Arquivo da categoria: PSG

Pontos fortes e fracos de Neymar, Barça e PSG na ‘novela’ com brasileiro

Leia o post original por Perrone

Abaixo, veja os pontos fracos e fortes dos envolvidos na “novela” em que se transformou o possível retorno de Neymar ao Barcelona.

Neymar

Ponto fortes

Sua vontade – Nesses casos, em geral, os clubes não querem ficar com jogadores insatisfeitos e aceitam sentar com representantes de times interessados para conversar. Em recente entrevista para a revista France Football, o presidente do PSG, Nasser AL Khelaifif, disse que só quer atletas comprometidos com o projeto da agremiação e que conversaria com os que não estivessem interessados. Apesar de seu estafe negar, o brasileiro já deixou claro ao Paris Saint-Germain que quer sair.

Experiência do pai e estafe – Para encarar essa briga, Neymar conta com o conhecimento de seu pai e de profissionais que trabalham para ele e já venceram batalhas semelhantes. As saídas de Santos e Barcelona também foram na marra e as estratégias montadas pelo “time Neymar” liderado pelo pai deram certo. Mas esse caso é mais duro do que os outros.

André Cury – O agente brasileiro trabalha para o Barcelona, tem bom trânsito no clube espanhol e conhecimento de seus mecanismos. Ao mesmo tempo, é amigo de Neymar pai e seu filho. O trabalho do empresário é importante na busca de um acordo.

Ponto fraco

Inexistência de multa – Seguindo a legislação francesa, não há multa contratual no acordo entre Neymar e o PSG. Assim, ele não tem uma meta para incentivar o Barcelona a atingir. Não é possível para os catalães depositarem um valor fixado anteriormente para levar o jogador, como fizeram os parisienses ao pagarem 222 milhões de euros pelo brasileiro.

Barcelona

Pontos fortes

A vontade de Neymar – Ao dizer em público que a iniciativa do retorno é do jogador, o Barça se coloca numa posição confortável na mesa de negociações. Pelo menos em tese, o clube catalão não é o principal interessado em bater o martelo. Por essa linha de raciocínio, o brasileiro é quem precisa se esforçar e ceder mais.

Contratações recentes – Independentemente do futuro de Neymar, o Barcelona já se reforçou de maneira importante ao trazer Griezmann e De Jong, dois nomes de peso. Ou seja, o brasileiro não ganha status de fundamental na montagem do time para a próxima temporada. Se ele chegar, ótimo, será a cereja no bolo. Caso contrário, a equipe já está mais forte, pelo menos em tese. Nesse cenário, os catalães indicam ao jogador e ao PSG que não precisam fazer loucuras para fechar o negócio.

Moedas de troca – A fartura do elenco do Barça permite que o clube ofereça jogadores interessantes ao PSG para quitar parte do pagamento por Neymar. A imprensa europeia já citou Malcolm, Phillippe Coutinho, Dembélé e Rakitic como possíveis envolvidos na negociação. Ao menos no início, porém, os parisienses sinalizaram que só se interessariam em dinheiro. Fonte ligada a Coutinho ouvida pelo blog disse que até este momento não houve nenhuma movimentação para a saída do jogador da Catalunha.

Ponto fraco

Gastos recentes – Os gastos com Griezmann e De Jong diminuem a capacidade financeira do Barcelona para investir em Neymar. Para piorar, o PSG faz jogo duro. E ainda que consiga uma quantia em grana vive que agrade aos franceses, os espanhóis precisariam se encaixar nas regras de fair-play financeiro.

PSG

Pontos fortes

Inexistência de multa – O PSG pode pedir quanto quiser por seu jogador. Não corre o risco de ver um cheque em seu nome ser apresentado e ser ter que liberar o brasileiro.

Leonardo – O fato de o ex-jogador ter voltado ao cargo dirigente do PSG facilita uma postura dura do clube com Neymar. Ele chegou com poder para acabar com eventuais mordomias de atletas do elenco. Além disso, não demonstra intimidade com Neymar e seu pai, o que facilita um relacionamento profissional. Com o novo cartola fica mais difícil para o astro emplacar seu desejo de sair do time a qualquer custo.

Riqueza – O clube parisiense é controlado pelo fundo de investimentos Qatar Sports Investments, ligado ao governo daquele país. Ou seja, dinheiro não é problema. Não se trata de uma instituição com a corda no pescoço e que precisa se livrar de um jogador caro para engordar seu cofre.

