Pedro Ernesto: racismo e prejuízo

Leia o post original por Pedro Ernesto

Conselho Deliberativo
O programa Bate Bola, da TVCOM, no domingo, foi muito esclarecedor. Começou pela entrevista do vice-presidente gremista Romildo Bolzan. Ele afirmou que a direção do Grêmio decidiu combater, duramente, torcedores que provocam atritos dentro da Arena. Terminaram as negociações. Mas pede, também, amplo apoio do Conselho Deliberativo, pois entende que este assunto não é só da direção, mas de todo clube.
Importante lembrar que a gestão Fabio Koff não dá subsídios a torcidas organizadas. Depois foi a vez de Homero Belini, candidato a presidência do clube, falar que, se eleito, não dará dinheiro às torcidas. Disse ainda que dez conselheiros da geral foram colocados por Paulo Odone. Outros cinco, pelo seu grupo e pelo grupo liderado por Marcos Hermann, que faz parte da diretoria atual. Ou seja, situação e oposição, com maior ou menor intensidade, carregam responsabilidades.
Só que a hora não é de achar culpados, se é que eles existem. O Grêmio precisa de todos para resolver este sério problema que só tem acarretado prejuízo.

Time misto

Abel Braga vai levar para a Bahia um time misto. Mesmo com esta decisão e com o placar amplamente favorável para o Bahia, o Inter não está proibido de se classificar para a próxima fase. A qualidade dos jogadores que vão entrar em campo é muito maior do que a do adversário.
Mas está claro que o treinador colorado esta priorizando o Brasileirão. A vitória sobre o Palmeiras devolveu a vice-liderança. Uma vaga no G4 é uma grande possibilidade, mas ganhar o título é sonho neste momento. A menos que o time consiga jogar muito mais do que vem jogando.
Treinadores

Continuam caindo treinadores. Agora, foi a vez do argentino Ricardo Gareca. Ele fracassou no Palmeiras. Foi contratado pelo sucesso que tinha conseguido no Vélez. Parece ter sido engolido pela cultura do futebol brasileiro. Trouxe jogadores da Argentina sem que estes dessem resultado. Perdeu muitos jogos em sequência.
A direção procurou segurá-lo no cargo, mas tem um momento em que as pressões superam o desejo dos dirigentes. E Gareca volta sem ter vindo. O Palmeiras segue em direção à Segunda Divisão, justo no ano do centenário do clube.

Demmmmaaaiisss

Robinho está de volta à Seleção Brasileira. Acho ótimo. Não porque ele seja um jogador diferenciado. Até já foi, mas não é mais. Ainda assim, está muito adiante dos atacantes que têm sido convocados.
Hulk, Fred, Jô e Bernard estão muito abaixo de Robinho. E a própria experiência deste atacante pode resultar numa importante contribuição ao selecionado brasileiro. Jogador rodado, acostumado com as grandes disputas.
De menos

Não irá acontecer o jogo de amanhã entre Grêmio e Santos pela Copa do Brasil. Uma decisão estranha do STJD, pois dificilmente isto acontece. Tenho dificuldade para lembrar fato semelhante. O Grêmio não quer recorrer para que não interpretem que o clube esta ao lado do racismo.
Decisão discutível. O que esta claro é que o momento vivido pelo Tricolor é complicado. Bolzan tem razão: o clube precisa se unir neste momento grave. Depois, os grupos podem se dividir na escolha do presidente.