Arquivo da categoria: Abel Braga

Dorival perde para Abel e vence Mano em enquete sobre novo técnico do Flu

Leia o post original por Perrone

Enquete promovida pelo blog em seu perfil no Twitter apontou Abel Braga como preferido dos votantes para assumir o comando técnico do Fluminense. Porém, de acordo com o Blog do PVC, Abelão já descartou a possibilidade de substituir Fernando Diniz.

Novo alvo da diretoria, Dorival Junior ficou em segundo lugar, superando Mano Menezes. Além do trio, havia a opção “nenhum deles”, que recebeu mais votos do que o ex-cruzeirense.

Abel liderou com folga. Foram 56% dos votos a seu favor contra 16% para Dorival. Mano teve 13%, enquanto a opção que ignorava os três terminou com 15%. A pesquisa durou 18 horas entre a tarde desta segunda (19) e amanhã desta terça. Foram dados 826 votos.

Opinião: Fla aposta em caminho mais longo com Jesus. Isso pode ser bom

Leia o post original por Perrone

Em tese, a diretoria do Flamengo optou pelo caminho mais longo  para espantar a crise ao escolher o técnico Jorge Jesus.

Isso pode ser bom, desde que a direção confie na sua escolha e aguente eventuais pressões e não abandone o projeto.

Os fatores que levaram o clube a chegar no estágio crítico foi a incapacidade de Abel Braga de fazer o time jogar no nível da expectativa gerada pelos gastos em sua montagem.

O outro foi a falta de respaldo da direção ao treinador. Os dirigentes não bancaram o técnico, ele sentiu a fritura e, sabiamente, pediu para sair.

Do conforto da minha poltrona, longe do caldeirão que virou a Gávea, eu pergunto: qual desses dois problemas podemos dizer que têm grandes chances de serem resolvidos imediatamente com o português Jesus nos vocais?

Pra mim, nenhum. Teoricamente é mais difícil uma solução imediata com um estrangeiro do que com um brasileiro do mesmo nível.

Jesus vai ter que se adaptar ao futebol local para render o seu melhor. Precisará conhecer as manhas do jogadores, ter ao mesmo tempo pulso firme e malandragem para lidar com um elenco badalado. A recíproca é verdadeira.

O novo comandante ainda terá que conhecer adversários e aprender a lidar com as peculiaridades do nosso futebol.

Tudo isso leva tempo. Aqui está o problema. A exigência interna e externa hoje é para que o Flamengo mostre já um futebol compatível com o custo de sua equipe.

Torcida, imprensa e diretoria terão paciência com Jesus? Se ele começar mal, acredito que ela será muito curta. Se começar bem, o técnico pode ganhar dois ou três meses de paz.

Nesse cenário, se a direção não bancar o português, não convencer a torcida de que se trata de um projeto duradouro, não vai dar certo.

Jesus é uma boa opção se a aposta for numa transformação a longo prazo, a fim de implantar uma nova mentalidade na Gávea. E se houver determinação para tocar esse plano contra os críticos.

Agora, se for pra continuar levando a vida no imediatismo, era melhor trazer um técnico brasileiro. Se não dá pra biscar um nacional top, você consegue alguém para melhorar significativamente o time de cara e tocar até dezembro.

Lá por março  do ano que vem você vai ter que trocar de novo. Ou seja: é mais difícil, mas é mais eficiente apostar no projeto que leva mais tempo para se concretizar.

Opinião: Abel tomou a decisão mais saudável para todas as partes

Leia o post original por Perrone

Na opinião deste blogueiro, Abel Braga agiu sabiamente ao pedir demissão do Flamengo antes que fosse demitido. O treinador está numa fase da vida na qual não precisa se sujeitar a um processo de fritura para manter o salário até levar um bico no traseiro. O fato de não existir multa contratual, claro, facilitou sua decisão.

Caso seguisse no cargo, o técnico continuaria enfrentando críticas diárias de torcedores furiosos e alfinetadas marotas de cartolas insatisfeitos até ser colocado para fora da Gávea.

Essa pressão, obviamente, faz mal à saúde do treinador e dos outros envolvidos na rotina de estresse vivida pelo Flamengo.

Para o clube, como instituição, a decisão também foi a mais saudável. Já que a diretoria passa a se concentrar na recuperação do time, em vez de ficar remoendo erros do passado e aumentando a temperatura da frigideira.

Com o pedido de demissão, chega ao fim uma relação de  empregado e empregador em que ninguém enganou ninguém. A diretoria conhecia o estilo de Abel e seu potencial quando o contratou.

Não dava para esperar que ele montasse um time que desse espetáculo, mesmo com um elenco valioso. Claro que direção, torcida e imprensa (talvez até mais) exigiram muito do treinador por causa da qualidade (ou em alguns casos mais do preço do que do nível) dos jogadores. Abel saiba que seria assim.

É um efeito colateral que o próximo comandante também irá sentir. Se a pressão sempre é grande no Flamengo, com um elenco caríssimo ela aumenta demais.

