Arquivo da categoria: cbf

Tite insiste em veteranos e PIPOCOU com Neymar

Leia o post original por Craque Neto

O que todo mundo já esperava aconteceu. Tite divulgou a lista de convocados para a próxima Copa América e incluiu o nome do atacante Neymar. Já era esperado pela pressão comercial que envolve a CBF. Mas a verdade é que esse rapaz não merecia ser convocado. Primeiro porque ficou um bom tempo inativo por causa da lesão no pé, e depois pela série de confusões que ele tem causado por aí. Inclusive dando soco na cara de torcedor francês. É brincadeira??? Mas quando vi na TV Globo a chamada do evento com imagens do Neymar, já tive certeza de que […]

O post Tite insiste em veteranos e PIPOCOU com Neymar apareceu primeiro em Craque Neto 10.

Laboratório da CBF ARREBENTA com clubes brasileiros!

Leia o post original por Craque Neto

Nunca algo é tão ruim que não possa piorar. Nesta quarta (15) o técnico André Jardine (ex-São Paulo) divulgou a lista de convocados para o Torneio de Toulon, que será disputado entre os dias 1º e 15 de junho, na França, e servirá como uma espécie de preparação para a Seleção Olímpica. No grupo ele incluiu nomes de alguns jogadores que atuam no futebol brasileiro – o que me surpreendeu, diga-se de passagem!-, como por exemplo os meias corintianos Pedrinho e Mateus Vital, além dos atacantes Pedro, do Fluminense; e Antony do São Paulo. Em primeiro lugar me causa estranheza a […]

O post Laboratório da CBF ARREBENTA com clubes brasileiros! apareceu primeiro em Craque Neto 10.

Fazer o que na China?

Leia o post original por Craque Neto

Ouvi falar e sinceramente não acreditei que o Tite, técnico da Seleção Brasileira, estava na China para observar alguns jogadores brasileiros para a futura convocação da Copa América. Entre eles seu ex-comandado nos tempos de Corinthians, o meio-campista Renato Augusto, que atua pelo Beijing Guoan. Só pode ser brincadeira, né? Poxa vida! Nada contra o atleta, mas esse negócio do treinador pensar sempre nos mesmos caras até irrita um pouco. O que é difícil de entrar na minha cabeça é o fato de ter tanto jogo bom rolando pelo mundo, com brasileiro em campo, ele estar focado no inexpressivo futebol […]

O post Fazer o que na China? apareceu primeiro em Craque Neto 10.

CBF libera Pacaembu em 9 rodadas do Brasileiro. Santos já prevê dois jogos

Leia o post original por Perrone

A CBF atendeu aos pedidos de clubes de diferentes Estados que estavam com seus estádios em condição considerada irregular para o Brasileirão e aumentou o prazo de adequação dos locais para até o final da Copa América. A competição acontece entre 14 de junho e 7 de julho.

O aumento do prazo beneficia, entre outros, times paulistas que poderão usar o Pacaembu nas nove primeiras rodadas do Nacional, quando a competição será interrompida para o torneio de seleções.

A notícia foi divulgada primeiramente pelo “Globoesporte.com” e confirmada pelo blog junto à Confederação Brasileira.

O Santos já contava com a liberação e estuda fazer dois jogos no estádio paulistano nesse período. O mais provável é contra o Vasco. As partidas diante de Atlético-MG e Corinthians são outras que estão na pauta.

Palmeiras, que terá shows em seu estádio, e São Paulo, dono do Morumbi, um dos palcos da Copa América, também estavam de olho na liberação do Pacaembu, que atualmente não tem o sistema de iluminação aprovado para seus jogos. A Federação Paulista trabalha com os clubes interessados para a solução do problema definitivamente.

O aumento do tempo para as melhorias foi definido pela Comissão de Licenciamento da CBF.

Colaborou Eder Traskini, colaboração para o UOL, em Santos

Às vésperas do início do Brasileiro, novas regras geram apreensão em times

Leia o post original por Perrone

Foto: Lucas Figueiredo/CBF

O Campeonato Brasileiro começa no próximo sábado (27) já com as mais recentes mudanças nas regras do futebol valendo. Porém, ainda há dúvidas e inseguranças sobre o assunto em parte dos clubes da Série A.

Caso mais complexo é o do Corinthians que até ontem (23) à noite trabalhava com a informação de que as alterações só passariam a valer em junho, segundo informou a assessoria de imprensa do clube. “A CBF já mandou um comunicado sobre as mudanças, mas não para o momento”, disse a assessoria corintiana.

