Defesa é a qualidade do Grêmio

Leia o post original por Pedro Ernesto

Foto Félix Zucco/Agência RBS

Foto Félix Zucco/Agência RBS

Os gremistas lamentam a ineficiência das jogadas ofensivas e os quatro jogos sem marcar um gol sequer. Não é desempenho suficiente para quem pensa chegar ao título. Mas existe um fator importante, que é defender, e isso o Grêmio tem feito com qualidade. Sua defesa é uma das menos vazadas do campeonato. Ela que garante um desempenho razoável dentro da competição. São apenas cinco gols tomados em dez jogos. O problema a ser resolvido pelo técnico Enderson Moreira está lá na frente.

Barcos
Ele afundou. Seu desempenho está sendo capaz de irritar os torcedores que não poupam vaias em cima de seus erros primários. Barcos representa um grande investimento feito pelo clube e seu salário é o maior no grupo de jogadores. Mas ele não está livre de perder a posição Mesmo que Lucas Coelho seja um jovem, merece ser testado. Não existe nenhuma garantia que venha a dar certo. O que está provado é que Barcos está se tornando um investimento alto e que tende ao mais absoluto fracasso.

Rinaldi
Acho que conheço bem o novo coordenador de futebol das seleções de todos os níveis do futebol brasileiro. Gilmar Rinaldi é um profissional consciente, com alto padrão intelectual, de fácil relacionamento. No entanto, ele é agente Fifa. Claro que abriu mão desta função. É incompatível com seu novo trabalho. Difícil será as pessoas acreditarem que ele terá desempenho voltado apenas para o interesse do futebol brasileiro. Eu o conheço suficientemente para saber que Gilmar não vai misturar nada. Mas ele terá de ser muito transparente.

De menos
Quando se imagina que tudo vai ocorrer favoravelmente aos torcedores do Grêmio, na Arena, surgem os problemas. Centenas de torcedores ficaram trancados em filas, perdendo de assistir boa parte do jogo porque alguns portões não foram abertos. Fatos que se repetem e mantêm uma rotina devastadora para as relações dos torcedores e do novo estádio. Independente de quem é a gestão, o fato é que o torcedor não merece esse tratamento.

Demais
Tite deve ser o novo técnico da Seleção Brasileira. Gilmar Rinaldi afastou qualquer possibilidade de se trazer treinador de fora do pais. Tite foi campeão gaúcho pelo Caxias, campeão da Sul-Americana pelo Inter, da Copa do Brasil, pelo Grêmio, e da Libertadores e do Mundo, pelo Corinthians. E tem postura de estadista como o cargo requer. Já que tem de ser brasileiro, que seja competente e não seja grosso.