Cinco fatores que contribuem para o aumento de Sócios Torcedores do SPFC

Leia o post original por daniel perrone

Nação do Maior do Mundo;

O número de sócios no plano Sócio Torcedor do São Paulo terá um crescimento de cerca de 50% desde o início do ano até o fim de julho. No começo de 2014 o clube registrava cerca de vinte mil sócios ativos, isso é, com os pagamentos em dia junto ao programa. Hoje já percebemos cerca de trinta mil sócios no torcedômetro do site Movimento por um Futebol Melhor, da AMBEV.

Apesar do número positivo, motivado principalmente pelas recentes contratações e pelo grande desconto praticado pelo clube nesse Campeonato Brasileiro (Sócio paga 5,00 nas arquibancadas, contra R$20,00 da laranja e R$30,00 da azul), o clube, terceira maior torcida do país, ainda ocupa a nona posição entre programas de fidelidade de torcedores no Brasil.

A diferença entre número de torcedores e número de Sócios Torcedores do Tricolor é por mim considerada abissal, mas quais seriam as soluções que fariam este número aumentar a ponto que fosse condizente com o tamanho de nossa torcida? Para mim cinco fatores são importantes para aumentar o nosso ranking e três deles já estão sendo colocados em prática. O primeiro é a construção de elencos com jogadores de alto nível. O segundo ponto é uma política de preços agressiva no estádio, que realmente faça valer a conta do pagamento mensal, independentemente de paixão. O terceiro é a criação de um plano para gente que não costuma frequentar o Morumbi. Por R$ 12,00 o sócio de outro estado (por exemplo) pode contribuir com o clube sem precisar ter o benefício de desconto na ida ao estádio.

Os três primeiros fatores escritos acima estão sendo colocados em prática. Faltam o quarto e o quinto fator. O quarto fator é consequência do primeiro: O elenco precisa dar liga e faça com que o clube participe regularmente de torneios expressivos com chances de conquista. Isso é, o clube precisa de um elenco forte, mas também esse elenco precisa chegar com frequência em torneios como a Libertadores, e não ficar fadado a participar um semestre inteiro de um torneio como o estadual. Essa questão não é do marketing e sim do futebol em si, mas há mais um último fator envolvendo o marketing tricolor que ajudará a aumentar gradativamente o número de associados: São os benefícios do dia a dia. Aqueles que fazem com que o torcedor acumule vantagens que realmente agreguem valores já costumeiramente usados por ele: Milhagens de companhias aéreas, descontos em cinemas, escolas, faculdades e até em redes de postos de gasolina.

Vou dar um exemplo prático: A rede de farmácias Drogaria São Paulo (que belo nome!) acabou de se filiar ao SMILES, plano de milhagens da Gol, empresa de aviação. A cada R$2,00 comprados na rede, uma milha é lançada na conta. Agora, comprando produtos na rede Drogaria São Paulo (exceto remédios), basta o consumidor que tem plano de milhas SMILES dizer seu CPF que automaticamente as milhas respectivas caem na sua conta. Não precisa dizer o número SMILES e o número respectivo de milhas aparece na nota fiscal: “Você recebeu X milhas por esta compra”. Muito fácil e extremamente fidelizador.

Não basta descontos em oportunidades, como o hotel X ou a concessionária Y. É preciso buscar vantagens realmente relevantes e de uso diário. Um desconto de 10% em uma faculdade como a Anhembi Morumbi ou a UNIP no mínimo já paga o ST de um torcedor ou uma família inteira. Um ano de Morumbi e ST acumularia milhagem suficiente para completar uma passagem aérea para as férias de alguém. Um desconto numa rede de postos nacional como a BR ou a Ipiranga ajudam em muito na economia de casa. Quem não gostaria de acumular milhas assistindo os jogos do Tricolor?

O bom é que sei que o clube está caminhando neste sentido, querendo fechar parcerias relevantes, independente da rede AMBEV, que é boa mas pode melhorar muito. É difícil? É, mas garanto a vocês que construir a cinquenta anos atrás o que hoje é o Morumbi foi muito mais.

Saudações Tricolores!

PS: O espaço é livre para você emitir sua opinião, porém respeite o blog e seus leitores.
Mensagens consideradas 
impróprias ou ofensivas serão deletadas antes mesmo de irem ao ar.

Me siga no Twitter: http://twitter.com/danielperrone
Curta a Fan Page: http://facebook.com/danielperronespfc
Instagram: http://instagram.com/danielperrone

Opine, palpite, participe do Blog do Maior do Mundo!