No entanto, o departamento de comunicação da Confederação Brasileira de Futebol confirmou ao blog que obteve autorização da International Board, que cuida das regras do jogo, e da Fifa para colocar as mudanças em prática desde a primeira rodada do Nacional. Mundialmente, a entrada em vigor das modificações está prevista para a metade do ano. Leonardo Gaciba, novo chefe da comissão de arbitragem da CBF, deu entrevista ao Fox Sports na semana passada afirmando que a antecipação foi solicitada para que as normas fossem as mesmas durante o Brasileirão inteiro.

Às 20h34 desta terça, o blog voltou a indagar a assessoria de imprensa do Corinthians que respondeu o seguinte: “por enquanto, a informação é que (a mudança) será no meio do ano”. Por sua vez, Internacional e São Paulo disseram estar cientes de que as alterações já valerão na primeira rodada.

Inter, São Paulo e Grêmio afirmaram que receberam apenas um comunicado com as novas regras. Alegam que a confederação não informou sobre a realização de palestras explicativas sobre as novidades. Por isso, os gremistas vão providenciar um especialista para orientar jogadores e comissão técnica.

Outro integrante da Série A, que pediu para não ser identificado, também disse que recebeu o comunicado sobre as mudanças, mas afirmou que ficou com dúvidas. Então, procurou a confederação, recebeu explicações e agora se diz satisfeito e seguro sobre o assunto.

Ao blog, Gaciba disse: “já foram  repassadas para os clubes e federações as regras e alguns já solicitaram palestra in loco”.

Uma das principais alterações é referente os lances de mão na bola. Qualquer jogada de gol em que a bola for tocada pela mão do jogador será invalidada, independentemente da intenção do atleta. Não haverá interpretação como hoje.

Os técnicos levarão cartões amarelos e vermelhos em casos de indisciplina. Atualmente, os treinadores são advertidos apenas verbalmente antes de serem expulsos.

Outra mudança importante é sobre o posicionamento do goleiro nas cobranças de pênaltis. Hoje, eles precisam manter os dois pés sobre a risca do gol até o adversário bater na bola. Com a modificação, só precisarão ficar com um pé na linha.

Mais uma novidade: se a bola bater no juiz será marcada bola ao chão. Antes, o jogo continuava. Haverá também alteração em relação ao tiro de meta. O goleiro poderá tocar para um companheiro posicionado dentro da área.

Com Arthur Sandes, Jeremias Wernek e Marinho Saldanha, do UOL em São Paulo e Porto Alegre

Paixão de bola: árbitros jogam, jogadores apitam e ídolos controlam VAR

Leia o post original por Craque Neto

Nesta terça (16) exibimos durante o ‘Os Donos da Bola’ da Band uma matéria bem bacana. Durante o curso de preparação para os árbitros a CBF promoveu um jogo diferente. Organizou uma pelada de árbitros e auxiliares e colocou para apitar e bandeirar três jogadores profissionais. Baita ideia! E pra completar o esquema ‘desconstruído’ foi proposto para três ídolos do esporte o controle do árbitro de vídeo. Isso mesmo! O tal do VAR ficou sob os olhares de Careca e Oscar, ídolos do São Paulo, Guarani e Ponte; além do Milton Cruz, ex-jogador e auxiliar do Tricolor. Vejam abaixo que […]

O post Paixão de bola: árbitros jogam, jogadores apitam e ídolos controlam VAR apareceu primeiro em Craque Neto 10.

Del Nero, Tite, arbitragem: entenda os desafios do novo presidente da CBF

Leia o post original por Perrone

(Com Pedro Lopes, do UOL, no Rio de Janeiro)

Nesta terça (9), Rogério Caboclo, que já vinha liderando a CBF, pois o atual presidente, coronel Nunes, pouco agia, assumirá oficialmente a presidência da entidade. Abaixo, veja os principais desafios do cartola.

Distância de “padrinho”

Uma das principais missões do novo presidente é descolar sua imagem da de Marco Polo Del Nero. Para parte dos cartolas de federações e clubes, caboclo ainda ouve seu antecessor e padrinho político. O dirigente nega. Antes da posse do novo presidente, que já liderava a confederação, houve o rompimento com alguns parceiros comerciais dos tempos do ex-chefe, banido pela Fifa e que recorre da punição. Del Nero foi o articulador da eleição de Caboclo, até então seu braço direito.

Resgaste de imagem

Na esteira de mostrar independência em relação a Del Nero, Caboclo tem como desafio dar credibilidade à CBF. Além do último ex-presidente, José Maria Marin, preso nos Estados Unidos, e Ricardo Teixeira sofreram acusações de cometerem atos irregulares. Todos negam.

