Mudanças já, Abel Braga

Leia o post original por Pedro Ernesto

Nem imagino o que deve estar passando pela cabeça do técnico Abel Braga depois do desastre do último domingo domingo. Imagino que esteja buscando um caminho melhor para o Inter. Lembrar que está na terceira colocação neste momento não basta. O time vem de eliminação nas Copas do Brasil e Sul-Americana.

Esperava-se muito do time que acaba de eleger o Brasileirão como competição prioritária. Não sei se é o caso de trocar jogadores ou esquema. O que sei é que o torcedor espera muito mais. Como se sabe, isso depende do técnico. Abel é um cara experiente. Foi campeão do mundo e tem condições de reverter esse mau momento. Não será fácil vencer no Barradão, sempre é complicado jogar lá, mas boa atuação e vitória são exigências de uma torcida que esta frustrada pelos últimos episódios. Está tudo na mão do Abelão.

Alexandre Lops / Divulgação

Alexandre Lops / Divulgação

Adversários
Grêmio e Inter não poderiam esperar adversários melhores para a estreia no segundo turno do Brasileirão. Não quero dizer, com isso, que os dois já ganharam sua partidas. Principalmente o Inter, que pega o Vitória lá no Barradão.

Importante lembrar que o time baiano é lanterna no campeonato, e Ney Franco busca, desesperadamente, uma vitória.
O Atlético Paranaense já foi conhecido como Furacão. Neste momento, não passa de um ventinho de final de tarde.
Claudinei Oliveira, seu treinador, manda dizer que não pode operar milagres. Ou seja, até ele entende que a bola é muito pequena. Tomara que a Dupla saiba aproveitar.

Jovens
Luiz Felipe Scolari está  solucionando seus sérios problemas de armação do time buscando recursos na categoria de base. Foi assim com Walace, um jogador de bom tamanho, um volantão. Mais recentemente ele viu em Matheus Biteco uma solução. A resposta foi de qualidade. Por fim, Luan, que já mostrou bom futebol durante a Libertadores e depois teve queda de rendimento.

Não dá para esquecer dele, pois já demonstrou sua qualidade. É um jogador que pode fazer diferença. Esta deve ser a principal contribuição que Felipão tenha dado até agora para o Grêmio. Nos jovens, consegue-se soluções técnicas e, mais tarde, financeiras. Eles é que acabam vendidos por bom preço, pagando as contas que são feitas com famosos que, muitas vezes, fracassam.

De menos
Dois julgamentos importantes aguardam o Grêmio no STJD. Dia 11, tem o caso Paulão. Dia 19, tem o caso Aranha. Sendo punido no primeiro julgamento, o clube vai para o segundo como reincidente. Não sei afirmar se existe justiça ou não, mas claramente encontro estas duas situações como complicadores importantes. E imaginar que toda esta dificuldade, este constrangimento, foi causado por meia dúzia de torcedores que se colocam na Arena para arrumar problemas para o clube. A direção gremista está muito preocupada com o jogo de amanhã pelo comportamento desses torcedores.

Demaaaiiiss
A estreia de Ronaldinho pelo Querétaro está marcada para a próxima sexta-feira. Devo festejar a contratação deste jogador pelo clube mexicano. O que se diz por lá é que o clube fez a maior contratação da história. Mas também espero que o jogador tenha um senso maior de profissionalismo, que deixe as festas para momentos que estejam mais distantes dos jogos. Que, enfim, Ronaldinho consiga dar ao seu novo clube um bom retorno diante do investimento feito.