Arquivo da categoria: Barcos

Trintões encostados estāo em alta no mercado brasileiro

Leia o post original por Perrone

Pelo menos 30 anos, pouco aproveitado na última temporada e que possa ser contratado sem custos com direitos econômicos. Esse é o perfil de alguns dos jogadores mais disputados por clubes brasileiros para 2017.

Felipe Melo é o caso que melhor ilustra a aposta em trintões praticamente encostados.

Aos 33 anos, o ex-jogador da seleção brasileira está perto de ser anunciado pelo Palmeiras, mas interessou também a Flamengo, Santos e Corinthians.

Os interessados parecem nāo se incomodar os as estatïsticas do meio-campista na atual temporada.

De acordo com o site “WhoScored.com”, Melo participou de apenas cinco partidas da Inter de Milāo como titular e de outras cinco saindo do banco entre Campeonato Italiano e Liga Europa. Assim, os candidatos a contratar o volante tiveram apenas 501 minutos dele em campo para analisar seu desempenho nesta temporada.

O clube italiano está disposto a facilitar a saída do brasileiro para se livrar da alta despesa com seus salários.

O Palmeiras também nāo se preocupou com o histórico recente de Michel Bastos, também com 33 anos. Pelo menos desde novembro ele já estava fora dos planos do Sāo Paulo, principalmente por ser acusado de falta de comprometimento com a equipe e assinou facilmente sua rescisāo no Morumbi no final do ano. De acordo com o WhoScored.com, ele fez só 11 jogos como titular no Brasileirāo, acumulando 970 minutos em campo.

Outro reserva trintāo desejado por ao menos dois times da Série A é Hérnan Barcos, de 32 anos e banco no Vélez Sarsfield (Argentina), para o qual foi emprestado pelo Sporting (Portugal). Grêmio e Fluminense cogitam tentar o empréstimo do atacante.

Já o Corinthians praticamente nāo enfrentou concorrência pra trazer Jô, que completará 30 anos em março e nāo joga desde julho, quando retornou do futebol chinês. Com o atacante, revelado no Parque Sāo Jorge,  o alvinegro engrossou a turma que parece dar mais valor ao passado distante de alguns jogadores do que ao desempenho atual..

Grêmio larga com Barcos e Marcelo Moreno no ataque

Leia o post original por Pedro Ernesto

 

00a9a349

Projeção
Felipão tem toda a chance do mundo de experimentar o uso dos dois centroavantes no time do Grêmio. Barcos e Marcelo Moreno tendem a atuar no mesmo ataque neste início de temporada. Com o Gauchão como primeira competição e sem poder contar com Giuliano no meio dá para escalar a equipe com três homens ofensivos, sendo Luan mais recuado para acionar os companheiros. Barcos tem mais vocação para sair da área, mas isto não o torna um especialista em preparar jogadas. No meio, no regional, Wallace e Ramiro fazem a proteção e Douglas fica com a criação. A lateral-direita por certo terá um titular ofensivo, seja Matias ou Galhardo para ajudar os homens de frente, enquanto que o lado esquerdo com Marcelo Oliveira será uma ajuda para a zaga e para os volantes. Parece simples. Botar para funcionar é o problema. Quando Giuliano voltar, o treinador já terá avaliado se é possível jogar com dois atacantes semelhantes. Se a resposta for “não”, sai o pior e altera-se o esquema. Lembrem-se: Copa do Brasil, só em abril.

É agora
O jovem Eduardo Sasha surgiu como promessa de fenômeno, segundo os colorados, e foi incluído na delegação do mundial de Abu Dhabi. Era cedo demais. Não apareceu e acabou herdando o peso de estar no grupo em uma jornada fracassada. Posteriormente fez cirurgia, ficou longo tempo fora e foi para o Goiás em 2012 e 2013. Lá apareceu relativamente bem, mas foi ofuscado pelos ex-colorados: Walter e Ricardo Goulart. De volta ao Beira-Rio em 2014, virou peça importante do time após três grandes atuações seguidas no Brasileirão. Tornou-se de uma hora para outra uma espécie de “solução-relâmpago”, fazendo o que dele se esperava desde 2010. A parada por lesão mereceu um justificado lamento de todos e deixou uma dúvida que agora será tirada em relação à sua capacidade. Depende dele mostrar que a pequena, mas marcante, amostragem do ano passado não gerou elogios precipitados e ilusão nos torcedores.

