3º round – dois “cruzados” poderosos de Neymar

Leia o post original por Mion

SEMPERDAO16  Novamente inspiração de Neymar fez a diferença. Diante do México teve apenas fagulhas do craque que é, por isso Brasil não saiu do zero. No jogo contra Camarões, pouco a acrescentar em relação aos jogos anteriores. Brasil passou fácil pelo fraco adversário, mesmo assim levou alguns sustos. O gol africano aconteceu por falha coletiva da defesa, desde a lateral até os zagueiros. Para aqueles que me acham pessimista e crítico demais vale lembrar a seleção mediana da Croácia também enfiou 4 e não sofreu gol de Camarões.

Como ponto positivo a entrada providencial de Fernandinho. O gol marcado não definiu o jogo, entretanto mostrou uma luz para a inoperante meia-cancha brasileira. Aliás, fico absolutamente tranquilo em criticar Paulinho porque nunca achei qualificado suficientemente para assumir a função de segundo volante da seleção brasileira. Tecnicamente um ótimo jogador e que achou espaço como homem surpresa. Fez muitos gols, mas é bom lembrar que funções prioritárias do volante são marcar e dar início às jogadas ofensivas, a tal transição. Fernandinho tem muito mais recursos e deve ser titular.

Outro problema que apontei há muito tempo. Não consigo entender como Felipão pretende enfrentar seleções mais qualificadas com dois alas (excelentes apoiadores e fracos marcadores) e três atacantes. O time fica desequilibrado. A cada jogo vemos a meia-cancha pobre sendo dominada por adversários inferiores. Fatalmente para arrumar deverá tirar Dani ou Marcelo. Por mim tiraria os dois e povoaria mais a meia-cancha. Uma solução para dar maior qualidade, seria Maicon e Maxwell nas laterais, com a meia-cancha Luis Gustavo, Fernandinho, Oscar e Willian. Neste caso sacrificaria Hulk ou Fred. Particularmente não teria dúvida em tirar o inoperante e ultrapassado Fred. Daria liberdade para Hulk entrar em diagonal no comando de ataque. Tudo isso fica bonito no papel. O Brasil teve muito tempo para ensaiar variações, mas Felipão preferiu fixar um sistema e escalação, pelo jeito vai morrer abraçado com os dois. Talvez apenas Fernandinho para agradar a galera e dizer que tentou algo diferente.