Arbitragem

A CBF tem sido muito pressionada para melhorar o nível dos árbitros. A cobrança valeu disparos de dirigentes de clubes à arbitragem. Uma das primeiras medidas de Caboclo a serem anunciadas por ele como presidente deverá ser a troca do coronel Marcos Marinho pelo ex-árbitro e comentarista Leonardo Gaciba no comando da arbitragem na confederação. O uso do VAR em todos os jogos do próximo Brasileirão já foi anunciado.

Globo x Estaduais

Caboclo terá que conciliar interesses contrários entre a Globo e as federações estaduais. A entidade quer a diminuição da duração desses campeonatos. A redução afeta presidentes das federações que dependem dos votos dos clubes, assim como o cartola da CBF precisa do apoio político dos dirigentes estaduais. O futuro presidente já encaminhou, com a concordância das federações, redução de 18 datas dos estaduais para 16. A alteração agrada ao grupo Globo.

Tite

Quando chegou à seleção brasileira, o ex-técnico do Corinthians era quase que unanimidade nacional. Depois da eliminação na Copa da Rússia, nas oitavas de final, e de maus resultados em amistosos recentes, ele tem sido muito criticado por imprensa e torcedores. Um eventual fracasso na Copa América, deve gerar pressão para sua demissão. Cabe ao novo presidente administrar a situação.

Base

Outra desafio para Caboclo é fazer a seleção brasileira voltar a ser forte em todas as categorias de base, após seguidos resultados negativos. Um passo nessa tentativa já foi dado: a contratação de André Jardine (ex-São Paulo), como técnico da equipe sub-20.

Clubes e atletas

Uma antiga reivindicação dos presidentes de clubes e jogadores, não atendida pela CBF, é de que eles tenham mais participação nas decisões que os afetam, principalmente na eleição para presidente da entidade. Entre parte dos cartolas paulistas há ligeiro otimismo sobre Caboclo ser mais sensível a seus anseios em relação às administrações anteriores.

Brasília

Na lista de metas do novo presidente, está reorganizar a bancada da bola na Câmara. Nas últimas eleições, a entidade sofreu baixas. Marcus Vicente, vice-presidente da confederação, não conseguiu se reeleger, e Vicente Cândido, ex-diretor da CBF e agora dirigente do Corinthians, nem se candidatou.

Fifa

Desde a explosão de denúncias contra Marin e Del Nero, a CBF perdeu força na federação internacional. O ex-presidente passou a se ausentar das reuniões da entidade, pois evita sair do país. Há o receio de ser preso. Caberá a Caboclo tentar recuperar o espaço perdido. Uma oportunidade de agir nesse sentido será durante sua posse, já que Gianni Infantino, presidente da Fifa, confirmou presença.

Briga com MP e Romário

Caboclo ainda precisa vencer o Ministério Público que pede a anulação da assembleia que o elegeu por supostas irregularidades negadas pela CBF. O ex-jogador e senador Romário também entende que a reunião deve ser anulada.

Resultado inúteis abafam discurso chato e outras coisas mais…

Leia o post original por Craque Neto

A Seleção Brasileira acaba de vencer a República Tcheca em mais um dos amistosos inúteis e rentáveis agendados pela CBF. E após o placar de 3 a 1 mais uma vez o técnico Tite veio na entrevista coletiva destilar todo aquele palavreado rebuscado e chato que lhe é peculiar. Trata-se da tal Titebilidade, que cansa cachorro mais que forno de frango assado. Mas a verdade é que fica difícil contestar os resultados desse time brasileiro atual. Afinal desde que o treinador assumiu o retrospecto positivo é de quase 83%. Venceu 26 de seus 32 jogos no comando da Seleção. Mas […]

O post Resultado inúteis abafam discurso chato e outras coisas mais… apareceu primeiro em Craque Neto 10.

Resultado inúteis abafam discurso chato e outras coisas mais…

Leia o post original por Craque Neto

A Seleção Brasileira acaba de vencer a República Tcheca em mais um dos amistosos inúteis e rentáveis agendados pela CBF. E após o placar de 3 a 1 mais uma vez o técnico Tite veio na entrevista coletiva destilar todo aquele palavreado rebuscado e chato que lhe é peculiar. Trata-se da tal Titebilidade, que cansa cachorro mais que forno de frango assado. Mas a verdade é que fica difícil contestar os resultados desse time brasileiro atual. Afinal desde que o treinador assumiu o retrospecto positivo é de quase 83%. Venceu 26 de seus 32 jogos no comando da Seleção. Mas […]

O post Resultado inúteis abafam discurso chato e outras coisas mais… apareceu primeiro em Craque Neto 10.