Furada
Já passam de 10 os reforços do Palmeiras para a temporada 2015, sendo o ex-gremista Dudu a grande estrela. Entre muitas apostas e algumas sacadas, o clube paulista quer esquecer a campanha horrorosa do ano do seu centenário. É uma espécie de revolução alvi-verde, que mantém, todavia, como intocável o ídolo Valdívia. O chileno tem bola no corpo, isto não se discute, mas nunca deu ao clube algo digno de merecer tanta reverência. Assim também é na Seleção chilena, onde nunca foi o protagonista, muitas vezes tendo esquentado o banco de reservas. É muita lesão na hora decisiva, polêmicas dentro e fora de campo e um comprometimento não mais do que relativo. Uma saída poderia ser boa para todos, embora o perfil do meia não o faça candidato a ser em lugar algum o tal “mago” cantado pela torcida palmeirense.

É demaaaaais!!!
Está sendo muito legal a passagem do Shakthar Donetsk pelo Brasil. Antes mesmo do primeiro amistoso já há toda uma badalação com o simpático clube ucraniano que é cheio de brasileiros. A delegação virou atração nas areias de Copacabana e assim será em outros locais, inclusive em Porto Alegre no amistoso do dia 23 contra o Inter.

É de menos!
Numa premiação em que os brasileiros não são os astros principais os zagueiros David Luiz e Thiago Silva não compareceram para receberem seus prêmios como melhores defensores do mundo na temporada passada. Pareceu despeito. Ficou chato.

 

* Zé Alberto Andrade (interino)

Espinha dorsal

Leia o post original por Pedro Ernesto

Não vá imaginar que o Grêmio terá um time ruim em 2015. Não será pior em nada do que foi o deste ano. Podendo até melhorar, dependendo de indicações do técnico e da diretoria. Marcelo Grohe é o melhor do Brasil. Rhodolfo e Geromel formaram a zaga mais eficiente e menos vazada do Brasileirão. Os volantes são os mesmo, com suas qualidades e defeitos, mas garantido rigidez defensiva. No meio, dois grandes acréscimos: Giuliano e Douglas. Se estiverem bem, deverão fazer diferença.
No ataque Marcelo Moreno se junta a Barcos. Poucos times neste país têm tanta qualidade. Ainda ha Luan, Everton, que surge como esperança, e outros jovens que subirá à Serra com Felipão e podem virar solução. A espinha dorsal está montada.

Coitadismo

Economizar não significa fazer time ruim. Os jogadores que enumerei acima, com mais dois bons laterais podem formar um bom time. Do nível dos melhores do país ou quase isso. Não me venham depois com aquela de que o Felipão faz milagre. Imaginem o Argel, com o modesto Figueirense, o que deve pensar olhando para os seus jogadores, muito mais limitados. Felipão já trabalhou assim e pode repetir. Ou será que eu tinha razão quando disse que ele estava superado? Faz dois anos que ganhou a Copa do Brasil com o Palmeiras e, três meses depois, empurrou-o no rebaixamento. Com a Seleção, ganhou a Copa das Confederações e logo depois foi aquele fiasco mundial. Espero que volte a ser aquele Felipão de 20 anos atrás no Grêmio. Tem jogadores para fazer grande time.

Reforços

A pergunta que mais sou levado a responder é a seguinte: “dará certo o Diego Aguirre?”. Pode dar, sim. Sempre minimizo o papel do treinador. Ele não é a vitória. Ele é apenas peça importante, como importante é o goleiro. Se a direção colorada colocar para ele um grupo de jogadores competentes, é certo que se dará bem. Fala-se em quatro reforços. O Inter tem três em casa. Winck, Sasha e Nilmar, que poderão acrescentar muito. Mas ainda não chega. Até agora, nada de novo sobre reforços. Aguardemos.

De menos

Um cara toma um porre em Capão da Canoa, pega seu carro e sai pela Avenida Paraguassu. Atropela duas meninas numa moto do outro lado da rua. Uma morre quase na hora. A outra é levado, em estado gravíssimo, para o hospital. Nem sequer pode ser transferida para Porto Alegre. Os médicos entenderam que não resistiria. Uma no cemitério, outra na CTI, e o motorista em casa. Não acontece nada. Acidente ou duplo homicídio? Que país é este em que vivemos?

