Messi um dia será Messi pela Argentina

Leia o post original por Mauro Beting

Messi não é Messi na Argentina porque nem a Argentina tem sido Argentina desde 2002, quando fez péssima Copa no grupo da morte depois de grande futebol desde 2000. Em 2006 foi eliminada nos pênaltis pela dona da casa, mas não fez aquele Mundial. Em 2010 perdeu feio novamente para os alemães jogando pouco. Em 2014, de novo eles. Mas na final. Só na prorrogação. Mas foi longe demais pelo que apresentou.

Em 2018 também parou na campeã mundial. Foi a mais complicada rival para a França. Mas caiu já nas oitavas. Depois de quase ser novamente eliminada na fase de grupos com campanha medíocre.

A Argentina não ajuda Messi. Não ajudaria Riquelme, Verón, Zanetti, Batistuta, Maradona, Kempes, Sívori, Di Stéfano, Moreno.

Ainda mais com 9 treinadores quase que totalmente diferentes desde 2006. Alguns sem capacidade para o cargo. Treinando goleiros comuns que não seriam convocados pelo Brasil neste século. Laterais modestos. Zagueiros frágeis. Volantes discutíveis. E só gente realmente desequilibrante do meio pra frente. Mas muitos desequilibrados como Kun Aguero quando está com a seleção. Que não se reconhece de albiceleste, embora seja o goleador histórico de camisa azul na Inglaterra.

E Messi…

Errou muitos passes no empate com o Paraguai. Joga longe da área. E toda bola jogam nele. Ele quer jogo. A Argentina o quer demais. Mas não sai. Não flui. Sei lá.

Tão estratosférico ele é que poderia mesmo fazer o que Maradona fez com a amarradona Argentina de Bilardo em 1986. Toca y me voy driblar os ingleses e o mundo todo no México, e os outros 10 batem bola e palmas pra mim, e ficam atrás da linha da pelota.

Mas ele não parece estar ali. Não que esteja em outro mundo ou no planeta de onde veio. Ele não é o que é. O que Cristiano também é por Portugal. O que outros craques sem títulos foram para suas seleções como Puskas, Eusébio, Cruyff, Zico, Falcão, Sócrates.

Messi decepciona. Ele, a Argentina e o mundo onde joga. Que partida de Messi ele fez pela Argentina até hoje o artilheiro histórico da Argentina?