Arquivo da categoria: Veranópolis

Finalistas

Leia o post original por Pedro Ernesto

O Inter foi muito melhor do que o Veranópolis no primeiro tempo. Ganhou de 1 a 0 e poderia ter feito mais um ou dois gols com naturalidade. Na segunda etapa, baixou o ritmo mas não correu risco porque o Vec não conseguiu atacar e ainda ficou com nove homens. Uma vitória tranquila, sem sobressaltos, o que já era esperado pela diferença dos dois times.

Já no sábado, não era esperada a vitória do Juventude. Mas o Grêmio teima em desmentir todos aqueles que pensam futebol. Quando a gente imagina que virá a vitória, ela não vem, como aconteceu no Jaconi e já tinha acontecido muitas vezes. O Ju é um time barato – sua folha é de R$ 230 mil -, tem a maioria de jovens e um treinador que sabe colocar seu time em campo. Encarou o Grêmio e ganhou nos pênaltis fazendo a grande festa da sua torcida. Agora tem o Inter pela frente.

Derrotados

Do Veranópolis pouco se poderia esperar. É um time de verão – está fechando antes de abril terminar suas portas – e não tem estatura para encarar o Inter fora de seu pequeno estádio.

Mas o Grêmio, de um treinador consagrado e dos grandes investimentos feitos pela sua direção, deixa sua torcida irritada e indignada. Vanderlei Luxemburgo pouco explica nas suas entrevistas e só lembra que tudo é normal no futebol. Ele tem razão quando lembra que um time se faz com tempo, com repetição de jogos. No entanto, é bom lembrar que maio já está começando.

Quarta-feira

É feriado, dia 1º de maio, o Dia do Trabalhador. Grêmio e Inter têm jogos importantes. O Tricolor recebe aquele que foi o segundo melhor time da Libertadores na primeira fase, o Santa Fe, da Colômbia. Espera-se que jogue mais. O primeiro grande castigo foi ficar fora do Gauchão. Não pode fracassar novamente.

O Inter vai a Recife jogar contra o Santa Cruz, que é um grande clube, que tem grande torcida, mesmo que não tenha o mesmo time do Colorado. Mas não é nenhuma barbada.

Você sabia?

* Que a direção colorada pode estar levando o jogo final contra o Juventude para a Arena Alviazul, do Lajeadense?

* Que o vestiário colorado entende que seria dar luz ao Juventude jogando na sua cidade?

* Que a Arena vai lotar na quarta, mas o torcedor espera muito mais do time do Grêmio?

* Que três componentes do conselho de administração do Grêmio pedem ao presidente Fábio Koff a saída de Vanderlei Luxemburgo do Grêmio?

Caxias do Sul

Leia o post original por Pedro Ernesto

Sábado, no Alfredo Jaconi, e domingo, no Centenário, dois jogos que marcam as semifinais da Taça Farroupilha identificam a ideia de que Caxias do Sul é a capital do futebol gaúcho neste fim de semana. Esperam-se estádios repletos, grande movimentação das torcidas, restaurantes lotados a saborear as massas e os galetos que só os caxienses sabem fazer.

O Grêmio pega o invicto Juventude, há 46 jogos sem perder na sua casa. O Inter pega o único time que ganhou do seu time titular este ano, o Veranópolis. Portanto, não se deve esperar facilidades para a dupla Gre-Nal. Será uma festa em Caxias do Sul. Imagino que o prefeito Alceu Barbosa Velho deve estar muito feliz por ver a cidade que administra viver momento esportivo tão significativo


Zagueiros

Werley e Cris, os zagueiros titulares, estão lesionados. Douglas Grolli e Bressan serão os donos da área do Grêmio.

De Werley, os torcedores sentirão falta. É um grande zagueiro, além de goleador. Não se pode dizer o mesmo de Cris, que vem jogando mal e está desacreditado pelo torcedor. Os jovens substitutos deverão ter muito trabalho. Em casa, o Juventude deve atacar bastante. Uma prova de fogo para Grolli e Bressan.


Titulares

Dunga terá todo os titulares à disposição. Deve repetir o time de domingo passado, quando venceu o Lajeadense. A vantagem é que joga no seu estádio – pelo menos, neste ano.

Diferente do jogo da fase classificatória, quando o Veranópolis estava em seus domínios e venceu. Claro favoritismo do Inter. Mas sempre com cuidado. Julinho Camargo armou um bom time, que se recuperou de primeiro turno horroroso e está nas semifinais da Taça Farroupilha.

 

Você sabia?

– Que surge ameaça muito preocupante para o Grêmio?

– Que o Tribunal de Disciplina da Conmebol deve se reunir antes do jogo de quarta-feira, contra o Santa Fe, para analisar a briga no Chile?

– Que o Grêmio tem até segunda-feira para apresentar a defesa do técnico Vanderlei Luxemburgo e do zagueiro Douglas Grolli?

– Que Luxemburgo viajou para Caxias do Sul muito gripado?

– Que Ronaldinho prepara lançamento de linha de vestuário com o Atlético-MG?

Vitória

Leia o post original por Pedro Ernesto

Foi apenas uma vitória, sem brilho e sem empolgação. O time do Grêmio jogando no Olímpico, onde muita gente acha que o Grêmio não deveria ter saído, jogou muito mal. O campo era bom, mas o futebol tricolor continuou medíocre. Parece que o time não joga em gramado ruim e em gramado perfeito.

Não é o gramado, não é a Arena. Quero ser simples para explicar: o time do Grêmio começou o ano e jogou contra a LDU com muitas precariedades. Correu grande risco de ser eliminado naquela fase. Contratou jogadores importantes, festejadíssimos, deve ter gasto fortunas, mas encheu o torcedor de expectativas. Fomos todos para a Arena na noite da quinta-feira imaginando uma goleada. Foi uma derrota frustrante. Ontem, mesmo com vitória, a atuação foi muito fraca.


Reforços

Os reforços trazidos pelo Grêmio chegaram muito em cima das competições. Luxemburgo exagerou quando retirou Fernando, que estava no único setor que tinha completa aprovação de todos.

O time não fez pré-temporada, jogou somente cinco partidas até agora, jogadores como Cris, completamente fora de forma, sem reflexo, e muitos estreantes. Um time assim corre muitos riscos, até de perder em casa como foi na quinta-feira. Melhor será botar a culpa no gramado da Arena? Não. O Grêmio está sendo vitimado pelo calendário.


Empate

Um jogo sonolento entre Inter e Cruzeiro. Sem D’Alessandro e sem Diego Forlán, faltou velocidade e movimentação ao time colorado. Parecia uma máquina pesada, com dificuldade de entrar no campo adversário.

Elton está muito abaixo dos volantes titulares. Este não é o caso de Josimar, um jogador que mostra algumas qualidades importantes. Eles serão os volantes do Gre-Nal já que Willians e Ygor continuam no Departamento Médico.


Você sabia?

– Que o Inter só vai para Caxias no sábado e não deve treinar no Estádio Centenário?

– Que um empate no Engenhão, contra o Fluminense, pode ser um bom resultado para o Grêmio?

– Que o Grêmio deve jogar o Gre-Nal com titulares?

– Que a torcida Geral agora leva faixas contra a OAS, talvez porque não tenham conseguido ingressos gratuitos na Arena?