Demaiiisss

Saio de férias a partir de hoje. Volto no dia 5. Quero deixar um grande abraço para os meus leitores. E também pedir desculpas pelos erros que cometi. Prometo me empenhar para ser melhor em 2015. E desejo muita paz entre as pessoas. camaradagem, vida em família. Quero, enfim, que todos sejamos felizes, com prosperidade e muita saúde. Tchau! Fui.

Ex-micos, Ganso e Pato marcam e decidem o San-São para o Tricolor; em cinco minutos, Barcos detona o Corinthians em jogo de arbitragem polêmica no Sul; Sob o comando de Luxa, Fla segue subindo; Flu goleia; e Figueirense supera o Vitória!

Leia o post original por Milton Neves

placar sansap

São Paulo 2 x 1 Santos

Quem diria, hein?

Ganso e Pato, considerados verdadeiros “micos” até alguns dias atrás, acabaram decidindo o San-São para o Tricolor paulista.

Quem balançou as redes primeiro foi o ex-santista, que anotou um verdadeiro golaço no primeiro tempo diante de seu ex-clube.

Já no final da partida, o Peixe empatou, com gol de Gabriel após pênalti infantil cometido por Álvaro Pereira (mas é importante ressaltar que o uruguaio fez uma partidaça).

Mas ainda deu tempo para Alexandre Pato colocar o São Paulo novamente em vantagem, após rebote do goleiro Aranha.

Pelo visto, as “aves” do Morumbi estão engrenando, hein?

Será que ainda dá para o Tricolor alcançar o Cruzeiro?

charge sp gre

Grêmio 2 x 1 Corinthians

E em um Brasileirão recheado de jogos sonolentos, podemos dizer que Grêmio e Corinthians fizeram um verdadeiro jogaço em Porto Alegre.

No primeiro tempo, apesar do 0 a 0, os dois times buscaram bastante o gol, deixando a partida bem movimentada.

E logo no início da etapa complementar, o argentino Barcos resolveu aparecer e decidiu o duelo para o Tricolor gaúcho.

Foram dois belos gols do Pirata, que tanta falta faz ao Palmeiras…

O Corinthians ainda chegou a diminuir, com Guerrero, mas não foi capaz de igualar o marcador.

E, como não poderia deixar de ser com o Corinthians em campo, a arbitragem foi polêmica.

Os corintianos reclamam de um pênalti após suposto toque de mão e também da expulsão de Guerrero; os gremistas dizem que também houve uma penalidade em Zé Roberto.

Você acha que o árbitro acertou nos lances?

Com o resultado, o Timão volta a ser ultrapassado pelo São Paulo e agora ocupa a quarta colocação.

Já o Grêmio subiu para o sétimo lugar (e seguirá nele caso o Atlético-PR não vença).

Criciúma 0 x 2 Flamengo

E quem diria, hein, Flamengo?

Sob o comando de Vanderlei Luxemburgo, a equipe carioca definitivamente aposentou a lanterna Rubro-Negra e deixou para trás também a zona de rebaixamento.

Nesta rodada, mais uma vitória, desta vez diante do Criciúma, e ainda jogando fora de casa.

Pelo visto, os maldosos que secam o Fla (não é o meu caso) terão que esperar mais um pouco para vibrar com o rebaixamento do clube de maior torcida do Brasil.

Vitória 0 x 1 Figueirense.

E o lanterna da competição agora é o Vitória, que nesta rodada perdeu mais uma.

O algoz do Rubro-Negro da Bahia foi o Figueirense, que também luta contra o rebaixamento.

Será que o time, comandado agora por Ney Franco, escapará?

Fluminense 4 x 0 Sport

Já o Fluminense, mesmo de mal com a sua torcida, conseguiu um belo resultado na rodada.

Vitória por 4 a 0 sobre o bom time do Sport, jogando no Maracanã.

E, por incrível que pareça, Fred marcou dois gols.

Por que ele não fez isso na Copa, sô?

Goiás 0 x 1 Cruzeiro

Enquanto isso, o Cruzeiro segue nadando de braçada no Brasileirão.

No duelo diante do Goiás, no Serra Dourada, mais uma vitória da Raposa, que agora abriu sete pontos do segundo colocado.

Ficou difícil buscar, né?