Ponto fraco

A vontade de Neymar – Caso não acerte a venda do brasileiro, o PSG conviverá com a adversidade de ter um jogador insatisfeito no elenco. Há também a questão do ambiente no clube com a presença dele, depois de se tornar pública a vontade do atleta de sair. Existe também o fato de Neymar ter  voltados das férias depois da maioria de seus companheiros. Não é demais lembrar que Neymar não confirmou publicamente seu desejo de sair e que seu estafe trata tudo como especulação da imprensa.

 

Com ‘segunda chance’ para Griezmann, Braça faz torcedor pensar em Neymar

Leia o post original por Perrone

“A vida tem segundas oportunidades”. O tema do vídeo produzido pelo Barcelona para anunciar a contratação de Griezmann faz uma referência ao fato de no ano passado o francês ter recusado uma oferta catalã. Porém, para alguns torcedores do Barça, a frase soou como uma mensagem para Neymar, que também mereceria uma nova chance após trocar o ex-clube pelo PSG.

Mais do que essa associação de ideias, o slogan criado para o ex-jogador do Atlético de Madri gerou nos contas oficiais do clube no Twitter muitos pedidos e manifestações de apoio à eventual volta de Neymar. Mas também houve rejeição. Entre 306 comentários sobre o vídeo com Griezmann lidos por este blogueiro, 40 falavam do brasileiro. Destes, 30 pediam ou de alguma forma apoiavam seu retorno e 10 continham manifestações contrárias à sua contratação. A pesquisa foi feita nos perfis em espanhol e em inglês do Barça no Tiwtter.

“Neymar está tendo uma segunda chance?”, indagou um torcedor na conta em inglês. E uma torcedora emendou: “boa pergunta. Talvez o clube apenas tenha introduzido essa coisa de ‘segunda chance’ para nos preparar para Neymar”. Outro seguidor já havia escrito: “eles basicamente estão dizendo que vão dar uma segunda chance a Neymar agora”.

Nos comentários no perfil em inglês, entre 109 postagens verificadas pelo blog, 17 apoiavam o retorno do brasileiro e apenas três eram contrárias. As outras não citavam Neymar. Na versão em espanhol, o brasileiro, em atrito com o PSG, também levou vantagem. De 197 comentários abaixo do vídeo sobre chegada Griezmann checados pelo blog, 13 exibiam depoimentos a favor da contratação do brasileiro. Sete traziam posições contrárias.

“Deem a ele uma segunda segunda chance”, dizia uma das postagens acompanhada de um vídeo com belo drible de Neymar nos tempos de Barça. “Neymar também merece uma segunda chance”, “vem, Neymar”, e “anunciem Neymar” foram outras das mensagens de apoio à eventual volta do brasileiro.

Entre os que aproveitaram o tema para protestar contra a possibilidade de retorno do jogador da seleção de Tite, um torcedor postou montagem de Neymar com uma garrafa e dinheiro. Outros escreveram frases como “legal, mas mantenham Neymar longe” e “enquanto essa segunda oportunidade não chegar a Neymar, tudo bem”.

Estafe de Neymar repete roteiro de 2017 ao negar desejo de mudança

Leia o post original por Perrone

Negar até o fim, mesmo diante de uma avalanche de evidências em outra direção. Assim agiu o estafe de Neymar em 2017 durante a novela que terminou com sua transferência do Barcelona para o PSG. Agora, os responsáveis por cuidar profissionalmente dele usam discurso semelhante nos bastidores para negar que o brasileiro está fazendo o caminho de volta. Isso apesar de todos os indícios de seu desejo em retornar para a Catalunha.

Enquanto a imprensa mundial noticiava que Neymar estava arrumando as malas para Paris, seu estafe ridicularizava as notícias. Afirmava que ele estava satisfeito no Barça e que não tinha interesse em sair. Outro argumento era de que o Paris Saint-Germain não teria como gastar 222 milhões de euros sem ter problemas com as regras de fair-play financeiro.

O discurso é semelhante agora. O estafe do jogador afirma que ele não tem motivos para deixar o PSG e até que o Barcelona não tem condições financeiras para contratá-lo. Como em 2017, critica os meios de comunicação que noticiam o possível retorno.

Nem a ausência do brasileiro no retorno do time parisiense aos trabalhos foi aceita como evidência de que ele quer deixar Paris. Com tranquilidade, seu estafe afirmou que foi combinado com o clube que ele voltaria apenas dia 15 por ter evento internacional anual em seu instituto e que seu empregador havia sido informado sobre isso. O comunicado do PSG anunciando que o brasileiro faltou e que medidas apropriadas seriam tomadas foi minimizado.