Agora, é uma verdade  que o treinador poderia ter feito o Flamengo jogar muito mais, ainda que sem a pretensão de dar show. Poderia não, deveria.

Deixem o Abel trabalhar, seus malas!

Leia o post original por Craque Neto

Tem coisa que acontece no futebol que é difícil de compreender. Uma delas recente é o comportamento da torcida do Flamengo em relação ao técnico Abel Braga. Pelo amor de Deus! Está rolando uma baita pressão pra tirar ele do cargo. Toda hora tem neguinho xingando o desempenho do time e cornetando as alterações do treinador durante a partida. Algo que chega até chato de acompanhar, diga-se de passagem. Se não fosse a classificação na fase de grupos da Libertadores – após empatar com o Peñarol – era bem capaz da diretoria dar o boné para ele. O inacreditável é […]

O post Deixem o Abel trabalhar, seus malas! apareceu primeiro em Craque Neto 10.

Fim do ‘Cheirinho’? Mengão melhor do País?

Leia o post original por Craque Neto

Quem me acompanha sabe que talvez tenha sido um dos principais defensores da gestão do presidente Eduardo Bandeira de Mello no Flamengo. Esse senhor transformou um clube falido que vivia rondando a zona de rebaixamento do Brasileirão em uma entidade organizada, com dívidas trabalhistas beirando o ‘zero’ e conseguiu parceiros fortes para remodelar o elenco com jogadores de alto nível técnico. Começaram na verdade acertando o retorno de um dos melhores treinadores do País. Isso mesmo! Após um período ‘sabáticos’ (odeio essa expressão, mas fazer o que?), o Abel Braga volta com a responsabilidade de dar títulos expressivos ao Rubro-Negro. […]

O post Fim do 'Cheirinho'? Mengão melhor do País? apareceu primeiro em Craque Neto 10.

Tricolor mantém sonho de técnico para 2019

Leia o post original por Craque Neto

Nada de Rogério Ceni, como muito são-paulino vem sonhando após o ídolo conquistar a Série B no comando do Fortaleza. O possível novo técnico do Tricolor para 2019 é mesmo Abel Braga. Pelo menos esse é o nome preferido do diretor de futebol Raí, notícia inclusive adiantada na última semana pelo comentarista Velloso durante o ‘Os Donos da Bola’ da Band. O dirigente já teria inclusive entrado em contato com o treinador, que está fora em um período sabático, como os caras gostam de dizer. A verdade é que o Raí pessoalmente quis desligar o uruguaio Aguirre na semana passada. […]

O post Tricolor mantém sonho de técnico para 2019 apareceu primeiro em Craque Neto 10.

São Paulo busca Abel antes do término do Brasileirão

Leia o post original por Craque Neto

Não sei exatamente o acordo que o São Paulo tem com o uruguaio Diego Aguirre. Até porque antes do veterano Oscar Tabarez renovar com a Seleção Celeste, a imprensa local dizia que ele era o favorito para assumir o cargo. Mas a verdade é que pelo visto o comandante do Tricolor deverá ficar desempregado a partir de janeiro do próximo ano. Isso porque recebemos uma informação – e demos ao vivo no ‘Os Donos da Bola’ da Band – que a diretoria do Tricolor já está conversando com o Abel Braga para assumir o time em 2019. Isso mesmo! O […]

O post São Paulo busca Abel antes do término do Brasileirão apareceu primeiro em Craque Neto 10.

Abelão no Timão???

Leia o post original por Craque Neto

Galera, no último sábado o Abel Braga pediu demissão do cargo de técnico do Fluminense e muita gente começou a especular uma possível ida para o Corinthians. Posso falar minha opinião? Eu como torcedor adoraria esse cara por lá. Trata-se de um profissional sério, honesto e bom de grupo. Certamente resolveria esse problema interno do ‘cada um por si’ que aparentemente ganhou força com a saída do Carille para a Arábia. O que ele fez nesse time jovem do Tricolor do Rio foi um verdadeiro milagre. Ainda mais sem receber salários, poxa vida! Mas a realidade é bem diferente. Fiquei […]

O post Abelão no Timão??? apareceu primeiro em Craque Neto 10.

CADÊ o mínimo de PROFISSIONALISMO, hein?

Leia o post original por Craque Neto

Acho essa relação de cautela dos clubes brasileiros com os treinadores até um tanto igual. Ou seja, do mesmo jeito que o empregador dá o boné (leia-se DEMITE!) o cara MUITO antes do término de seu contrato, também acho natural um treinador fazer o mesmo quando tem uma proposta de trabalho melhor. É claro que desde que se respeite as regras contratuais. Só que na minha visão o que o técnico Fernando Diniz fez com o Guarani foi uma tremenda sacanagem. Pelo amor de Deus! O sujeito foi apresentado em dezembro e colocaram uma baita esperança dele resgatar o Bugre […]

O post CADÊ o mínimo de PROFISSIONALISMO, hein? apareceu primeiro em Craque Neto 10.