Arquivo da categoria: Neymar Pai

Novela Neymar apresenta mais um capítulo e parece não ter fim. Ao atacar fortemente LAOR e Odílio e defender o seu pai, o craque do Barça mostra sua insatisfação e preocupação, sinalizando que as coisas estão se complicando demais. Enquanto isso a Justiça espanhola fecha o cerco em torno do Barcelona. O que será o fim disso? Saca aí, Neymar: você está de saco cheio, seu pai de bolso abarrotado e o Santos, dos péssimos LAOR e Odílio, de cofres vazios!

Leia o post original por Milton Neves

Neymar post

A interminável “novela Neymar” segue dando pano para a manga.

O craque do Barcelona se irritou com a entrevista concedida na última segunda-feira por LAOR ao SporTV, quando o dirigente disse que Neymar pai deu uma “demonstração de falta de caráter”.

Confiram abaixo a resposta de Neymar, publicada em seu Instagram oficial:

“Mais uma vez estou tomando a liberdade de falar em um assunto que já passou dos limites… Hoje eu entendo o meu irmão PAULO HENRIQUE GANSO de não ter ficado no Santos, não foi porque ele não gostava mais do clube e nem queria jogar no Santos, foi sim por causa da diretoria !! Sempre respeitei todos eles e fui muito profissional.. Estou totalmente decepcionado com o ex presidente LAOR e o atual ODILIO .. Principalmente o LAOR que sempre o tratei com o maior carinho e admiração, hoje se foi tudo com o que ele disse a respeito do meu PAI .. To de saco cheio dessa balela, ta enchendo o saco tanta falação !! Se ele pensou que meu Pai era burro, se enganou muito !! Sou fã e continuo sendo do meu Pai por ter me colocado onde estou e se ele ganhou milhões, qual o problema ? .. Ele trabalhou e não ficou esperando nada cair do céu.. Agora deu né .. Desculpa torcida Santista, mas não vai ser por causa de “duas ou mais pessoas” que meu carinho pelo SANTOS FUTEBOL CLUBE vai mudar…”.

Pelo visto, essa novela ainda vai dar muito o que falar e derrubar muita gente.

Afinal, a Justiça espanhola já fechou o cerco em torno do Barcelona, que jura de pés juntos não ter feito nada de errado.

Mas, e então, para você que acompanha neste espaço todo o desenrolar desta história: quem tem razão?

Opine!

Neymar pai desmente Luis Álvaro de Oliveira Ribeiro publicando carta que o presidente do Santos assinou no dia 8 de novembro de 2011. E agora, Laor, como fica você que sempre garantiu que nunca tinha assinado nada? Enquanto isso, o Ministério Público já investiga desde o ano passado se pai de Neymar cometeu crime tributário! E Laor assinou carta que Neymar poderia negociar com “quaisquer entidades”, mas no pé do documento já tinha o carimbo do Barcelona. Ou foi colocado depois?

Leia o post original por Milton Neves

E o caso Neymar continua dando pano para a manga…

Agora, Neymar pai e Laor, que vinham jogando juntos, apontaram seus canhões um contra o outro.

Ontem, em entrevista à ESPN, o pai do craque do Barcelona disse que tinha em seu poder um documento assinado pelo presidente santista que autorizava Neymar a negociar com qualquer time do mundo.

Laor, na mesma ESPN, mas na manhã de hoje, se defendeu afirmando que não havia nada por escrito.

“Ele me perguntou se eu o autorizava a conversar com outros clubes e respondi que não tinha como proibir. Você pode conversar com quem quiser”, declarou o hoje presidente licenciado do Peixe.

No entanto, Neymar pai divulgou logo após a entrevista do dirigente o documento abaixo, do dia 8 de novembro de 2011:

Documento neymar

E agora, como fica Laor, que sempre garantiu não ter assinado nada?

 

Sobre o Ministério Público investigar o pai de Neymar, vejam a matéria de Paulo Passos

Paulo Passos
Do UOL, em São Paulo

O pai de Neymar está sendo investigado pelo Ministério Público Federal por suspeita de crime tributário. A Procuradoria da República em Santos instaurou procedimento investigatório criminal para apurar eventuais irregularidades por parte de Neymar da Silva Santos, responsável pela empresa N & N Consultoria Esportiva e Empresarial Ltd. O MPF em Santos enviou ofício à Receita Federal do Brasil requisitando informações sobre a situação da empresa perante o fisco.

A investigação iniciou em 2013, após a transferência de Neymar para o Barcelona. Na semana passada, o clube catalão divulgou os valores do acordo. A equipe gastou mais de 86 milhões de euros para ficar com o atleta. Metade desse valor, 40 milhões de euros foram pagos à empresa do pai de Neymar pai, sendo que 10 milhões em 2011.

A assessoria de imprensa do Ministério Público Federal informa que foi enviado ofício ao Delegado da Receita Federal em Santos requisitando uma série de informações.

“No curso da investigação instaurada pelo MPF em Santos, não foi possível, de forma consistente, elucidar por completo a questão fiscal da empresa, que segundo informações fornecidas pela  Fazenda Nacional indicariam a existência de débitos tributários. Nas informações já recebidas pelo MPF não foi possível definir o atual estado dos débitos, se há parcelamentos ou se existe inscrição junto à divida ativa”, informou o Ministério Público Federal, em nota.

Opine!

Pai de Neymar resolveu se pronunciar e, quando todos esperavam que ele sairia do muro, acabou ficando em cima de uma verdadeira muralha! Falou, falou, falou, mas não convenceu. Agora, o Santos está com a palavra. Que Laor saia da toca e o Conselho Deliberativo mostre seu poder de defesa do clube!

Leia o post original por Milton Neves

santos

Enfim, Neymar pai decidiu falar sobre a nebulosa transferência de seu filho para o Barcelona.

O pronunciamento foi feito na sede da NR Sports, na cidade do Santos.

No entanto, quem estava esperando que ele saísse do muro teve grande decepção.

Afinal, Neymar pai falou, falou, falou… mas não convenceu ninguém.

Durante seu discurso, lembrou por um longo tempo a carreira de Neymar (algo que todo mundo está careca de saber), e depois fez breves considerações sobre o acerto com o Barcelona.

Segundo o representante do craque do Barça e da Seleção Brasileira, o clube catalão pagou 10 milhões de euros em 2011 para ter prioridade após o término do contrato com o Santos, em 2014.

