Brasileiro volta com quintetos estaduais de juízes e concentração

Leia o post original por blogdoboleiro

A partir desta quarta-feira, com o retorno da Série A do Campeonato Brasileiro, a comissão de arbitragem da Cbf coloca em prática uma recomendação enviada no final do mês passado. Os quintetos de árbitros (juízes, bandeirinhas titulares e  suplentes) serão fixos e, na medida do possível, sempre do mesmo estado. Apenas o quarto árbitro será local.

Assim, um quinteto do Pará foi escolhido para o confronto entre  Bahia e São Paulo, na Fonte Nova. O jogo entre Corinthians e Internacional terá árbitro e assistentes do Mato Grosso. O clássico paulista entre Santos e São Paulo será dirigido por homens do apito da Federação Paulista de Futebol.

Além disso, cada quinteto terá a companhia de um instrutor da comissão que ganhou o nome de “tutor”. Ele será o responsável por checar se todo mundo se apresentou um dia antes de cada partida. Haverá concentração com vídeos e orientações na véspera do jogo.

Estas mudanças foram determinadas por Sérgio Corrêa, que assumiu novamente a presidência da comissão de arbitragem. O modelo é inspirado na maneira como a Fifa trabalha.