Arquivo da categoria: Jerusalém

Veja como Obama, Cameron e Shimon Peres abriram em Jerusalém a 19ª Macabíada Mundial, o 5º maior evento esportivo do mundo segundo o COI. Fotos, vídeos e áudios você curte aqui no blog Terceiro Tempo

Leia o post original por Milton Neves

Texto e fotos: Rafael Neves e Netto Neves
Direto de Israel

Sabra. Não muito familiar para os brasileiros, esta fruta típica de regiões áridas é comumente usada para definir o povo israelense. Por fora, espinhos e a aspereza necessária para conseguir existir neste lugar do mundo. Por dentro, uma vez vencidos os espinhos e a casca grossa, apenas doçura.

Certamente ontem foi uma noite de doçura para os todos os presentes na abertura da décima nona edição das Macabíadas, no bonito Estádio Teddy Kollek, em Jerusalém. Apesar da sisudez dos discursos do nonagenário presidente Shimon Peres e do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu – que se referiu à capital israelense como sendo inegociável e indivisível -, o evento foi uma descontraída confraternização entre judeus de 78 países.

Gente de lugares muito diferentes entre si, mas que dividem uma origem em comum. Isso ficou claro quando foi tocado o primeiro acorde do Hatikva (hino israelense), cantado em uníssono por judeus de várias bandeiras, de Guiné-Bissau à Bielorrússia, das Ilhas Maurício à Grã-Bretanha, da Argentina ao Brasil, de Cuba aos Estados Unidos.

Até a data de abertura do evento não foi escolhida por acaso. A quinta-feira foi dia 18, número cabalístico judaico que significa “chai”, ou vida.

Após a pira olímpica ser acesa pela ginasta norte-americana Aly Haisman, artistas israelenses fizeram um animado show que terminou pouco antes da meia-noite.

Ainda bem que sexta a partir das 15hoo horas começa o shabat (dia de descanso dos judeus) e os atletas poderão descansar da animada – e longa – abertura.

 

Tocha acesa no estádio Teddy Kollek

Atleta americana ganhadora do ouro Olímpico acende a tocha das Macabíadas

Preparados para cerimônia de abertura das Macabíadas

Benjamin Netanyahu discursou em tom firme para o público! O primeiro-ministro foi ovacionado pelos presentes

Brasil toma conta do Teddy Kollek

Judeu mexicano

Presidente de Israel Shimon Peres, que comemorava 90 anos de idade, também discursou e foi aplaudido de pé pelos presentes

Estádio de pé para o hasteamento da bandeira de Israel

Brasileiros estavam em grande número nas arquibancadas. A emoção era clara no rosto de cada um

Abertura das Macabíadas

Apresentando a Suíça

Israel, o  bom pivô da seleção brasileira de basquete, no centro, no início da cerimônia

Na quinta-feira (18 de julho de 2013), no estádio Teddy Kollek, na cidade de Jerusalém, aconteceu a abertura da décima nona edição das Macabíadas, com o desfile de delegações do mundo  inteiro.

Shimon Peres, o presidente de Israel, é o estadista mais idoso do mundo, 90 anos, completados na última terça-feira (16.07.2013), prestigiou  o evento que conta com mais de 9.000 atletas, representando 78 países e  que disputarão 42 modalidades.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama e o primeiro-ministro da Inglaterra David Cameron celebraram a realização dos Jogos Macabeus, a Olimpíada Judaica, via vídeo, assista abaixo:

E mais imagens…