Porto Alegre e os momentos históricos da Copa do Mundo

Leia o post original por Pedro Ernesto

A nossa Capital viveu dias inesquecíveis. Nunca mais veremos o Caminho do Gol com milhares de estrangeiros fazendo uma festa que Porto Alegre. Milhares de holandeses e australianos descendo a Borges de Medeiros rumo ao Beira Rio, milhares de argentinos inundando o Parque Marinha do Brasil, isso nunca mais se repetirá.

Quem viu, viu. Quem não viu, não verá jamais. Foram dias históricos, lindos, maravilhosos. Porto Alegre foi mostrada para o mundo. Isso não tem preço. Uma mídia que seria impagável, não fosse o grande processo que envolve uma Copa do Mundo.

Claro que no meio disso resultaram alguns incidentes. Não poderia ser diferente. Os marginais e espertalhões estão sempre na volta dos grandes acontecimentos. Mas isso não tira o brilho monumental dos dias vividos na nossa cidade. Ainda tem mais. Tem o jogo das oitavas de final.

Mateus Bruxel /Agência RBS

Mateus Bruxel /Agência RBS

Messi
Não foi só ele que jogou pela Argentina. Claro que Messi foi o melhor de todos. Marcou dois gols e deu show. Mas Di Maria jogou muito. O time todo foi melhor que nos jogos anteriores. A dificuldade que encontrou esteve na qualidade do time da Nigéria. Rápida, ágil, a seleção africana deu muito trabalho aos argentinos. O avante Musa, que joga no CSKA, da Rússia, fez dois lindos gols e, como Messi, foi destaque da partida.

Justiça
Os movimentos populares de Belo Horizonte conseguiram liminar que proíbe a polícia de cercar os manifestantes. O juiz Ronaldo Claret de Moraes sustenta que não há dúvida que é direito dos brasileiros manifestarem publicamente sua desconformidade com a Copa, desde que o façam politicamente.

Em tese, o juiz tem razão mas, na prática, ele poderia levar em conta que a quase totalidade dos manifestantes promovem quebradeiras trazendo prejuízos materiais e físicos para muitas pessoas. A polícia tinha achado uma maneira de conter essas práticas. Com esta decisão, liberou geral.

 Demmmaaaiissss
Até agora, Porto Alegre recebeu quatro jogos. Um melhor do que o outro. Na quarta-feira foi um jogaço. O que seria, teoricamente, o pior, entre Argélia e Coreia do Sul, foi espetacular. Falta apenas uma partida. Espero que seja a Alemanha.

Seria mais uma grande seleção. No começo da tarde ficaremos sabendo. Nossa cidade está mesmo de parabéns. Apesar de muita gente se colocar contra a Copa, ela tem sido muito carinhosa com os gaúchos.

 De menos 
Luis Suárez é o verdadeiro craque mordedor. Um jogador fabuloso, goleador da Liga Inglesa, pretendido pelo Barcelona, mas com o péssimo costume de morder seus adversários. Pode ser punido severamente pela Fifa. O Uruguai teve prazo até ontem para mandar sua defesa. Será que tem defesa?