Se Neymar assinasse com outro clube, deveria devolver o valor e ainda pagar uma multa de 30 milhões de euros.

Para aceitar, Neymar pai solicitou a mesma contrapartida. Assim, se o jogador cumprisse o acordo e se transferisse para o Barcelona, ficaria com o adiantamento e ainda receberia outros 30 milhões de euros, o que acabou ocorrendo.

Mas agora, com a permissão do ótimo blogueiro Ricardo Perrone, do UOL, deixo as seguintes perguntas, feitas por ele em texto do último domingo. E o curioso é que nenhuma delas foi respondida por Neymar pai hoje. A bem da verdade, talvez por ninguém ter perguntado

1 – Por qual motivo o Barcelona diz que a empresa dos pais de Neymar recebeu 40 milhões de euros por ter o direito de escolher onde o jogador atuaria se ela não era dona dos direitos federativos e nem da totalidade dos direitos econômicos?

2 – Pela versão do Barça, Neymar já tinha compromisso com o clube espanhol na final do Mundial de clubes. O jogador não vai esclarecer a situação para a torcida do Santos?

3 – O Santos autorizou o Barcelona a negociar com o atleta que estava sob contrato?

4 – Se não autorizou, a direção santista vai denunciar o  Barça à Fifa por assédio?

5 – Qual a influência e o trânsito de Neymar pai nas categorias de base do Santos a ponto de sua empresa receber do Barcelona para seguir jovens  talentos do alvinegro?

Opine!

Neymar jogou o Mundial já comprometido com o Barcelona

Leia o post original por Odir Cunha

messi e neymar
Um mês antes da final o Barcelona tinha pago por Neymar a primeira parte de 10 milhões de euros.

Em novembro de 2011, um mês antes de entrar em campo para enfrentar o Barcelona pelo título mundial, Neymar havia recebido do clube catalão a primeira parte de um pagamento de 10 milhões de euros como adiantamento pela compra de seu passe. Ou seja, o garoto já estava comprometido com o clube que sonhava defender um dia. Então, fica a primeira pergunta: com que cabeça e ânimo o jovem craque deve ter entrado em campo para o jogo mais importante do Santos dos últimos 50 anos?

Como ficamos sabendo nestes últimos dias, Neymar sempre sonhou jogar no Barcelona – que ele considera mais do que um clube de futebol – e atuar como garçom de seu ídolo, Messi. Com a pequena fortuna de adiantamento do Barcelona paga, estrategicamente, a partir de um mês antes do provável confronto entre os dois times, é evidente que o atacante do Santos, na euforia de seus 19 anos, estava totalmente despreparado psicologicamente para atuar naquela partida frente o poderoso campeão europeu.

Uma decisão de Mundial é para se matar ou morrer, é jogo para se dividir com a cabeça, como costumava dizer Clodoaldo – ainda mais para um time sul-americano, que tem nessa competição a chance única de mostrar sua cara e ser respeitado pelo mundo. A forma apática, conformada, com que o Santos se apresentou, pode ser explicada, em parte, pelo desinteresse de Neymar. Ele sabia que se brigasse, arrumasse confusão, fosse considerado hostil pelos jogadores e pela comissão técnica do Barcelona, ainda poderia ter sua contratação vetada. Então, foi dócil, pouco atrevido, quase submisso.

A informação do adiantamento de dez milhões está no site oficial do Barcelona e foi divulgada pelo vice-presidente do clube, Josep Maria Bartomeu. Se o dinheiro foi entregue a Neymar sem o conhecimento do Santos, então o caso deve ir à Fifa, o negócio poderá ser impugnado e o Barcelona arcará com punição pesada. Porém, se o Santos sabia de tudo, o que é a hipótese mais provável, então chega a hora da segunda pergunta: Por que a diretoria santista, o pai de Neymar e o próprio jogador negaram o tempo todo que já tinham um pré-acordo com o Barcelona?

E logo em seguida somos obrigados, nessa busca pela verdade, a fazer outra pergunta crucial: Por que aceitaram um negócio com o Barcelona um mês antes do Mundial da Fifa, no qual, provavelmente, o clube catalão seria o adversário do Santos na disputa pelo título? Será que era tão difícil perceber que isso iria ficar martelando na cabeça de Neymar e reduziria drasticamente o seu desempenho?

Por fim, a questão primordial: por que a direção do Santos escondeu do próprio Conselho do Clube e dos seus 50 mil sócios que Neymar já estava negociado com o Barcelona e já tinha recebido 10 milhões de euros do time catalão? Como fica agora a confiança dos conselheiros, dos sócios e dos torcedores do Santos nessa diretoria?

Não sei, mas acredito que depois dessa quebra total de confiança entre os santistas e a direção do clube, a atitude mais correta e ética que as pessoas do Santos envolvidas nesse caso deveriam tomar é colocar seus cargos à disposição e, se o estatuto permitir, marcar novas eleições para a presidência do clube. Não haverá mais clima para continuar convivendo e aceitando decisões de gente tão mentirosa.

Reveja o desempenho de Neymar contra o Barcelona, na final do MUndial da Fifa:

O que você achou disso tudo?

Athiê revelou e segurou Pelé por 18 anos. Marcelo Teixeira revelou e segurou Neymar. LAOR herdou e “doou” a joia santista. E o craque acabará optando pela técnica e beleza do Barcelona ou o dinheiro do Real Madrid?

Leia o post original por Milton Neves

Mas ruim é essa falsa novela Neymar.

O jogador, filho de pai antenado e esperto, já deixou  oficialmente o Santos FC de dirigentes infelizes.

E não adianta fazer charminho com carinha de desespero.

Entregaram a rapadura para os dois “Neymares” e agora não adianta chorar.

A antecipação da data de vencimento do contrato de Neymar foi a pisada de bola do século.

Eu também dormi de botinas.

Como jornalista, santista e até como conselheiro, péssimo, que fui.

Só Andrés Sanchez e o comentarista Mauro Cezar Pereira, da ESPN, cantaram a pedra certa.

E quem fez a burrada gigantesca ficará nos próximos 15 anos sofrendo de monumental dor de cabeça, arrependimento e passivo de cobranças eternas.

É que Neymar, do Barcelona ou do Real Madrid, iluminará o futebol por mais de uma década ficando o Santos sem ele, sem sua história, com dinheiro de “pinga”, sem time, sem motivação e quebrado.

