Pedro Ernesto: Grêmio joga melhor fora de casa

Leia o post original por Pedro Ernesto

Mateus Bruxel / Agência RBS

Mateus Bruxel / Agência RBS

 

O torcedor gremista pode ter esperança de vitória contra Fluminense nesta quarta-feira, no Maracanã. As atuações do time, sob o comando de Felipão, tem sido melhores quando o time joga fora da Arena. Posiciona-se defensivamente e sai com velocidade. Principalmente com Dudu para o contra-ataque. A melhor atuação do Grêmio nas mãos de Felipão foi contra o Cruzeiro, lá no Mineirão. Perdeu, é verdade, mas deu um sufoco naquele que, indiscutivelmente, é o melhor time do campeonato. Contra o Flamengo, que vinha de cinco vitórias consecutivas, o Grêmio conseguiu triunfar dentro do Maracanã lotado. O problema do Grêmio é quando precisa propor o jogo. Felipão repete Renato e joga para não perder. Assim ele vem fazendo uma campanha de qualidade, mesmo que o time não consiga apresentar um futebol de encher os olhos da torcida. Fora de casa surgem os melhores desempenhos e não se pode duvidar que no final desta noite o torcedor gremista esteja comemorando mais uma vitória consagradora, desta vez contra o Fluminense.

Zagueiros
Pedro Geromel está fora do jogo desta quarta-feira por ter recebido o terceiro cartão amarelo. Felipão ainda não disse quem será seu substituto. Pode ser Bressan e pode ser Werley. Este último caiu em desgraça com o torcedor. Mas é importante lembrar que o crescimentos dos zagueiros e a invencibilidade do time está baseada na postura tática comandada pelo treinador. Claro que Geromel jogou muito bem os últimos jogos, mas é bem provável que o escolhido desta noite também possa ter destaque. Zagueiros bem protegidos são os melhores que existem. O esquema de três volantes protege muito, o Grêmio não toma gols e os zagueiros se consagram.

Favoritismo
Não dá para negar o favoritismo do Inter contra o Criciúma. Só para lembrar um detalhe: o time catarinense, treinado pelo gaúcho Gilmar Dal Pozzo, tem o pior ataque do campeonato, com apenas doze gols marcados. Existe um abismo entre o Inter e seu adversário. Logico que isto precisa ser levado para dentro do campo, onde o Inter vai encontrar um adversário retrancado e pronto para oferecer obstáculos. No entanto, depois de uma semana com dois jogos fora de casa e quatro pontos conquistados, não dá para esperar menos do que uma vitória esta noite. A semana é para seis pontos diante da torcida, e de uma substancial melhora na classificação do campeonato.

Demaiiiissss
O Grêmio já tem quatro candidatos, e um quinto pode ser lançado ainda nesta quarta-feira. Os apoiadores de Koff que se relacionam com Cacalo não gostaram nada da indicação de Romildo Bolzan pelo presidente Fábio Koff. Eles queriam Renato Moreira. Pode estar surgindo uma chapa que teria Cacalo para presidente , Denis Abraão e o coronel Élvio no Conselho de Administração. Os outros quatro membros do conselho sairiam de composições políticas com outros grupos. O homem do futebol seria Alberto Guerra. Se isto se confirmar, teremos Koff, Cacalo, Bellini, Jorge Bastos e mais dois candidatos. Seria uma disputa acirrada na busca dos votos dos cerca de 15 mil sócios que estariam votando. A força do clube está refletida no interesse de tanta gente em presidir e comandar o clube.

De menos
O conselheiro do Grêmio, Rodrigo Rysdyk, mais conhecido por Alemão da Geral, foi punido pelo Juizado Especial e não pode assistir, creio que por tempo indeterminado, jogos do Grêmio na Arena. A justificativa surge da ação movida contra ele pelo coronel Élvio, secretário Geral do Grêmio. Alemão teria feito sinal de tiros com a mão em direção do dirigente e feito sinais de degola. Estava prometendo, pelos gestos, de morte o dirigente com que não tem relacionamento. Alemão deve chegar numa delegacia a ser indicada 30 minutos antes e sair 30 minutos depois do jogo. É uma punição merecida. Falta saber se ele vai cumprir. Outros já foram punidos e não deram bola para a Justiça.