Arquivo da categoria: Ivan Dodig

Croácia conquista segundo título da Davis

Leia o post original por Fernando Sampaio

A Croácia levou o título da Copa Davis 2018 batendo neste domingo a França na cidade francesa de Lille. E, pela segunda vez, Marin Cilic foi mais uma vez o carrasco dos franceses. Em 2016 Cilic venceu três partidas na semifinal contra os franceses. Desta vez Cilic venceu as duas partidas de simples, sexta-feira contra Jo-Wilfried Tsonga e neste domingo marcou o ponto decisivo contra Lucas Pouille, parciais de 76 (3) 63 63

“Não é todo dia que você se torna campeão mundial”, disse Cilic momentos após a vitória. “Para nós é um sonho que se tornou realidade, para esta nação, somos tão apaixonados, você pode ver que os fãs estão se divertindo. Eu sinto que na Croácia isso vai ser incrível também “.

Na sexta-feira a Croácia já havia dado o passo decisivo para a conquista do seu segundo título. Borna Coric abriu o confronto batendo Jeremy Chardy por 3 a 0, parciais 6/2, 7/5 e 6/4. Depois, Cilic venceu Tsonga também por 3 a 0, parciais 6/3, 7/5 e 6/4. A França conseguiu sua única vitória nas duplas. Sábado, Nicolas Mahut e Pierre-Hugues Herbert venceram Ivan Dodig e Mate Pavic por 3 a 1, parciais 6/4, 6/4, 3/6 e 7/6.

Com os franceses perdendo por 2 a 1, Yannick Noah tinha que vencer os dois jogos deste domingo para se tornar o primeiro time desde 1939 a virar um 2-0 numa final da Copa Davis. O capitão da equipe francesa apostou em Lucas Poullie no lugar de Jeremy Chardy.  Em 2017, Pouille marcou o ponto decisivo contra a Bélgica na conquista do décimo título da França na Copa Davis. Mas, Cilic estava muito sólido e venceria qualquer um dos atuais tenistas franceses.

A primeira conquista da Croácia em 2005 também fora de casa. Os croatas venceram a Eslováquia em Bratislava. Esta foi a quinta vez nas seis edições mais recentes do torneio em que o país visitante conquistou o título. Além vitória na final fora de casa, a Croácia venceu este ano três confrontos em casa: Canadá, Cazaquistão e Estados Unidos.

Croácia, campeã da Davis em 2005 e 2018 !!!

Bryan e Sock levam o título de duplas, Melo e Kubot ficam com o vice

Leia o post original por Fernando Sampaio

Mike Bryan e Jack Sock  detonaram na final de duplas do Aberto dos Estados Unidos. Os norte-americanos não deram a menor chance para a dupla Marcelo Melo e Lukasz Kubot, venceram por 6/3 e 6/1 em 1 hora e 14 minutos. A parceria norte-americana, recém formada, ganhou os dois Grand Slams que disputou: Wimbledon e US Open. Portanto a dupla não sabe o que é perder uma partida de Grand Slam.

Marcelo Melo e Lukasz Kubot ficaram com o vice-campeonato. O resultado colocou a dupla entre as oito melhores da temporada com 3.570 pontos. No ranking individual de duplas da ATP, o mineiro passou de 14º para 6º. Kubot subiu de 13º para 5º. Ambos tem 5.790 pontos mas pelo primeiro critério de desempate – torneios disputados ao longo de 52 semanas – Melo tem uma competição a mais.

“Um grande momento para nós, por ter chegado a mais uma final de Grand Slam. Muito orgulhoso por estar aqui, disputar esta final. Eles foram muito bem hoje (sexta) para ficar com o título”, explicou Marcelo.

Marcelo Melo participou de quatro decisões de Grand Slam na carreira, tem dois títulos (Wimbledon 2017 – com Kubot – e Roland Garros 2015 – com o croata Ivan Dodig) e dois vice-campeonatos (US Open 2018 – com Kubot – e Wimbledon 2013 – com Dodig).