Responsabilidades

Leia o post original por Mauro Beting

ESCREVE WILSON JR.

Aconteceu. Mas não foi essa surpresa toda como muitos estão tratando. O WO vem se desenhando há meses, antes mesmo da pausa para a Copa América. Ou seja, a administração do Figueirense teve tempo mais do que suficiente para organizar as contas.

Só não aconteceu antes porque o Hemerson Maria segurava a barra, mantinha os jogadores motivados a jogar e atuava na negociação com a diretoria. E aí o que fizeram nossos dirigentes? Desligaram o técnico. Com isso perderam de vez o grupo. E o tempo todo desdenharam da coragem dos jogadores em aplicar um WO.

Para enganar a torcida, ainda fizeram um teatrinho de reunião do Conselho para colocar algumas condições que a Elephant deveria cumprir, dentre as quais a quitação das dívidas com os jogadores. O que aconteceu na prática? Nada. E dentro de campo os resultados deixaram de vir. Torcida pressionando. O quê? Aguentar pressão de torcida sem nem receber pra isso, Estava desenhado o WO.

Jogadores ainda deram a condição de entrar em campo desde que o presidente Claudio Honigman se comprometesse a renunciar caso a direção não cumprisse a promessa de quitar os atrasados até a data agora prometida. Disse que não aceita chantagem. Mentira. Ele não tem segurança alguma de que a situação seria resolvida. Resultado: 3-0 para o Cuiabá. Um primeiro WO. O próximo é exclusão e rebaixamento.

E fora de campo uma torcida dividida. Não consigo entender quem acha que jogador tem a obrigação de entrar em campo e honrar a história do clube sem receber pra isso. Obrigação com a instituição tem a diretoria, eles eu que devem zelar pela tradição do Figueirense, que agora está manchada.

A maior vergonha da noite foi a nota oficial do clube, querendo se eximir de culpa e transferir totalmente para os jogadores. E nem uma palavra sobre a falta de pagamento, nem um mea culpa, nem um lamento, uma justificativa para a torcida. Única preocupação de construir uma narrativa para manobra jurídica e minimizar a punição. É a mais pura falta de sensibilidade e profissionalismo. Por favor, devolvam o Figueirense.

ESCREVEU WILSON JR.