Neymar ainda não mostrou nem 25% do enorme talento que recebeu de Deus.

Culpa do horroroso time do Santos e da comunzinha Seleção Brasileira.

Mas o Santos não morrerá.

Foi eternizado em 18 anos por Pelé e pelo torcedor comum, o torcedor só torcedor, torcedor família, desorganizado e distante dos bastidores de um clube do “esporte bretão”.

E este é o grande trunfo do futebol: o torcedor que ama seu time de graça e de coração e que nem quer saber das entranhas escuras da bola.

É um mundo hipócrita, nojento, asqueroso.

O futebol, de longe, da arquibancada, pela TV, não tem nada mais bonito.

A decisão alemã da fantástica Liga dos Campeões da Europa-2013 é mais uma prova disso.

Nossos Brasileiros e Libertadores também são bons, mas perdem de 8 a 3 da “Champions League”.

Libertadores que será do Galo.

Quinta-feira ele, sempre azarado (e operado), teve sorte de campeão.

De 0 a 2 para 2 a 2 no finalzinho, obteve resultado que o coloca nas semifinais do torneio, já sem adversários fortes.

Afinal, “Caiu no Horto, tá Morto”!

Ou, “No Sintético o Galo Empata e no Horto, Mata”!

E “Até no Sintético dá Atlético”!

Na verdade, o Galo NUNCA esteve na fila, apenas estava paciente e conscientemente esperando chegar 2013.

Sim, a empolgação é total, mas na vida o otimismo sempre goleia a depressão.

Não ganhou nada ainda, mas o cavalo paraguaio dos precipitados já está pastando em outros CTs de São Paulo, Porto Alegre e até das Laranjeiras, no Rio.

Que inventem outro bicho para o Galo.

Serve o zoológico inteiro, até a zebra!

E você, torcedor? Se fosse o Neymar,  jogaria no Barcelona ou no Real Madrid?

A verdade, só a verdade, sobre os Neymares e eu

Leia o post original por Odir Cunha

Fiquei abismado sobre a nota que saiu no site oficial de Neymar sobre mim. Sei que não foi Neymar da Silva Santos quem escreveu, e sim o seu assessor Eduardo Musa, mas fiquei preocupado por perceber que Neymar está avaliando declarações inverídicas de um funcionário de sua equipe que distorce os fatos e usa de todos os recursos – até a deselegância de divulgar e-mails que trocamos confidencialmente – para me jogar contra Neymar, pai e filho.

Em primeiro lugar, e os leitores do meu blog sabem, não tenho absolutamente nada a esconder e costumo usar desses, digamos, mal entendidos, para esclarecer os fatos. O leitor tem o direito de saber a verdade e como ela envolve o melhor jogador sul-americano da atualidade, minha obrigação é faze-lo.

Todos sabem que quando escrevo que adoro Neymar, adoro mesmo. Adoro seu talento, seu coração e seu caráter. Declaro isso desde a primeira vez que o vi jogar, pelo Paulista de 2009. E quero, quero mesmo, nunca escondi isso, que ele permaneça a vida inteira no Santos e no Brasil. Quem tiver paciência, pesquise o primeiro texto que escrevi sobre o garoto quando estreou no Santos, e procure depois por todos os posts nos quais comprei e compro briga com colegas jornalistas que preferem vê-lo longe de nós.

Já disse pessoalmente a Neymar que ele é mais importante para o Brasil do que para a Europa, que aqui ele fará a diferença, influenciando os jovens e chacoalhando esse complexo de vira-latas que faz com que nossa imprensa esportiva considere abandonar o futebol brasileiro como o caminho mais viável para ele.

Lancei no blog e no twitter a campanha para que Neymar e Ganso fossem convocados por Dunga para a Copa de 2010, lancei a campanha pelo “Dia do Fico” quando da primeira proposta séria, do Chelsea, em 2010. Pressinei até rudemente a direção do Santos para dar tudo que Neymar e seu pai pedissem, a fim de que o garoto não fosse embora. Acho até que extrapolei a condição de jornalista para defender Neymar dos abutres que o menosrezam e querem ver o seu mal.

E já que não tenho dinheiro e nem parentes importantes, uso de argumentos para convencer a ele e a quem cuida de sua carreira de que ainda é cedo para ir embora em busca de um destino incerto. E se meus artigos incomodam tanto, a ponto deste último provocar uma resposta no site oficial de Neymar, é porque calam fundo na consciência de quem se sente tocado por eles.

Bem, mas o objetivo deste post é esclarecer as acusações escritas por Eduardo Musa no site oficial de nosso Menino de Ouro. Vamos, então, ao seu texto e as verdades sobre cada um dos fatos relatados. Principia ele:

Há algum tempo fomos procurados insistentemente pelo jornalista Odir Cunha, um profissional bastante identificado com o Santos FC e autor de vários livros dedicados a contar a história do clube pelo qual declaradamente torce. Ele mostrava disposição em escrever um livro sobre o Neymar Jr a quem, palavras dele, “simplesmente adorava”!!

Seguiu-se a troca de e-mails tradicional em toda negociação comercial. Claro está que não se trata de uma publicação escrita por um fã que deseja apenas elevar a imagem de um clube e de um atleta. Há toda uma preocupação comercial neste tipo de ação e não foi diferente com o Sr. Odir Cunha. O que não é nenhum pecado, deixo claro.

Em primeiro lugar, reproduzir os e-mails comerciais foi um gesto extremamente amador e comprometedor do sr. Musa. Com que confiança outras pessoas tratarão de negócios com ele, sabendo que de uma hora para outra todas as condições confidenciais de uma negociação virão a público?

Mas, aspectos éticos a parte, vamos aos fatos. Em meados de 2011 fui procurado por Marcia Batista, editora-chefe da editora Universo dos Livros, com a proposta de escrever um livro sobre Neymar. Ela sabia de minha afinidade com o Santos e dos livros que eu já tinha escrito sobre o clube. É claro que gostei da idéia. O projeto foi encaminhado ao sr. Musa, mas não andou.

Em 2012 eu era editor do Selo Jovem da Novo Conceito, editora de grande prestígio, sediada em Ribeirão Preto, e surgiu a idéia de lançarmos um livro sobre Neymar, aproveitando sua grande penetração entre os adolescentes. Depois de troca de e-mails pelos quais informei o currículo invejável da Novo Conceito, editora que ficou entre as que mais venderam livros em 2011 e 2012, marquei reunião com o sr. Musa e fui ao seu escritório, em Santos.

