Desafio: sair do papel e ir para o gramado

Leia o post original por daniel perrone

Nação do Maior do Mundo;

O São Paulo voltou a treinar na manhã desta terça feira. Após a temporada americana, onde a equipe aprimorou sobretudo o aspecto físico dos atletas, agora será a vez do grupo melhorar a parte tática do elenco, visando as competições do segundo semestre.

O retorno de Rafael Tolói (foto), feliz e com ritmo de jogo, é por enquanto a única novidade do elenco que treinou no estádio do Morumbi, já que Cotia e Barra Funda ainda estão ocupadas pelas delegações da Colômbia e EUA respectivamente. Atualização: Com a eliminação dos Estados Unidos, o Tricolor voltou ao CT da Barra Funda nesta quinta.

A volta do zagueiro, preterido ano passado com a chegada de Lúcio, certamente dará mais alternativas táticas a Muricy: Rodrigo Caio, que andou oscilando boas e más apresentações na zaga poderá ganhar uma chance no meio-campo, ao lado de Souza. O atual camisa 7, que acabou sendo eleito o melhor jogador mundial realizado em Toulon jogando na posição de volante, poderá se posicionar a frente da zaga ou até sendo um terceiro zagueiro em determinados momentos das partidas, liberando Douglas e Alvaro Pereira para o ataque.

É claro que este tipo de função carece de muito treinamento. É preciso haver sintonia entre todos os jogadores da equipe para realizar as duas variações táticas durante os jogos: Um ataque com alas ou uma defesa sólida em um tradicional 4-4-2. Mas ficará interessante, principalmente se Tolói voltar com algo a mais na bagagem e se entrosar rapidamente com Antônio Carlos. Álvaro Pereira e Douglas carregarão o piano em uma formação e poderão brilhar no setor ofensivo na variação 3-5-2, contando com as assistências de Ganso no ataque.

Ah, o ataque. E por que ainda não falei do setor ofensivo neste texto? Porque com o time que teremos no papel, ainda mais com a iminente chegada de Kaká, nem que seja por seis meses, a obrigação é que Muricy faça esse time jogar. Se alguém te falasse que em 2010 teríamos Ganso, Kaká, Pato e Luis Fabiano (com Kardec e Osvaldo de lambuja) no elenco certamente você iria duvidar. Pois é; o elenco ofensivo está aí e é comparável até com o da Seleção Brasileira nesta Copa do Mundo. Ou vai me dizer que Neymar, Hulk, Fred e Oscar são melhores…

Apesar do poderio bélico beirando ao ‘fantástico’, o torcedor ainda está desconfiado, e com razão, pois alguns jogadores do elenco ainda não desenvolveram o futebol prometido com a camisa do maior clube do país. Por isso, Muricy terá nas mãos o “trabalho” que tanto anda propagando nos comerciais da TV: O desafio agora é fazer com que o elenco saia do papel, funcione no gramado e de fato brilhe nos campeonatos do semestre.

Fácil não será, tem muito clube se preparando tão bem quanto nós. Mas ainda aposto no Maior do Mundo: Quero que o maior goleiro da história se despeça com honras de campeão, coisa que ele sempre foi em sua história., quero que essa aposta ofensiva dê resultado e quero que o clube cresça cada vez mais e dê alegrias aos seus presentes e futuros torcedores.

Saudações Tricolores!

Imagem: Rubens Chiri/saopaulofc.net

PS: O espaço é livre para você emitir sua opinião, porém respeite o blog e seus leitores.
Mensagens consideradas 
impróprias ou ofensivas serão deletadas antes mesmo de irem ao ar.

Me siga no Twitter: http://twitter.com/danielperrone
Curta a Fan Page: http://facebook.com/danielperronespfc
Instagram: http://instagram.com/danielperrone

Opine, palpite, participe do Blog do Maior do Mundo!