que vendem produtos licenciados da Copa do Mundo. O fabricante trabalhou para tornar o objeto menos contundente.

E descobriu que ainda enfrenta um inimigo: a informação de que a caxirola estaria proibida de entrar nos estádios.

Por isso, a assessoria da Marketing Store enviou uma nota à imprensa tentando exclarecer que a “vuvuzela brasileira” está liberada e ainda já frequenta os jogos.

Leia a nota:

São Paulo, 20 de junho de 2014 – A The Marketing Store, empresa que produz e comercializa a Caxirola, confirma a declaração da porta-voz da Fifa, Delia Fisher, de que nunca houve qualquer proibição por parte da entidade que restringisse o acesso do instrumento musical aos estádio da Copa do Mundo.  A Caxirola foi, inclusive, licenciada pela Fifa como instrumento oficial e é comercializado nas lojas físicas e virtuais do Mundial.

Desde a primeira rodada da Copa é possível ver nos estádios instrumentos musicais na mão de torcedores de vários países.

A Caxirola foi produzida em 32 versões, abrangendo todas as seleções que disputam a Copa do Mundo, com as cores e bandeiras dos países. As versões brasileiras, além das tradicionais cores amarela, verde e azul, também ganhou versões em homenagem ao mascote Fuleco. 

O instrumento é um sucesso de vendas. Antes mesmo de a Copa começar, a procura já foi grande. Superando a expectativa da The Marketing Store, que teve que repor grande parte do estoque por todo o país. A Caxirola está distribuída em mais de dois mil pontos de venda. A versão brasileira é a recordista de venda, seguida por Portugal que faz um grande sucesso no nordeste do país.