Na reunião, fiquei sabendo que Neymar preferiria que seu livro fosse escrito por um amigo dele, a quem já havia prometido a tarefa. Concordei prontamente. O essencial, para mim, era editar e lançar o livro. Como alguém que já escreveu tantos livros de esporte, entre eles a biografia de Oscar Schmidt, é óbvio que eu gostaria de ter a honra de contar a história de Neymar, mas na mesma reunião me convenci de que um autor mais próximo e mais familiarizado com o estilo de vida de Neymar, poderia se sair melhor.

Voltei para Ribeirão Preto e passei a responder, por e-mail, todas as informações pedidas pelo escritório do sr. Musa. Ofereci a ele o máximo que a editora podia, com relação a royalties, marketing, divulgação. Até que recebi o pedido do escritório do sr. Musa que, além do livro de Neymar, a editora teria de fazer uma outra obra, sobre o pai de Neymar. Não pude concordar. Expliquei que como o pai era importante para a vida e a carreira do filho, dedicaríamos um bom capítulo sobre ele, mas não havia interesse comercial em fazer um livro apenas sobre o pai de Neymar. A partir daí os contatos cessaram e o projeto foi abortado.

No post no site oficial de Neymar ainda está escrito: Apenas estranho que alguém que defenda tanto o Santos FC em seus textos não pense, em momento algum, em participar o clube nas receitas provenientes da venda do produto. Afinal, mesmo que indiretamente, o livro que seria desenvolvido usaria a imagem do clube. Digo isso com tranqüilidade baseado no primeiro e no terceiro dos e-mails reproduzidos abaixo onde são discutidos percentuais sobre as venda.

Aqui há uma confusão muito grande e, provavelmente, Eduardo Musa tenha se valido de outras fontes para produzir esse parágrafo. Esse tema já foi motivo de uma discussão minha com o Arnaldo Hase, assessor de comunicação do Santos, e com Armênio Neto e Luciana Xavier, do departamento de marketing do clube.

Respeito as opinião deles, claro, mas acho que um livro, uma obra cultural, não deveria pagar royalties aos clubes. Se obras artísticas e culturais dessem dinheiro neste País, não haveria tantas leis de incentivo à cultura. Quando se coloca 10%, ou mesmo 8% de royalties de um livro para o clube, as contas não fecham. Vamos checar?

Do preço de capa de um livro, 55% metade ficam com a distribuidora e a livraria. Coloque mais 8%, que seja, para o clube, e terá 63%. Coloque mais 8% para o autor, e chegará a 71%. Ou seja, apenas 29% irá para a editora, que investiu em profissionais qualificados, papel, impressão, escritório, depósito e ainda paga imposto sobre as vendas.

Então, é necessário que um livro venda no mínimo 10 mil exemplares para começar a dar lucro para uma editora no Brasil. E menos de 1% (um por cento) dos livros lançados sobre futebol vende isso. Portanto, a não ser em datas específicas – como a comemoração de um grande feito –, livros sobre futebol são deficitários. Sempre disso isso e sempre defendi que ao menos o Santos não cobrasse royalties, pois isso estimularia mais editoras e mais autores a escreverem sobre a história do nosso glorioso Alvinegro Praiano.

Para concluir o assunto, lembro de uma conversa que tive com um gerente de marketing do Santos de uma gestão anterior: “Um dos maiores argumentos de marketing do Santos não é a sua história?”. “Sim”, ele respondeu. “Se ninguém fizesse um livro sobre a história do Santos, o próprio clube não teria de fazê-lo?”. “Sim”, ele concordou novamente. “Pois então”, concluí, “se há uma boa editora interessada em editar o livro por sua conta e risco, e se esse livro poderá ser usado pelo marketing do clube, por que inibir essa editora cobrando-lhe royalties?”.

Enfim, ajudo o Santos divulgando-lhe a história, resgatando suas conquistas, pagando minha anuidade de sócio (mesmo sendo jornalista e podendo entrar de graça nos jogos), argumentando e até mesmo brigando contra os que querem diminuí-lo. Também incentivo, ajudo e apoio quem pesquisa e escreve sobre o Santos, mas não posso concordar com o tratamento que coloca livros no mesmo nível de latinhas de cerveja e pacotinho de biscoito. Quem preserva a história, a cultura do Santos, deve ser incentivado, e não taxado.

O post no site do nosso ídolo prossegue: Chegamos em determinado momento a receber o jornalista no escritório da NR Sports, em Santos. Eu não estava presente. Todas as conversas foram conduzidas pelo Sr. Eduardo Musa. Eu e minha família não o conhecemos pessoalmente e não fazemos questão de conhecer. As negociações foram interrompidas a meu pedido em razão de termos sido informados sobre o caráter do jornalista, informação que viria a se confirmar com os fatos de hoje.Este parágrafo obviamente não foi escrito por Neymar. Talvez por Neymar pai, ou mesmo Eduardo Musa. Tive pouco contato com o Neymar craque – entre eles a participação em um programa de fim de ano na TV Gazeta –, mas sempre deixei claro que o admirava e o respeitava. Sem contar os muitos artigos que escrevi ressaltando suas qualidades e fechando os olhos para suas idiossincrasias de menino. Na verdade, as negociações sobre o livro não foram interrompidas por Neymar ou mesmo por Eduardo Musa. Foram interrompidas quando não concordei em publicar um livro sobre o pai de Neymar.

O lamentável post do qual Neymar nem deve ter tomado conhecimento, apesar de ser publicado em seu site oficial, termina assim:

A negociação não avançou. O livro não foi escrito pelo Sr. Odir Cunha e publicado pela Editora a qual ele está(va) ligado. Hoje, 19/04, ele publicou um texto em seu blog – http://blogdoodir.com.br/2013/04/o-pai-de-neymar-e-a-vida-apos-a-morte/ – com graves acusações pessoais sobre a minha família. Os constantes elogios foram trocados por palavras que expõem certa mágoa com o fracasso da negociação, com a perda da receita esperada, mostrando o quanto interesses comerciais podem mover a “caneta” de um jornalista.
Lamentavelmente Sr. Odir Cunha, após recebermos você em nossa “casa”, descobrimos quem é a “mídia do mal” a quem você se referiu no e-mail encaminhado em 10/09/2012.
Você !!
Neymar da Silva Santos

É óbvio, também, que este final piegas e apelativo, não foi escrito por Neymar – que deve tomar mais cuidado antes de assinar o que seus assessores escrevem. Ficou evidente que a negociação não avançou porque não concordei em lançar um livro sobre o pai de Neymar. Com todo o respeito, acho que o livro não teria grande interesse. Não fui recebido na casa de Neymar, mas sim no escritório de seu empresário, interessado, mui justamente, em fazer um bom negócio para o seu atleta.

