Rodada de Palmeiras e Santos

Leia o post original por Flavio Prado

A primeira rodada do returno do Campeonato Brasileiro era aguardada. Eram três confrontos diretos entre equipes que lutam pelas primeiras posições. Nos duelos, Grêmio, Santos e Palmeiras venceram Corinthians, Atlético-MG e Atlético-PR. Destaque para o Palmeiras que conseguiu ganhar fora de casa. O Flamengo, outro que luta na parte de cima, foi derrotado pelo Sport em Pernambuco.

Considero Palmeiras e Atlético-MG os mais fortes candidatos ao título pelas opções que tem no elenco, mas não tem como descartar e desprezar os belos trabalhos de Dorival Júnior e Róger Machado em Santos e Grêmio.

Foto: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/SantosFC
Foto: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/SantosFC

São duas equipes com elencos reduzidos e desfalcados pela seleção olímpica. O Santos está sem Zeca, Thiago Maia e Gabriel e o Grêmio não pode contar com Walace e Luan. Entre os times que brigam pela ponta, Dorival e Róger são os técnicos com mais tempo no comando, isso sem dúvida faz diferença, além da manutenção das bases.

O Corinthians caiu de rendimento nas últimas rodadas. Cristóvão Borges tem sido muito criticado, mas não vejo como um bom negócio a troca de treinador. Cristóvão está na média da maioria dos técnicos brasileiros, não vejo opções interessantes no mercado, o melhor é dar tranquilidade para o treinador trabalhar. Além disso, é sempre bom lembrar que o Corinthians teve seu elenco radicalmente modificado em relação ao ano passado.

O São Paulo vive situação preocupante. Mais uma vez perdeu pontos no Morumbi. No atual campeonato, o time já foi derrotado em casa por Internacional, Atlético-PR e Botafogo e empatou com Sport e Chapecoense. Ricardo Gomes assume nesta semana e espero que tenha tranquilidade para trabalhar e projetar 2017, se a exigência for por resultados imediatos, o São Paulo corre risco de chegar com um treinador desgastado em janeiro.