Nem o fato de o ex-jogador Leonardo, dirigente da agremiação francesa, falar abertamente que o Barcelona manteve contatos superficiais por Neymar, fez os responsáveis pela carreira do jogador mudarem seu discurso.

Tudo muito semelhante ao roteiro de quando o jogador rumou da Espanha para Paris. Naquela ocasião, em meio as negativas, de repente, veio a confirmação oficial da transferência. A diferença agora parece ser apenas o fato de não existir uma multa contratual fixada com antecedência para facilitar a saída. A situação é mais complexa e a tendência é que se arraste em meio a desmentidos do pessoal de Neymar.

Nos bastidores, estafe de Neymar nega desejo dele de deixar o PSG

Leia o post original por Perrone

Neymar e seu pai ainda não se manifestaram publicamente sobre a possibilidade de o jogador deixar o PSG para retornar ao Barcelona. Porém, nos bastidores, o estafe do atleta diz não acreditar na saída do astro de Paris. E nega que ele tenha o desejo de sair de seu atual clube.

A negativa contraria o discurso de pessoas próximas ao jogador de que ele quer o retorno em busca de voltar a viver num ambiente no qual se sentia querido, cercado por pessoas nas quais confia, como mostrou e mantém o UOL Esporte.

O argumento do estafe é de que Neymar não tem motivos para estar insatisfeito na França. E que, como não há multa contratual nos acordos entre jogadores e equipes francesas, não adiantaria ele iniciar uma movimentação para bater em retirada. A tese é de que um eventual interessado teria que procurar o PSG antes de mais nada já que não há como pagar uma quantia determinada anteriormente e fazer a contração contra a vontade dos parisienses.

O alto valor que envolveria uma eventual transferência também é citado como fator complicador. O PSG pagou 222 milhões de euros (R$ 967,4 milhões atualmente) por Neymar.

Profissional que presta serviços para o Barcelona também disse ao blog dessa dificuldade. Porém, ao contrário da equipe que trabalha para o atleta, assegura que ele já deixou claro para o time francês que quer sair. E que os dois clubes conversam. No entanto, as duas diretorias negam as tratativas.

O que chama atenção nesse enredo é o fato de Neymar e seu pai, acostumados a se pronunciarem pelas redes sociais, não terem clicado nada até agora sobre o assunto.

 

Por que o Barcelona investiria uma fortuna em Neymar?

Leia o post original por Perrone

Este blogueiro perguntou a um profissional que presta serviços para o Barcelona e que tem bom trânsito na diretoria da agremiação “por que o clube espanhol estaria interessado em investir uma fortuna no brasileiro?” Isso sendo que desde que foi ao PSG ele não fez nada que claramente elevasse seu valor comercial. Citei como exemplo o fracasso em liderar o time em uma inédita conquista da Champions, que não veio, ajudar o Brasil a vencer a Copa da Rússia e suas seguidas contusões. Poderia ter dito ainda de seus problemas pessoais e do fato de não ter sido eleito o melhor do mundo.

A resposta dele, que acompanha de perto a movimentação que pode recolocar o astro do PSG na Catalunha foi rápida: porque o Barcelona avalia não ter um jogador do nível de Neymar na mesma posição. O raciocínio foi concluído com a afirmação de que Neymar é o melhor do mundo em sua posição.

O desejo de Messi e outros ex-companheiros em receber o brasileiro de volta também ajudam o clube espanhol a se interessar pelo negócio. Completa o cenário a informação que o Barcelona tem de que o brasileiro quer se mandar de Paris. Esse fato pode ser considerado como um trunfo catalão. De acordo com a mesma fonte, os clubes conversam, mas o negócio ainda é considerado difícil. Nenhuma das três partes envolvidas, no entanto, afirma terem sido iniciadas tratativas.

O vice-presidente do Barcelona, Jordi Cardoner, declarou na semana passada que o correto é afirmar que Neymar quer voltar, mas que o assunto não estava “em cima da mesa” no clube. O atleta, por sua vez, não fez manifestação oficial sobre o suposto desejo de retorno.

Vale lembrar dois pontos que tornam a negociação mais complexa do que outras do mesmo tamanho. Um é o fato de não existir multa rescisória nos contratos de atletas na França. Ou seja, não é possível pagar uma quantia estipulada previamente para contratar o jogador, independentemente da vontade da diretoria francesa. O PSG investiu 222 milhões de euros (R$ 967,4 milhões atuais) para tirar o brasileiro da Espanha.