Em segundo lugar, não tenho mágoa alguma por deixar de escrever o livro. Não sou e nunca fui dinheirista. Nunca esqueci meus princípios por causa do dinheiro, nunca servi a dois senhores ao mesmo tempo. O livro era uma oportunidade de consolidar a imagem de Neymar junto aos jovens e com isso conquistar mais torcedores e simpatizantes ao meu Santos. Sou santista acima de tudo e vejo em Neymar alguém que já fez, tem feito e ainda pode fazer muito mais pelo time que amamos.

Não me lembrava de ter usado essa expressão “midia do mal”, mas todo santista sabe a quem estou me referindo. São as pessoas que usam dos veículos de comunicação pretensamente neutros para expulsar Neymar do Brasil (já pensou se tudo que é dito nos bastidores do futebol fosse revelado?).

Não faço nenhuma acusação contra família alguma. Ao contrário. Sei que o instinto familiar de Neymar, que o atrai para junto de seu filho, sua irmã e seus pais, é que o mantém no Brasil. Apenas apelo para a consciência cristã do pai de Neymar, que cuida da carreira do filho. E para não ser mal interpretado mais uma vez, lembrarei uma frase que o pai de Neymar deve conhecer de cor, pois está na Bíblia. Ela diz: “Muitos são os chamados, poucos os escolhidos” (Mateus, 22:14).

Meu desejo, enfim, é que apesar dos muitos chamados para ir embora, Neymar seja o escolhido para ficar no Brasil e iniciar a redenção do futebol brasileiro. Quanto a mim, esse episódio não diminuiu uma gota no imenso mar de simpatia, carinho e gratidão que sinto por Neymar, nosso eterno Menino de Ouro.

E você, o que achou disso tudo?

A verdade, só a verdade, sobre os Neymares e eu

Leia o post original por Odir Cunha

Fiquei abismado sobre a nota que saiu no site oficial de Neymar sobre mim. Sei que não foi Neymar quem escreveu, e sim o seu assessor Eduardo Musa, mas fiquei preocupado por perceber que Neymar está avalizando declarações inverídicas de um funcionário de sua equipe que distorce os fatos e usa de todos os recursos – até a deselegância de divulgar e-mails que trocamos confidencialmente – para me jogar contra os Neymares, pai e filho.

Na verdade, o texto está assinado por Neymar da Silva Santos, que é seu pai. O nome completo de Neymar tem um “Junior” no fim. Portanto, como eu previa, Neymar, o craque do Santos que amamos, não tem nada a ver com esse texto, que o pai pediu e o assessor Eduardo Musa escreveu.

Em primeiro lugar, e os leitores do meu blog sabem, não tenho absolutamente nada a esconder e costumo usar desses, digamos, mal entendidos, para esclarecer os fatos.

Todos sabem que quando escrevo que adoro Neymar, adoro mesmo. Adoro seu talento, seu coração e seu caráter. Declaro isso desde a primeira vez que o vi jogar, pelo Paulista de 2009. E quero, quero mesmo, nunca escondi isso, que ele permaneça a vida inteira no Santos e no Brasil. Quem tiver paciência, pesquise o primeiro texto que escrevi sobre o garoto quando estreou no Santos, e procure depois por todos os posts nos quais comprei e compro briga com colegas jornalistas que preferem vê-lo longe de nós.

Já disse pessoalmente a Neymar que ele é mais importante para o Brasil do que para a Europa, que aqui ele fará a diferença, influenciando os jovens e chacoalhando esse complexo de vira-latas que faz com que nossa imprensa esportiva considere abandonar o futebol brasileiro como o caminho mais viável para ele.

Lancei no blog e no twitter a campanha para que Neymar e Ganso fossem convocados por Dunga para a Copa de 2010, lancei a campanha pelo “Dia do Fico” quando da primeira proposta séria, do Chelsea, em 2010. Pressinei até rudemente a direção do Santos para dar tudo que Neymar e seu pai pedissem, a fim de que o garoto não fosse embora. Acho até que extrapolei a condição de jornalista para defender Neymar dos abutres que o menosprezam e, no fundo, querem ver o seu mal.

Já cheguei a sugerir a Eduardo Musa que consultasse Neymar sobre a possibilidade de nós, santistas, criarmos uma campanha para arrecadar dinheiro a fim de mantê-lo no Brasil. Neymar foi consultado por seu assessor e não concordou. Segundo Musa, o menino disse que não se sentiria bem sendo pago pelos torcedores, o que para mim foi mais uma prova de seu enorme caráter.

E já que não tenho dinheiro e nem parentes importantes, uso de argumentos para convencer a ele e a quem cuida de sua carreira de que ainda é cedo para ir embora em busca de um destino incerto. E se meus artigos incomodam tanto, a ponto deste último provocar uma resposta no site oficial de Neymar, é porque calam fundo na consciência de quem se sente tocado por eles.

Bem, mas o objetivo deste post é esclarecer as acusações escritas por Eduardo Musa no site oficial de nosso Menino de Ouro. Vamos, então, ao seu texto e as verdades sobre cada um dos fatos relatados. Principia ele:

Há algum tempo fomos procurados insistentemente pelo jornalista Odir Cunha, um profissional bastante identificado com o Santos FC e autor de vários livros dedicados a contar a história do clube pelo qual declaradamente torce. Ele mostrava disposição em escrever um livro sobre o Neymar Jr a quem, palavras dele, “simplesmente adorava”!!

Seguiu-se a troca de e-mails tradicional em toda negociação comercial. Claro está que não se trata de uma publicação escrita por um fã que deseja apenas elevar a imagem de um clube e de um atleta. Há toda uma preocupação comercial neste tipo de ação e não foi diferente com o Sr. Odir Cunha. O que não é nenhum pecado, deixo claro.