Atlético-PR 0 x 0 Bahia

Na Arena da Baixada, Atlético-PR e Bahia ficaram no 0 a 0.

O empate é péssimo para o Tricolor de Aço, que permanece na zona de rebaixamento.

Enquanto isso, o Furacão ocupa a nona colocação.

Opine!

 

A volta de Barcos aumentará a força ofensiva do Grêmio

Leia o post original por Pedro Ernesto

Jogadores do Fluminense, liderados por Fred, podem fazer a maior revolução dos últimos tempos no futebol brasileiro. Depois de agredidos no Aeroporto Santos Dumont por 20 raivosos torcedores, decidiram tomar atitude. Fred escreveu nas redes sociais que, se a direção do clube e as autoridades não adotarem postura rígida, vão fazer greve. Os jogadores não entrariam em campo domingo, contra o Sport.

Essa é uma importante tomada de decisão dos jogadores. Não é mais possível que sejam agredidos em aeroportos, treinos e saída dos estádios. A marginalidade prospera geometricamente graças à impunidade irritante de autoridades que dão muitos discursos e agem pouco. Os dirigentes ou se omitem ou ficam com medo dos marginais que os ameaçam. Com essa greve, os jogadores deixarão claro que a culpa passa a ser desses vândalos que tumultuam o ambiente do futebol.

Barcos

O centroavante deve voltar neste domingo, contra o Corinthians. Aumentará a força ofensiva do Grêmio, mas está longe de ser solução definitiva. Neste domingo, a dificuldade será ainda maior, pois o time de Mano Menezes tem a melhor defesa do Brasileirão. A vitória se impõe. O Grêmio fica para trás a cada rodada.
Nem a vinda de Felipão salvou o time, mesmo que o desempenho apresente sensíveis sinais de melhora. Mas faltam vitórias. Com o novo técnico, foram quatro jogos – um deles com o treino à distância – e uma vitória. Precisa mais.

Desafio

As duas vitórias obtidas pelo Inter fora foram contra times menores e com gols estranhos. Valeram pelos pontos. Mas o Inter não consegue ganhar de rivais de primeira linha. O Galo está em crise, mas tem bala na agulha. O desafio colorado será ganhar esse jogo e continuar na perseguição ao Cruzeiro. Abel Braga só não terá Willians. A torcida espera um sábado de vitória expressiva.

Demmmaaaiissss

Fred foi muito mal na Copa e está pior no Fluminense. Neste momento, assume liderança entre seus companheiros e promete greve se dirigentes e autoridades nada fizerem para coibir as agressões de parte de marginais. Ele pode ser o cara que mudará as relações do futebol com os torcedores mafiosos e contribuirá muito para o futebol.

De menos

Enquanto jogadores procuram instrumentos de defesa contra os marginais que giram em torno do futebol, o presidente do Fluminense, Peter Siemsen, critica Fred. Da razão a bandidos contra o parecer de seus jogadores. Aí mira o problema. Os dirigentes convivem com a marginalidade e as autoridades nada definem. Nada acontece a quem coloca terror no futebol.

 

Enderson deve manter Barcos

Leia o post original por Pedro Ernesto

Félix Zucco/Agência RBS

Félix Zucco/Agência RBS

Enderson Moreira desafia os astros. Tudo indica que deve manter Barcos no time. A torcida não suporta mais a incompetência do seu centroavante. A forte e prolongada vaia ao argentino quando foi substituído contra o Goiás deixa isso muito claro.

Barcos é um grande fracasso, contratado por salário milionário. Lucas Coelho não deve, ainda, ser apontado como solução. Um jovem que recém engatinha no futebol profissional. Nas duas oportunidades que teve, conseguiu ampla superioridade sobre Barcos.

Contra o Atlético-MG fez um gol e contra o Goiás meteu uma bola no poste e um cabeceio no ângulo, obrigando Renan à grande defesa. Muito mais do que o titular. Mas segue reserva.

Momento

Enderson Moreira deixa que Barcos passe por mau momento. Importante analisar o que ele entende por momento. Barcos nunca teve um grande desempenho no Grêmio. Se arrasta em campo, quase não marca gols e compromete a efetividade do time.

Faz quatro jogos que o time não marca. Esta sendo para Enderson o que Fred foi para Felipão. Muitas vezes ficamos sem entender a preferência e escalação dos treinadores.

