Punição da Fifa a Suárez foi cruel

Leia o post original por Pedro Ernesto

Porto Alegre vai rever mais uma seleção campeã do mundo. Mais uma grande festa para nossa Capital. Os alemães são colonizadores do Rio Grande do Sul. Até hoje temos muitas pequenas localidades onde as pessoas só sabem falar em alemão. As cidades firmadas por estes imigrantes são limpas, graciosas, gostosas de se visitar. Receber a seleção da Alemanha tem um significado cultural da maior importância. E o time alemão é candidato ao título, o que encaminha a certeza de mais um grande jogo.

Exagero

Achei uma crueldade da Fifa com a punição a Luis Suárez. Claro que ele protagonizou uma grosseria mordendo o zagueiro italiano. Mas Neymar deu um cotovelaço num croata e só recebeu um cartão amarelo. Não seria o caso do Comitê Disciplinar ter intervindo neste caso e aplicar a punição merecida? Em todo caso, a entidade deixou claro que não vai admitir mais indisciplina na Copa do Mundo. Os velhinhos pegaram muito forte no caso Luis Suárez.

Trocas

Fernandinho por Paulinho era uma certeza. O jogo contra Camarões deu motivos de sobra para Luiz Felipe Scolari promover a alteração. Pela deficiência de Paulinho e a eficiência de Fernandinho. Na lateral-direita, Felipão colocou Maicon no segundo tempo e retirou Daniel Alves. O treinador faz mistério, mas é provável que ele mude aí também. Quando um time joga pouco, as alterações são impositivas. Todo treinador sabe disso.

Primeira fase

A fase de grupos da copa do mundo foi encerrada ontem. A Rússia, de Fábio Cappelo, não passou da primeira fase. Em 2018, a copa será lá. Espanha, Itália, Portugal e Inglaterra fizeram parte do fracasso europeu. Costa Rica, México, Uruguai, Chile, Estados Unidos e Colômbia representam o sucesso das Américas. Agora é mata ou morre. Amanhã, teremos o Chile pela frente.

De menos

Cristiano Ronaldo passou por sua terceira Copa sem chamar atenção e muito distante do grande jogador que sabemos que ele é. Pode ser que tenha se esgotado demasiadamente nos jogos finais da Champions League, da Europa. Inclusive, teve uma lesão importante que quase o tirou do primeiro jogo do Mundial. Mesmo assim, o mundo esperava mais do grande craque que foi eliminado com Portugal.

Demais
Comovente a forma como a Argélia conseguiu sua classificação contra a Rússia. Saiu perdendo, foi atrás do empate e conseguiu. Por consequência, confirmou uma classificação heróica. Joga na segunda-feira em Porto Alegre e deve ser eliminada pela Alemanha. Mas o time entrou na história indo para as oitavas de final.

Clic do Dia

Nelson Almeida/AFP

Nelson Almeida/AFP

Aconteceu pela segunda vez nesta Copa. Depois do meia belga Witsel, agora foi a vez do volante alemão Schweinsteiger beijar sua namorada, Sarah Brandner, após a partida de ontem, diante dos Estados Unidos.