Outra questão é uma ação na Justiça na qual Neymar cobra 43 milhões de euros (cerca de R$ 187,38 milhões em valores atuais) de seu ex-time. O valor se refere a uma parcela relativa à renovação de seu contrato em 2016. Quando o jogador foi para o PSG, o Barcelona suspendeu o pagamento sob a alegação de que o atleta só faria jus ao montante se cumprisse o  contrato até o fim.

 

Articulação para tentar salvar uma imagem… vai adiantar?

Leia o post original por Craque Neto 10

Há poucos dias a opinião pública estava detonando Neymar por um suposto caso de estupro. A queda de rendimento no futebol associada a uma série de confusões extra-campo, de certa forma, queimou o filme do principal craque do País com a torcida brasileira. E não é que hoje surge uma notícia de que o Barcelona estaria encaminhando um retorno do atacante ao Barcelona da Espanha? Isso mesmo! Para reviver o auge da carreira dele ao lado de Messi e Suárez. No início achei que era ‘fake news’, afinal o dono do PSG tem dinheiro para comprar o inferno. Mas nesse […]

O post Articulação para tentar salvar uma imagem… vai adiantar? apareceu primeiro em Craque Neto 10.

Leitores do UOL preferem Neymar fora da Copa América

Leia o post original por Perrone

A maioria dos participantes de enquete promovida pelo blog quer Neymar fora da Copa América por ter agredido um torcedor após o PSG perder a Copa da França para o Rennes.

O resultado final da votação por meio do UOL Esporte mostra que 81,85% dos votantes entende que ele não deve ser convocado. Ou seja, apenas 18,15% dos leitores votaram pela convocação. Foram, até a publicação deste post, 80.718 votos para responder à pergunta: “Neymar deve ser deixado fora da Copa América?

A pesquisa também foi feita no perfil do blog no Twitter. De novo, a maioria votou pela não convocação de Neymar por Tite como forma de punição à agressão.

Na rede social, 63% responderam que o astro do PSG não deve ser convocado. Pela convocação, optaram 30%. Nesse caso havia ainda a opção “indiferente”, escolhida por 7%.

No Twitter, foram três dias de enquete com 2.571 votos. Procurado, por meio de sua assessoria de imprensa, o estafe de Neymar disse que não se manifestaria sobre o assunto.

Abaixo, alguns comentários de participantes da enquete feitos pelo Twitter.

“Se ele achar que nunca vai ser punido porque é o melhor, nunca vai refletir sobre o que está fazendo errado”, Alex Macedo.

“Minimamente, deveria perder a faixa de capitão”, Dan Stur.

“Pergunto: ele deve ser punido pelo técnico da seleção ou pela Liga em que joga e cometeu o erro”, Daniel P. Telles.

“Se o Brasil quer ganhar, Neymar tem que jogar a Copa América. Falem o que quiser, mas ele é o melhor jogador que o Brasil tem”, Gabriel Leandro.

“Questão de coerência. Quem lembra do caso Douglas Costa? Deve ser aplicado o mesmo. Se não fizer, será uma vergonha!”, Fábio Gomes.

 

Vote: Neymar deve ser deixado de fora da Copa América?

Leia o post original por Perrone

Em seu perfil no Twitter, o blog faz enquete sobre se Neymar deve ser convocado por Tite para disputar a Copa América pela seleção brasileira após agredir um torcedor.  A hipotética não convocação, como eventual punição aplicada por Tite, tem sido discutida pela imprensa e nas redes sociais. Você pode votar acessando a conta do blog: https://twitter.com/BlogdoPerrone.

Até as 14h47 desta terça (30), 53% dos votantes não queriam Neymar convocado. A favor da convocação estavam 36%. Dos participantes, 11% disseram ser indiferentes. Até então, foram contabilizados 880 votos.

A votação começou nesta terça de manhã e vai durar três dias. O resultado final será publicado aqui, juntamente com alguns dos comentários dos votantes.

Neymar se enterra em um mar de arrogância e prepotência

Leia o post original por Craque Neto

No sábado recebi pelo celular o vídeo onde mostrava o Neymar dando um soco em um torcedor na arquibancada do Stade de France. A agressão por si só não se justifica, mas achei que era uma atitude intempestiva de um jogador que acabava de perder um campeonato na decisão por pênaltis (e isso depois de estar vencendo por 2 a 0, hein?). Mas que nada! Segundo consta o conflito ocorreu mais de uma hora depois da partida ser encerrada. Ou seja, não teve cabeça quente. Houve sim destempero total! Vou falar por experiencia própria. Não dá pra me comparar com […]

O post Neymar se enterra em um mar de arrogância e prepotência apareceu primeiro em Craque Neto 10.