Retornos

Aránguiz e Alex devem estar de volta ao Inter contra o Flamengo. São dois reforços da maior importância. Não existem reposições satisfatórias. Com eles, Abel pode montar seu meio-campo ideal. É preciso ganhar do lanterna Flamengo.

O Cruzeiro já abriu seis pontos de vantagem. Não pode aumentá-la. Mas cuidado. O Flamengo chega ao Beira-Rio desesperado para sair da lanterna e do rebaixamento.

Gilmar Rinaldi

Minha caixa de e-mails ficou lotada ontem. Tudo a ver com a indicação de Gilmar Rinaldi como responsável pelas seleções brasileiras. As pessoas não separam o empresário do dirigente. Conheço bem o Gilmar. Tenho convicção de que saberá separar as duas funções.

É um homem sério. Difícil será convencer as pessoas de que não as misturará. Como o trabalho será buscar uma nova Seleção, a cada jogador convocado pela primeira vez dirão horrores.

Demmmaaaiiiisssss

O Beira-Rio volta a ser usado pelos colorados. Será um reencontro do torcedor com o time e com o estádio. Além disso, o clube fará justa homenagem a Fernandão. A família do eterno capitão estará presente. Serão fortes emoções. Torcedores farão homenagem utilizando o Caminho do Gol até o estádio.

De menos

A direção do Inter exagera no preço dos ingressos. O mais baixo para quem não é sócio chega a R$ 80. Sei que a ideia é para que o torcedor vire associado.

Isso sou capaz de entender. Mas o preço, ainda assim, está salgado. Espero, mesmo assim, 30 mil torcedores contra o Flamengo.

Defesa é a qualidade do Grêmio

Leia o post original por Pedro Ernesto

Foto Félix Zucco/Agência RBS

Foto Félix Zucco/Agência RBS

Os gremistas lamentam a ineficiência das jogadas ofensivas e os quatro jogos sem marcar um gol sequer. Não é desempenho suficiente para quem pensa chegar ao título. Mas existe um fator importante, que é defender, e isso o Grêmio tem feito com qualidade. Sua defesa é uma das menos vazadas do campeonato. Ela que garante um desempenho razoável dentro da competição. São apenas cinco gols tomados em dez jogos. O problema a ser resolvido pelo técnico Enderson Moreira está lá na frente.

Barcos
Ele afundou. Seu desempenho está sendo capaz de irritar os torcedores que não poupam vaias em cima de seus erros primários. Barcos representa um grande investimento feito pelo clube e seu salário é o maior no grupo de jogadores. Mas ele não está livre de perder a posição Mesmo que Lucas Coelho seja um jovem, merece ser testado. Não existe nenhuma garantia que venha a dar certo. O que está provado é que Barcos está se tornando um investimento alto e que tende ao mais absoluto fracasso.

Rinaldi
Acho que conheço bem o novo coordenador de futebol das seleções de todos os níveis do futebol brasileiro. Gilmar Rinaldi é um profissional consciente, com alto padrão intelectual, de fácil relacionamento. No entanto, ele é agente Fifa. Claro que abriu mão desta função. É incompatível com seu novo trabalho. Difícil será as pessoas acreditarem que ele terá desempenho voltado apenas para o interesse do futebol brasileiro. Eu o conheço suficientemente para saber que Gilmar não vai misturar nada. Mas ele terá de ser muito transparente.

De menos
Quando se imagina que tudo vai ocorrer favoravelmente aos torcedores do Grêmio, na Arena, surgem os problemas. Centenas de torcedores ficaram trancados em filas, perdendo de assistir boa parte do jogo porque alguns portões não foram abertos. Fatos que se repetem e mantêm uma rotina devastadora para as relações dos torcedores e do novo estádio. Independente de quem é a gestão, o fato é que o torcedor não merece esse tratamento.

Demais
Tite deve ser o novo técnico da Seleção Brasileira. Gilmar Rinaldi afastou qualquer possibilidade de se trazer treinador de fora do pais. Tite foi campeão gaúcho pelo Caxias, campeão da Sul-Americana pelo Inter, da Copa do Brasil, pelo Grêmio, e da Libertadores e do Mundo, pelo Corinthians. E tem postura de estadista como o cargo requer. Já que tem de ser brasileiro, que seja competente e não seja grosso.