Em primeiro lugar, reproduzir os e-mails comerciais foi um gesto extremamente amador e comprometedor do sr. Musa. Com que confiança outras pessoas tratarão de negócios com ele, sabendo que de uma hora para outra todas as condições confidenciais de uma negociação virão a público?

Mas, aspectos éticos à parte, vamos aos fatos. A história do livro começou bem antes. Em meados de 2011 fui procurado por Marcia Batista, editora-chefe da editora Universo dos Livros, com a proposta de escrever um livro sobre Neymar. Ela sabia de minha afinidade com o Santos e dos livros que eu já tinha escrito sobre o clube. É claro que gostei da idéia. O projeto foi encaminhado ao sr. Musa, mas não andou.

Em 2012 eu era editor do Selo Jovem da Novo Conceito, editora de grande prestígio, sediada em Ribeirão Preto, e surgiu a idéia de lançarmos um livro sobre Neymar, aproveitando sua grande penetração entre os adolescentes. Depois de troca de e-mails pelos quais informei o currículo invejável da Novo Conceito, editora que ficou entre as que mais venderam livros em 2011 e 2012, marquei reunião com o sr. Musa e fui ao seu escritório, em Santos.

Na reunião, fiquei sabendo que Neymar preferiria que seu livro fosse escrito por um amigo dele, a quem já havia prometido a tarefa. Concordei prontamente. O essencial, para mim, era editar e lançar o livro. Como alguém que já escreveu tantos livros de esporte, entre eles a biografia de Oscar Schmidt, é óbvio que eu gostaria de ter a honra de contar a história de Neymar, mas na mesma reunião me convenci de que um autor mais próximo e mais familiarizado com o estilo de vida de Neymar, poderia se sair melhor.

Voltei para Ribeirão Preto e passei a responder, por e-mail, todas as informações pedidas pelo escritório do sr. Musa. Ofereci a ele o máximo que a editora podia, com relação a royalties, marketing, divulgação. Até que recebi o pedido do escritório do sr. Musa de que, além do livro de Neymar, a editora teria de fazer uma outra obra, sobre o pai de Neymar. Aí não pude concordar. Expliquei que como o pai era importante para a vida e a carreira do filho, dedicaríamos um bom capítulo sobre ele, mas não havia interesse comercial de fazer um livro apenas sobre o pai de Neymar. A partir daí os contatos cessaram e o projeto foi abortado.

No post no site oficial de Neymar ainda está escrito: Apenas estranho que alguém que defenda tanto o Santos FC em seus textos não pense, em momento algum, em participar o clube nas receitas provenientes da venda do produto. Afinal, mesmo que indiretamente, o livro que seria desenvolvido usaria a imagem do clube. Digo isso com tranqüilidade baseado no primeiro e no terceiro dos e-mails reproduzidos abaixo onde são discutidos percentuais sobre as venda.

Aqui há uma confusão muito grande e, provavelmente, Eduardo Musa tenha se valido de outras fontes para produzir esse parágrafo. Esse tema já foi motivo de uma discussão minha com o Arnaldo Hase, assessor de comunicação do Santos, e com Armênio Neto e Luciana Xavier, do departamento de marketing do clube.

Respeito as opinião deles, claro, mas acho que um livro, uma obra cultural, não deveria pagar royalties aos clubes. Se obras artísticas e culturais dessem dinheiro neste País, não haveria tantas leis de incentivo à cultura. Quando se coloca 10%, ou mesmo 8% de royalties de um livro para o clube, as contas não fecham. Vamos checar?

Do preço de capa de um livro, 55% metade ficam com a distribuidora e a livraria. Coloque mais 8%, que seja, para o clube, e terá 63%. Coloque mais 8% para o autor, e chegará a 71%. Ou seja, apenas 29% irá para a editora, que investiu em profissionais qualificados, papel, impressão, escritório, depósito e ainda paga imposto sobre as vendas.

Então, é necessário que um livro venda no mínimo 10 mil exemplares para começar a dar lucro para uma editora no Brasil. E menos de 1% (um por cento) dos livros lançados sobre futebol vende isso. Portanto, a não ser em datas específicas – como a comemoração de um grande feito –, livros sobre futebol são deficitários. Sempre disse isso e sempre defendi que ao menos o Santos não cobrasse royalties, pois isso estimularia mais editoras e mais autores a escreverem sobre a história do nosso glorioso Alvinegro Praiano.

Para concluir o assunto, lembro de uma conversa que tive com um gerente de marketing do Santos de uma gestão anterior: “Um dos maiores argumentos de marketing do Santos não é a sua história?”. “Sim”, ele respondeu. “Se ninguém fizesse um livro sobre a história do Santos, o próprio clube não teria de fazê-lo?”. “Sim”, ele concordou novamente. “Pois então”, concluí, “se há uma boa editora interessada em editar o livro por sua conta e risco, e se esse livro poderá ser usado pelo marketing do clube, por que inibir essa editora cobrando-lhe royalties?”.

Enfim, ajudo o Santos como posso, divulgando-lhe a história, resgatando suas conquistas, pagando minha anuidade de sócio (mesmo sendo jornalista e podendo entrar de graça nos jogos), argumentando e até mesmo brigando contra os que querem diminuí-lo. Também incentivo, ajudo e apoio quem pesquisa e escreve sobre o Santos, mas não posso concordar com o tratamento que coloca livros no mesmo nível de latinhas de cerveja e pacotinhos de biscoito. Quem preserva a história, a cultura do Santos, deve ser incentivado, e não taxado. Essa aomenos é minha opinião e creio que tenha o direito de tê-la.

O post no site do nosso ídolo prossegue: Chegamos em determinado momento a receber o jornalista no escritório da NR Sports, em Santos. Eu não estava presente. Todas as conversas foram conduzidas pelo Sr. Eduardo Musa. Eu e minha família não o conhecemos pessoalmente e não fazemos questão de conhecer. As negociações foram interrompidas a meu pedido em razão de termos sido informados sobre o caráter do jornalista, informação que viria a se confirmar com os fatos de hoje.

Este parágrafo obviamente não poderia ser escrito por Neymar. E acredito que nem por Musa. Mostra uma arrogância que Neymar ou seu assessor jamais demonstrariam. Dizer que não faz questão de me conhecer e julgar o meu caráter mesmo sem me conhecer é profundamente desrespeitoso.

