Arquivo da categoria: Botafogo

Em mais uma vitória rubro-negra, Botafogo dá lição aos rivais

Leia o post original por Rica Perrone

Foi por pouco. O Botafogo de fato quase conseguiu a proeza de vencer o Flamengo galático e imbatível de 2019. Chances aconteceram, o jogo foi equilibrado até a expulsão, mas o que me chamou atenção ficou menos no resultado e mais no estádio. Explico. Primeiro a mobilização para não dar ao rival, mesmo que por…

Dívidas: A proporção

Leia o post original por Rica Perrone

Na real toda dívida é relativa. Se você deve 40 mil e ganha 30 por mes não é um absurdo impagável a médio prazo. Se você ganha 2 por mes os mesmos 40 se tornam um enorme problema. Por isso fiz uma comparação com a dívida de 2018 e as receitas de 2018. Obviamente considerando…

Dívidas: Dos 12, só Flamengo, São Paulo e Grêmio respiram

Leia o post original por Rica Perrone

  As dívidas dos clubes brasileiros são assunto desde o começo da década de 2000, quando isso se tornou público de forma mais clara. Se comparada a receita, algumas dívidas que parecem aumentar apenas se sustentaram. Mas a grosso modo, todo mundo subiu o que deve. Dos 12 grandes, Flamengo, São Paulo e Grêmio tem…

Justiça libera verba do Bota ‘presa’ pelo SPFC por ser de incentivo fiscal

Leia o post original por Perrone

Desde janeiro do ano passado, como revelou o blog, o São Paulo cobra na Justiça paulista cerca de R$ 3,27 milhões do Botafogo referentes à venda do atacante Henrique Almeida, feita em 2013. O clube paulista já teve atendido pedido de bloqueios na conta do alvinegro do Rio. Porém, na última quarta (21), foi negado recurso aos são-paulinos contra decisão que liberava R$ 683.333,33 encontrados em uma das contas botafoguenses e anteriormente bloqueados.

O desbloqueio foi determinado porque a Justiça entendeu que o Botafogo comprovou se tratar de recurso proveniente de incentivo fiscal ao esporte, que não pode ser penhorado, de acordo com a decisão. Agora, o São Paulo deve procurar outra forma de penhora para tentar receber. Porém, a agremiação do Rio de Janeiro contesta a cobrança e pode recorrer.

“É importante deixar claro que o São Paulo está tendo seu direito de receber o pagamento reconhecido pela Justiça. O desbloqueio foi autorizado por causa do entendimento sobre recursos oriundos de lei de incentivo, não porque o Botafogo não esteja devendo”, disse ao blog Leonardo Serafim dos Anjos, diretor jurídico executivo do São Paulo.

“Houve a penhora  indevida de recursos incentivados para aplicação obrigatória  em esportes olímpicos, no caso, o basquete. Por sua própria  natureza – recursos públicos oriundos de arrecadação de impostos  – esses incentivos são impenhoráveis. Portanto, outro não poderia ser o resultado do  julgamento, senão a liberação dos recursos”, declarou Domingos Fleury, vice-presidente jurídico do Botafogo.

Ele também se manifestou sobre a possibilidade de o São Paulo tentar penhorar outras receitas, como cotas de TV e dinheiro arrecadado com negociações de atletas. “As penhoras são  inevitáveis, mas não podem inviabilizar a continuidade do clube, de forma que não podem abarcar a totalidade das receitas, seja de quotas da TV, venda de jogadores, ou qualquer outra. Sempre que houver excessos, como no caso reportado por  você (a cobrança relativa a Henrique), o Botafogo recorrerá”, afirmou o dirigente.

Emprestado pelo Grêmio, Henrique Almeida atualmente está na Chapecoense.

Se for ousado dá pra ganhar o Brasileirão com antecedência!

Leia o post original por Craque Neto 10

Um ótimo público de quase 40 mil pessoas esteve na Arena do Corinthians, em Itaquera, pra ver a vitória do Timão sobre o Botafogo por 2 a 0. Resultado que conduziu o time do técnico Fábio Carille à quinta colocação no Brasileirão provisoriamente. Posso falar a verdade? É incrível a maneira bem planejada e inteligente como o treinador alvinegro vem conduzindo essa equipe. Está sabendo mesclar a boleirada nas duas competições em disputa e na minha visão tem condições de conquistar as duas taças. O torcedor invejoso que odeia o Corinthians, que tem aos montes por aí, vai dizer que […]

O post Se for ousado dá pra ganhar o Brasileirão com antecedência! apareceu primeiro em Craque Neto 10.

Santos com mesma pontuação do Palmeiras força visitantes a serem ofensivos

Leia o post original por Perrone

O fato de o Santos alcançar o líder Palmeiras em número de pontos no Brasileirão impõe nova lógica e novo ritmo à competição na opinião deste blogueiro. Isso porque o time de Sampaoli não é conservador como a maioria das equipes na disputa. Ou seja, joga para ganhar dentro e fora de casa contra rivais do topo ou do fundo da tabela.

Assim, o que normalmente parece ser um bom resultado pode na prática não ser. Por exemplo, uma equipe que briga pela liderança pode partir para um jogo fora de casa imaginando que o empate é um bom negócio, se na mesma rodada os santistas atuarem como visitantes diante de outro concorrente ao título. Mas, em tese, as chances de o Santos ganhar fora de casa são maiores do que as equipes mais cautelosas costumam ser. Assim, é possível que a pontuação alcançada pelo alvinegro paulista force os demais postulantes à taça a serem mais ofensivos mesmo atuando fora de seus domínios.

Foi assim que o Santos jogou contra o Botafogo no Rio, no último domingo (21). Ignorou o fator casa. Jogou para vencer até quando tinha um jogador a menos e acabou ganhando por 1 a 0.

Claro que essa ousadia tem preço. Às vezes os comandados de Sampaoli tomam um sacode pelo meio do caminho, o que torna o campeonato mais imprevisível. Para aproveitar esses eventuais tropeços, é preciso que os adversários ganhem. Foi assim que o Santos se igualou ao Palmeiras, vencendo num momento de declínio, absolutamente normal, do rival alviverde.

Nesse cenário, o fato de os santistas alcançarem o líder Palmeiras em número de pontos é extremamente saudável para o Brasileirão. A competição que havia chegado à parada da Copa América apressadamente com o Palmeiras apontado por muitos, incluindo este blogueiro, como provável campeão, agora ganha mais competitividade.