Arquivo da categoria: VAR

Opinião: Palmeiras x Ceará prova necessidade de mais transparência do VAR

Leia o post original por Perrone

Ao VAR não basta ser honesto, é preciso parecer honesto. A prova disso é o gol do Ceará anulado no segundo tempo contra o Palmeiras, que venceu por 1 a 0 neste sábado (2), pelo Brasileirão.

O lance em que foi anotado impedimento é extremamente difícil. A imagem disponível durante a transmissão deixa dúvidas. Daí vem a decisão do VAR e suas linhas computadorizadas. Você pensa: “bem, se a tecnologia está dizendo que houve impedimento deve ter havido”.

Ou seja, o recurso digital não foi capaz de esclarecer definitivamente o lance. Voltamos ao ponto zero. Dúvidas e polêmicas prevalecem, como acontecia nostempos de arbitragem a olho nu.

A culpa disso é a falta de transparência. Passou da hora de toda a comunicação entre a equipe do VAR e o árbitro de campo ser disponibilizada no estádio e na transmissão da TV.

O juiz também precisa anunciar oficialmente ao público por meio de um microfone o que está marcando ou anulando, como acontece em outros esportes. Isso mesmo nos lances sem utilização do VAR.

Se quer salvar a reputação do olho eletrônico no Brasileirão, a CBF precisa caminhar na direção da transparência.

Caso contrário continuaremos como antes, alimentando incertezas, revoltas e teorias da conspiração.

A diferença é que agora com uma perturbadora demora em cada lance checado pelo árbitro de vídeo.

Fim da injustiça ou começo da bagunça???

Leia o post original por Craque Neto 10

Não dá pra negar que o grande destaque dessa rodada do Campeonato Brasileiro foi o árbitro de vídeo. Aliás, o tal de ‘VAR’ vem decidindo boa parte das partidas por aqui. Obviamente que muitas vezes a justiça é feita, principalmente em lances de impedimento. Mas em jogadas interpretativas, sobretudo na marcação de pênaltis, deveria ser levada em consideração a sensação do árbitro do momento. Vejam os casos de dois jogos desta quarta (16). O primeiro foi na vitória do Flamengo pra cima do Fortaleza. Foi pênalti para o Flamengo? A bola realmente bateu na mão do jogador do time cearense? […]

O post Fim da injustiça ou começo da bagunça??? apareceu primeiro em Craque Neto 10.

Avaí pede áudio do VAR para tentar impugnar jogo com CSA

Leia o post original por Perrone

O Avaí enviou ofício para a Federação Catarinense de Futebol pedir à CBF áudio da comunicação da equipe de arbitragem no momento em que o VAR analisou lance que resultou na marcação de pênalti para o CSA e que foi convertido em jogo do último domingo (6), em Alagoas, num duelo entre times ameaçados pelo rebaixamento no Brasileirão. Antes da cobrança o confronto estava empatado em um gol. Os alagoanos venceram por 3 a 1.

No pedido, o departamento jurídico do Avaí diz que ouvir as conversas será de “extrema importância para o requerimento da impugnação da partida, já que no vídeo da partida entre Palmeiras x Atlético-MG houve um caso bem mais claro de marcação de pênalti, para não dizer absurdo, e nem houve a consulta do VAR”.

O time de Santa Catarina diz que não houve pênalti no lance em que Ricardo Bueno, do CSA cai na área após receber toque nas costas. O árbitro Anderson Daronco marcou a infração depois de consultar o VAR. No jogo citado como exemplo para justificar a medida, o Atlético-MG entende que houve pênalti de Felipe Melo em Igor Rabello. A partida, também realizada neste domingo, em São Paulo, terminou empatada em um gol. O comunicado do Avaí não detalha qual será a argumentação para o pedido de impugnação, que deve ser feito nesta terça (8).

‘VAR’ brilhou no clássico da Libertadores!

Leia o post original por Craque Neto 10

Que jogão, hein? Grêmio e Flamengo abriram a semifinal brasileira da Libertadores. E além dos dos elencos, que são ótimos tecnicamente, quem mais brilhou pra mim nessa partida foi o VAR. Pelo amor de Deus! Graças ao auxílio do árbitro de vídeo, o argentino Nestor Pitana anulou corretamente três gols dos cariocas. No primeiro claramente o Gabriel empurrou o Kannemann. Até meu filho de dois anos viu! Logo depois o Gabriel fez um gol que a câmera mostrou o impedimento claro. Na etapa final ele de novo, o Gabigol, fez novo gol irregular. Três jogadas irregulares! Mas o que mais […]

O post 'VAR' brilhou no clássico da Libertadores! apareceu primeiro em Craque Neto 10.

O ‘VAR’ é do Flamengo e ponto final!

Leia o post original por Craque Neto 10

Nesta segunda-feira (30) apresentei o ‘Os Donos da Bola’ da Band e a equipe do programa veio com uma lista de lances que beneficiaram o Flamengo no Brasileirão que fiquei completamente impressionado negativamente. Pelo amor de Deus! E olha que vieram com o papo furado de que esse tal árbitro de vídeo seria a salvação da honestidade do futebol brasileiro, hein? Que papo furado! Eu não tô nem aí se a torcida rubro-negra vai ficar brava comigo ou não, mas a verdade tem que ser dita: o VAR pelo visto é do Flamengo, ué! Aliás, vamos ser sinceros, foi justamente […]

O post O 'VAR' é do Flamengo e ponto final! apareceu primeiro em Craque Neto 10.

Pra fazer nas coxas é melhor não ter, viu?

Leia o post original por Craque Neto 10

Um evento nesta segunda-feira promovido pela Confederação Brasileira de Futebol anunciou com grande sucesso o árbitro de vídeo implantado nessa edição do Brasileirão. O ex-árbitro Leonardo Gaciba, hoje chefe do apito na CBF, divagou sobre os números do VAR, afirmando ter tido quase 90% de acerto nas 764 checagens feitas até a décima quarta rodada. Disse ainda ter tido 69 mudanças de decisões nas 139 partidas, sendo por exemplo 20 pênaltis marcados após a revisão das imagens. Posso falar? E daí? É claro que olhando as imagens a justiça é feita em muitas oportunidades. Inclusive essa é a razão dele […]

O post Pra fazer nas coxas é melhor não ter, viu? apareceu primeiro em Craque Neto 10.