Tive pouco contato com o Neymar craque – entre eles a participação em um programa de fim de ano na TV Gazeta –, mas sempre deixei claro que o admirava e o respeitava. Sem contar os muitos artigos que escrevi ressaltando suas qualidades e fechando os olhos para suas idiossincrasias de menino. Na verdade, as negociações sobre o livro não foram interrompidas por Neymar pai ou mesmo por Eduardo Musa. Cessaram quando não concordei em publicar um livro sobre o pai de Neymar.

O lamentável post do qual Neymar nem deve ter tomado conhecimento, apesar de ser publicado em seu site oficial, termina assim:

A negociação não avançou. O livro não foi escrito pelo Sr. Odir Cunha e publicado pela Editora a qual ele está(va) ligado. Hoje, 19/04, ele publicou um texto em seu blog – http://blogdoodir.com.br/2013/04/o-pai-de-neymar-e-a-vida-apos-a-morte/ – com graves acusações pessoais sobre a minha família. Os constantes elogios foram trocados por palavras que expõem certa mágoa com o fracasso da negociação, com a perda da receita esperada, mostrando o quanto interesses comerciais podem mover a “caneta” de um jornalista.
Lamentavelmente Sr. Odir Cunha, após recebermos você em nossa “casa”, descobrimos quem é a “mídia do mal” a quem você se referiu no e-mail encaminhado em 10/09/2012.
Você !!
Neymar da Silva Santos

É óbvio, também, que este final piegas e apelativo, foi escrito pela dupla pai de Neymar/Eduardo Musa. Ficou evidente que a negociação não avançou porque não concordei em lançar um livro sobre o sr. Neymar. Com todo o respeito por ele, de quem só tinha ouvido boas referências, acho que o livro não teria grande interesse. Não foi uma decisão pessoal, mas estritamente profissional.

Outro detalhe é que não fui recebido na casa de Neymar, mas sim no escritório de seu empresário, interessado, mui justamente, em fazer um bom negócio para o seu atleta.

Também não tenho mágoa alguma por deixar de escrever o livro. Não sou e nunca fui dinheirista. Não sou de ir à missa ou ao culto, mas não jogo meus princípios para escanteio por causa do dinheiro, nunca servi a dois senhores ao mesmo tempo. O livro era uma oportunidade de consolidar a imagem de Neymar junto aos jovens e com isso conquistar mais torcedores e simpatizantes para o meu Santos. Sou santista acima de tudo e vejo em Neymar alguém que já fez, tem feito e ainda pode fazer muito mais pelo time que amamos.

Não me lembrava de ter usado essa expressão “midia do mal”, mas todo santista sabe a quem estou me referindo. São as pessoas que usam dos veículos de comunicação pretensamente neutros para expulsar Neymar do Brasil (já pensou se tudo que é dito nos bastidores do futebol fosse revelado?).

Não faço nenhuma acusação contra família alguma. Ao contrário. Sei que o instinto familiar de Neymar, que o atrai para junto de seu filho, sua irmã e seus pais, é que o mantém no Brasil. Apenas apelo para a consciência cristã do pai de Neymar, que cuida da carreira do filho. E para não ser mal interpretado mais uma vez, lembrarei uma frase que o pai de Neymar deve conhecer de cor, pois está na Bíblia. Ela diz: “Muitos são os chamados, poucos os escolhidos” (Mateus, 22:14).

Meu desejo, enfim, é que apesar dos muitos chamados para ir embora, Neymar seja o escolhido para ficar no Brasil e iniciar a redenção do futebol brasileiro. Quanto a mim, esse episódio não diminuiu uma gota no imenso mar de simpatia, carinho e gratidão que sinto por Neymar, nosso eterno Menino de Ouro.

E você, o que achou disso tudo?

O pai de Neymar e a vida após a morte

Leia o post original por Odir Cunha

neymar e monica
Na festa de Neymar e Mauricio de Sousa, uma revelação: Magali é santista!

Tinha um tio que gostava de discursar sobre a vida após a morte. Um dia me enchi e sugeri que nos preocupássemos com a única vida que temos. Se existisse outra, que premiasse os justos e os bons, ótimo, mas só teríamos certeza depois do apito, digo, suspiro final. Lembro isso agora porque o caso me faz lembrar a comoção provocada pelo último pronunciamento do sr. Neymar.

No lançamento do personagem Neymarzinho, de Mauricio de Souza, Neymar pai disse que após a Copa de 2014 terá 100% dos direitos do filho e então ambos decidirão para que clube europeu o jovem ídolo irá.

Nós, santistas, somos emotivos e sonhadores e queremos ver Neymar repetir a longa histórica de amor entre Pelé e o Alvinegro Praiano. Porém, os tempos são outros. E os pais também. Dondinho, o progenitor do Rei do Futebol, jamais insistiu ou quis que o filho abandonasse o Santos.

Católico, Dondinho acreditava na justiça divina e cultivava a gratidão, um dos sentimentos mais nobres que um homem pode ter. Jamais incentivaria o filho a virar as costas para o clube que lhe deu guarida e apoio e tornou menos áspero o seu caminho no futebol.

Hoje os tempos são outros e outra também a fé. Ensinam-se em igrejas improvisadas até em garagens que a prosperidade material é um direito e um dever do cristão. Balela! É impossível servir a Deus e ao dinheiro ao mesmo tempo.

Estou dizendo com isso que o pai de Neymar é um mau cristão? Não, em absoluto. Sei que ele deixou de pagar o dízimo em sua igreja desde que o talento do filho o enriqueceu, mas não sei que destino dá aos milhões que recebe. Vai ver reserva uma parte para obras assistenciais, para ajudar pessoas como ele também foi um dia.

Vai ver ainda se lembre das vezes em que, mesmo embaixo de chuva, levava e trazia o pequeno Neymar em sua moto barata. Vai ver ainda se recorde dos tempos em que ele, a mulher e o casal de filhos viviam felizes e unidos, mesmo sem a fama e a fortuna que hoje os embala – e os separa.

Sim, quando terminar o contrato, talvez Neymar possa ir embora e deixe o fique sem um tostão. Mas veja que coisa curiosa: justo o Santos, que é uma empresa e que se programou para ser estritamente profissional, acabou deixando-se levar pelo coração, pelo sonho, pela paixão por um menino que trouxe com sua genialidade um pouco do passado de ouro construído pela geração de Pelé.

E justo o pai de Neymar, que vivia na igreja, que sabia tudo sobre os ensinamentos de Deus, um especialista em fraternidade e compaixão, uma pessoa simples que defendia a tese de que “é mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha do que um rico ir para o reino dos céus”, justo essa pessoa pode levar nosso herói embora e deixar o Santos com as calças na mão.

Digo que é o pai, e não o filho, porque sei que Neymar não é dinheirista. Mais influenciado pela mãe, o garoto estaria feliz mesmo que não tivesse a fortuna que tem. Seu maior tesouro é o filho, os amigos, a irmã, a presença dos pais – que, mesmo separados, vivem no mesmo prédio – e o carinho dos torcedores, principalmente dos santistas.

Neymar já afirmou que nunca sairia do Santos e deixaria o clube de mãos abanando. Eu acredito nele e creio que ninguém tem motivos para desconfiar de suas palavras, pois sempre foi ele, e mais ninguém, que decidiu recusar as muitas propostas de clubes europeus e continuar na Vila Belmiro.

Não sei se há vida depois da morte, mas posso afirmar que os jogadores passarão – por melhores e mais carismáticos que sejam – e o Santos prosseguirá, forte e eterno. E com ele prosseguirão, amadas e perenes, as pessoas que o honraram e o gratificaram.

E pra você, haverá vida depois de Neymar?

Neymar e as apostas

Leia o post original por Wanderley Nogueira

O Terra noticiou: “Em nota oficial, o Santos se manifestou sobre a informação veiculada pelo jornal catalão Sport, sobre uma possível venda do atacante Neymar para o Barcelona, e reforçou que o jovem atleta permanece na Vila Belmiro ao menos até o Mundial de 2014.

Segundo o periódico, o time espanhol teria reservado 40 milhões de euros (cerca de R$ 105 milhões) para confirmar um período firmado a longo prazo. A publicação destaca ainda que 10 milhões de euros (R$ 26 milhões) já teriam sido pagos para a outra parte da negociação, mas sem informar qual seria a operação no caso.

Por outro lado, o clube praiano reforça, de acordo com o comunicado emitido, a sua posição de que Neymar não será negociado antes da Copa do Mundo no Brasil.

“Não há negociações em andamento, e o clube reforça ainda que o atacante tem contrato até 2014 e cumprirá até o final”, diz a nota.

Alvo de especulações da imprensa europeia, principalmente da espanhola, que sempre coloca Barcelona e Real Madrid como fortes candidatos a contar com o seu futebol, Neymar se manifestou na semana passada sobre os comentários acerca do seu destino.

Depois do empate com o Atlético-MG, no dia 17, na Vila Belmiro, o camisa 11 do Santos se posicionou de maneira firme sobre o assunto. “Quem toma conta da minha vida, da minha carreira, somos eu e o meu pai. A partir do momento em que vocês ouvirem da minha boca que eu vou sair, ou da boca do meu pai, aí podem ter certeza. Enquanto isso, todos podem ficar tranquilos: não vou sair do Santos”, afirmou.

Confira na íntegra a nota oficial emitida pelo Santos:

Santos FC nega venda de Neymar para o Barcelona

O Santos FC rechaça qualquer possibilidade de venda do jogador Neymar para o Barcelona e qualquer outro time. Não há negociações em andamento, e o clube reforça ainda que o atacante tem contrato até 2014 e cumprirá até o final.”

Bastou mais uma informação vinda da Espanha, e outro desmentido do Santos, para que pelas redes sociais torcedores de todos os clubes falassem sobre o assunto.

Há uma quase certeza, de todos os lados, que após o Mundial 2014 , Neymar irá para a Europa.

Isso nem tem dado muitas discussões ou divergências.

A questão atual é saber se Neymar irá ou não sair do Santos em 2013 .

Sairá ou não em 2013? Sim ou não? O que você acha?

Tem gente até apostando quando será o final da novela…

Nasce Davi Lucca, o filho de Neymar. Se seguir os caminhos do atual craque santista, os dois estarão juntos em 2028 na campanha do octo campeonato da América!

Leia o post original por Milton Neves

Crédito da imagem:
@CowboySl

O menino mal nasceu e já está em tudo o que é página de esportes. Ele sequer deu os primeiros passos e o mundo inteiro já quer saber se vai seguir o caminho do pai!

Fazer gols, muitos gols, também, dentro dos campos…

Como tantos outros filhos de craques já fizeram. Alguns, para o bem do futebol…

 

Edinho,
O filho do Rei Pelé.

Ademir da Guia,
herdou o talento de Domingos da Guia.

Gabriel,
filho do corintiano Wladimir.

Djalminha,
filho de Djalma Dias.

Diego Forlán,
filho de Pablo Forlán.

Richarlyson,
filho de Lela e irmão de Alecsandro.

La Brujita Verón,
filho de La Bruja Verón.

Leandro Amaral,
filho de Julio Amaral.

Thiago Coimbra,
filho do Galinho Zico.

Paolo Maldini,
filho de Cesare Maldini.

 

Neymar estreou, aos 17 anos, em 07 de março de 2009 contra o Oeste, no Pacaembu. O Santos venceu por 2 a 1.

Bom como é, não demorou a comemorar o primeiro gol. Foi em 15 de março, 8 dias depois, contra o Mogi-Mirim, na vitória do Peixe por 3 a 0.

Em 2028, quando Lucca completar 17 anos, Neymar terá 36. Do jeito que vai a medicina esportiva, eu não duvido de que ele consiga jogar com o filho.

Ainda que seja uma bananeira que já deu cacho…

Para isso, no entanto, resta saber como será a educação do pequeno Davi Lucca. Este, sim, é o primeiro passo.

Será que Neymar e a jovem mãe do garoto terão estrutura emocional para cuidar da criança?

O que vai acontecer quando o Pelézinho trocar o Santos pelo Real Madrid depois do mundial interclubes?

Mais do que ser um grande craque, a torcida é para que Davi Lucca seja um homem como é Neymar e que tenha a mesma educação que o pai recebeu do bom Neymar da Silva, o Neymar Pai, agora, Neymar avô.

Se assim for, Davi Lucca terá tudo para escolher o próprio futuro e, com um décimo do talento herdado do pai, poderá, sim, jogar com Neymar a final da Libertadores da América de 2028.

E o Santos conquistará seu oitavo título sul-americano seguido, em cima do Corinthians, que nunca vai sentir o gosto da América!